a importância da comunicação

A importância da comunicação no crescimento do seu negócio

A comunicação faz parte da natureza humana e desde os primórdios nos comunicávamos com outros primatas, mesmo que através de grunhidos. A comunicação não acontecia como acontece hoje em dia, mas foi se aprimorando ao longo do tempo até chegar a que temos hoje. Atualmente nos comunicamos por meio verbal e não verbal.Exatamente por isso devemos entender a importância da comunicação.

No dia a dia é comum ter ruídos na comunicação que causam problemas de relacionamento. No ambiente de trabalho isso é mais comum ainda, pois imagine uma sala com várias pessoas com perfis diferentes e que não se conhecem, juntas.

Provavelmente, terá alguém com mais ou menos paciência que no calor do momento pode gerar uma intriga interna.

Saber se comunicar é crucial para criarmos laços em nossas relações, entender outras pessoas e nos fazer entender.

a importância da comunicação

A importância da comunicação vai além da fala

Quando estamos nos comunicando com familiares ou amigos, geralmente a comunicação é mais fácil, pois já temos um vínculo criado. Mas, em alguns momentos, mesmo que haja uma conexão afetiva entre duas pessoas, os conflitos acontecem. No meio empresarial isso acontece com uma frequência muito maior, principalmente quando há alguma crise interna.

Para solucionar isso, só há uma alternativa: escutar. A comunicação acontece quando há uma interação entre duas ou mais pessoas, em que se comunicam, ouvem e entendem o que foi dito. Para isso acontecer é necessário que as pessoas estejam dispostas a ouvir o outro lado. Contudo, quem está comunicando precisa saber como fazer uma comunicação assertiva. Portanto, não adianta nada falar, mas ser extremamente agressivo na fala.

Não se comunicar não é a solução

Imagine a seguinte situação:

Você faz parte de uma equipe de trabalho e nela existem algumas pessoas que são completamente diferentes. Você não foi com a cara de algumas pessoas e elas também não foram com a sua e por isso não se comunicam. Isso afeta a equipe como um todo e, portanto, manter um relacionamento profissional é necessário. A falta de conversa impossibilita entender o que passa com cada um e a equipe como um todo, podendo fazer com que a empresa decaia no desempenho. Viu a importância da comunicação dentro de empresas para um bom funcionamento das equipes e da empresa?

Leia também: Como aumentar a motivação de sua equipe?

Então, como se comunicar?

Formas de uma boa comunicação

Comunicar-se não é só falar por falar, há formas de fazê-la que faz diferença na comunicação como um todo.

  • Fale de forma objetiva e simples, dessa forma  é possível passar a informação exata que você quer ou precisa;
  • Fique atento a forma como as pessoas que estão te ouvindo comunicam-se não verbalmente;
  • Ao falar tente se colocar no lugar de quem está ouvindo, pois assim você irá entender o que falar e, principalmente, como falar.

Comunicação faz parte de nós, seres humanos, e compreendê-la é essencial para nossos relacionamentos interpessoais.

 

Para que a comunicação seja feita de forma assertiva é necessário ter a empatia como foco, dessa forma conseguimos entender o outro e manter uma linha de conversa sem agressão. Para que seu negócio tenha um bom desenvolvimento é imprescindível que a comunicação seja feita do início ao fim.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias