motivação

Como aumentar a motivação de sua equipe?

Motivação é um tema que tem feito parte da pauta de reuniões de muitas empresas. Isso porque funcionários motivados produzem mais, enquanto que em uma equipe em que isso não acontece o serviço parece não render. Muitas vezes o ambiente de trabalho por si só se torna pesado e é notável que as pessoas não querem ou não têm vontade de estar ali.

A verdade é que muito se fala sobre motivação, mas os gestores muitas vezes não sabem como motivar seus colaboradores. Acreditam que a recompensa financeira é o único que eles buscam e ao final conseguem um aumento de produtividade momentâneo ou nem observam mudanças representativas no desempenho de seus funcionários.

Cada pessoa possui motivações diferentes e tem desejos também diferentes dentro da empresa. O que significa dizer que o que você oferece para cada um precisa ser diferenciado. Se para João a recompensa financeira é algo que o motiva, para Daniel o reconhecimento pode deixá-lo muito mais disposto no ambiente de trabalho.

Antes de mostrar como você pode motivar sua equipe vamos entender o que é motivação:

motivação

O que é motivação?

A motivação basicamente significa um movimento para ação. Aquilo que leva alguém a fazer algo porque realmente quer, se sente disposto e feliz com isso e não simplesmente por obrigação ou medo de punição.

Também pode ser definida, dentro do ambiente empresarial, como a disposição de um funcionário em exercer um nível de esforço elevado e contínuo com o objetivo de atingir as metas da empresa.

Agora que você já sabe o que é motivação, vamos ver o que você pode fazer para motivar sua equipe:

9 dicas para aumentar a motivação da sua equipe

1 – Seja um líder presente e apoie sua equipe

Uma equipe que quase nunca vê seu líder ou que percebe que ele não está muito interessado no que acontece dificilmente estará motivada.

Como líder é preciso estar sempre presente, mostrar que você está trabalhando junto a seus colaboradores e não contra eles. Então apoie-os no que for preciso e se preocupe com o que acontece em seu dia a dia.

Você não deve apenas cobrar como também direcionar para que os resultados sejam atingidos!

2 – Proporcione um ambiente de trabalho saudável

Você consegue se sentir à vontade em um local sujo ou que lhe cause uma sensação ruim? Saiba que seus funcionários também pensam dessa maneira. E sim, o ambiente de trabalho pode ajudar a deixá-los mais motivados.

Invista em um espaço limpo, em cores que os deixem animados e também no conforto. Antes de cobrar produtividade e ânimo é preciso atender também necessidades básicas e simples como essas!

3 – Forneça feedbacks

Os feedbacks também podem ajudar a aumentar a motivação de sua equipe. Sempre que possível dê um retorno sobre um projeto ou trabalho realizado pela sua equipe.

Tenha em mente que o feedback não serve – e nem deve – apenas para quando é preciso dar broncas e cobrar algo de seus colaboradores. É possível sim utilizar o feedback negativo, mas o ideal é sempre trabalhar algo positivo em conjunto.

Elogie para em seguida partir para o que precisa ser mudado. Pontue algo que foi certeiro para a equipe e então coloque o feedback negativo. O principal é que você mostre que está atento ao que seus funcionários estão produzindo e quer ajudá-los a melhorar ainda mais.

4 – Estabeleça metas realistas

Como líder você precisará constantemente estabelecer metas a sua equipe para que seja possível atingir um objetivo maior da empresa como um todo. Ainda assim, todo cuidado é pouco. As metas impostas devem ser realistas e não algo inatingível ou que está ali sem uma real razão.

Estude prazos que se encaixem corretamente para atingir essas metas e então repasse a seus colaboradores. Inclusive, você pode pedir a eles uma opinião sobre quanto tempo acreditam que levarão para concluir as metas.

5 – Estimule a participação dos colaboradores

Não insista naquela antiga visão chefe e funcionário. Pense que você e seus colaboradores trabalham em conjunto e querem chegar – também juntos – a um mesmo lugar. Isso significa que não há nada errado em pedir a opinião de sua equipe e estimular que todos participem.

Ouça ideias e sugestões e convoque reuniões com o objetivo de realizar um brainstorming (troca de ideias) quando surge uma nova meta a ser cumprida.

6 – Ofereça benefícios

Primeiramente entenda que benefícios não precisam ser necessariamente em dinheiro, como um aumento salarial. Você pode fazer parcerias com empresas – muitas vezes seus próprios clientes e oferecer vale-descontos ou vale-brindes.

Seus funcionários passam muitas horas sentados ou lidam com situações estressantes? Que tal contar com um serviço de massagem gratuito uma vez por mês?

Assim o colaborador sabe que a empresa se preocupa não apenas com ganhar dinheiro, mas também com seu bem-estar e saúde.

7 – Proponha desafios e dê recompensas

O estímulo a competição saudável também é um ótimo motivador dentro do ambiente de trabalho. Ao estabelecer as metas – não se esqueça do tópico 4, elas devem ser realistas – mostre também quais serão as recompensas para quem conseguir atingi-las na semana ou no mês.

As recompensas podem ir desde algo mais simples até algo de maior valor. Celulares, computadores novos e até mesmo viagens são exemplos de recompensas que podem ser oferecidas.

Só não se esqueça de estar sempre por perto de sua equipe, para não deixar que se torne uma competição negativa. É preciso que todos ainda assim trabalhem em conjunto.

8 – Celebre as vitórias

Quando sua equipe atingir alguma meta, mais do que parabenizá-los celebre esse momento. Mostre o quanto foi importante que todos trabalhassem juntos e se dedicassem. O quanto valeu seus esforços.

Proponha um happy hour, um almoço em equipe ou até mesmo faça uma festinha no escritório. O importante é que os colaboradores tenham esse momento em que podem comemorar seu sucesso.

9 – Invista em treinamentos

Os treinamentos também são importantes para manter uma equipe motivada. É uma forma de mostrar que você se preocupa com sua equipe e deseja que todos estejam sempre se aprimorando.

Só tome cuidado para não desenvolver algo chato e cansativo. O treinamento precisa ter um objetivo e deve envolver a todos do setor. Uma dica é aproveitar as técnicas de gamificação para deixar esse momento mais divertido e criar engajamento entre todos os envolvidos.

Conclusão

Manter funcionários motivados deve ser uma prioridade para todo líder de equipe. A motivação é essencial para garantir que o colaborador se sinta parte de algo e perceba que seu trabalho resulta em benefícios não apenas para a empresa como também para ele mesmo.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias