14 de março de 2018
A tecnologia está presente em todas as áreas da sociedade. Na educação não poderia ser diferente. O ambiente de aprendizagem online ganha cada vez mais espaço dentro das instituições de ensino, empresas e até mesmo entre autodidatas que desejam aprender sem precisar sair de casa.
Pessoas que antes não tinham acesso a certas modalidades de cursos, com o auxílio da internet, já passaram a ter. Além de diminuir as barreiras físicas e geográficas, a aprendizagem online também permite uma maior autonomia aos alunos, que fazem seus próprios horários.
E essa é uma das tendências na educação: conteúdo acessível em um sistema autônomo com acesso 24h e independência para o aluno criar sua própria rotina de estudo. Mesmo com toda essa liberdade, os estudantes passam por avaliações ou mesmo precisam cumprir cargas horárias dentro das plataformas.
Vale lembrar que independentemente do curso, aqueles que desejam estudar via ensino à distância (EAD), devem contar com respaldo, mediação e ter consciência das suas atividades e responsabilidades. Além disso, nesse formato de ensino o ideal é contar com um bom ambiente de aprendizagem online.
Com a evolução do EAD, os ambientes de aprendizagem online se tornarão cada vez mais comuns e os métodos irão se aprimorar para aprimorar e criar novas formas de aprender.
O que você vai ler nesse artigo?
O que são ambientes virtuais de aprendizagem?
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), é um software/sistema que auxilia no desenvolvimento e distribuição de conteúdo para cursos online e/ou semipresenciais. É uma ferramenta que enriquece o processo de ensino à distância (EAD). Isso porque oferece um ambiente inovador para que o aluno tenha acesso a matérias e disciplinas, conforme o seu avanço nas aulas.
É por meio do AVA que se acompanha o processo de aprendizagem do aluno. Também é por ali que é possível avaliar a melhoria de performance e medir o seu progresso. Dessa forma, descobre-se a eficácia do processo e suas possíveis falhas.
Uma grande vantagem de investir no AVA é que ele permite a utilização de vários formatos de materiais de ensino. Algumas das possibilidades dentro de um ambiente de aprendizagem online são:
- Diferentes mídias: áudio, vídeo e texto;
- Interação entre alunos e professores;
- Disponibilização de conteúdo extra para estudo.
Por isso, na hora de optar por um ambiente de aprendizagem online, é importante escolher um curso com um AVA robusto e com as funcionalidades básicas. Assim é mais garantido que o curso será bem aproveitado pelos alunos e o conhecimento será absorvido como deve.
Leia também: Ferramentas para EAD: quais são e como aplicá-las.
Tipos de ambientes virtuais de aprendizagem
Utilizando das ferramentas e plataformas disponíveis para investir nas tendências na educação, existem três tipos de ambientes virtuais de aprendizagem com seus respectivos métodos de ensino que se destacam. São eles:
Autoaprendizagem
Nesse método, o aluno é o responsável por controlar a sua dedicação e tempo para o curso. Não há a necessidade de cumprir horários pré-estabelecidos, porém, ao final é exigido que realize um teste/exercícios que comprovem o seu aprendizado efetivo.
Para valer a pena, esse método necessita de um bom material de apoio e, principalmente, vontade do aluno. Aqui, tudo é feito de forma online.
Aprendizagem guiada
Nesse método, o aluno também é autônomo. Ele pode selecionar os conteúdos que considera interessante e administra o seu tempo.
A principal diferença desse método para o anterior é que esse exige que o material disponibilizado via online também seja estudado fora do AVA. Ou seja: é preciso imprimir certos materiais. Assim, há uma mescla do ambiente de aprendizagem online com o físico.
Aprendizagem aberta
Nesse método é feito o estudo de mais de uma temática ao mesmo tempo. Ou seja: é um conteúdo interdisciplinar. Essa é uma grande vantagem do ambiente de aprendizagem online, afinal, permite a flexibilidade do conteúdo. Aqui, o aluno também é quem determina o seu tempo de estudo.
Sua principal diferença para os métodos anteriores é devido a forma de avaliação, que muda frequentemente. Há alternâncias entre questionários abertos e fechados e, de vez em quando, é preciso também fazer redações sobre os temas ensinados.
O aluno é o grande responsável pelo seu aprendizado
Independentemente da ferramenta e método de ensino escolhidos, o grande responsável pelo bom aprendizado é o próprio aluno. Cabe à empresa/instituição oferecer bons materiais de apoio e um ambiente de aprendizagem online que suporte as aulas.
A partir disso, cabe ao aluno programar o seu tempo e utilizá-lo para fazer leituras, exercícios e refletir sobre o que aprendeu em cada módulo.
Já fez algum curso de ensino à distância (EAD)? O que achou desse formato que é uma tendência na educação? Compartilhe sua opinião nos comentários!
[wen_cta id=”3925″]
Criar um ambiente virtual de aprendizagem é muito mais fácil que você imagina. Ainda mais se você contar com o suporte de uma plataforma pronta para ser usada.
Conheça as funcionalidades da Eadbox! Você pode criar cursos online e webinars, ter seu portal e controlar sua marca. Além de ter acesso a um banco de dados dos seus alunos, relatórios e muito mais em um único lugar. Assista a uma demonstração gratuita!
Categorias