como dar aula na internet

Aprenda como dar aula na internet: tudo o que você precisa saber!5 min read

Você sabe como dar aula na internet? Se você possui bastante domínio sobre um assunto e deseja compartilhá-lo, talvez essa seja uma ótima opção para você monetizar o seu conhecimento e educar pessoas interessadas sobre o assunto.

Dar aulas online pode ser uma ótima opção para conseguir um dinheirinho extra, se tornar mais conhecido no mercado e desenvolver novas habilidades como educador. Porém, para se destacar no mercado atual, é essencial saber como ser um professor online. Nesse cenário, utilizar ferramentas tecnológicas, criar um conteúdo relevante e criativo e oferecer boa assistência ao aluno podem ser grandes diferenciais para a sua carreira.

Assim sendo, se você deseja saber como dar aula na internet e ter sucesso nessa empreitada, confira nossas dicas!

Veja também: O papel do professor na educação a distância: entenda qual é

como dar aula na internet

Como dar aula na internet?

Seja em uma sala de aula virtual ou presencial, o professor possui o mesmo papel essencial para o aprendizado. Assim sendo, para dar aulas online, é preciso que o tutor tenha essa noção e, mais do que isso, inspire seus alunos a aprenderem. Dessa maneira, se você deseja saber como dar aula na internet confira nossas dicas para acertar em cheio e conquistar seus alunos:

1. Conheça seu público

De nada adianta o professor ser excelente e produzir um material de qualidade se não conhece o seu público. Assim sendo, é essencial saber quem são os seus alunos. Mais do que isso, é preciso entender o perfil, as necessidades e desejos dos seus alunos virtuais. Dessa forma você poderá produzir um conteúdo de qualidade, que realmente impacta de maneira positiva e pegue nos pontos de interesse dos seus estudantes.

Se você já é professor e conhece o seu público, está na frente. Porém, ainda assim, não só pode – como deve – utilizar a tecnologia a seu favor para conhecer de maneira mais profunda quem assiste suas aulas.

Um bom exemplo de canal restrito para desenvolver bons temas são os grupos de Facebook. Eles podem servir para você observar o comportamento dos participantes e, além disso, você pode fazer pesquisas/enquetes para entender mais sobre o interesse dos usuários em relação a cada assunto. Assim, poderá tratar sobre um tema de maneira assertiva e eficiente.

2. Defina e estruture o seu conteúdo

Agora que você já sabe qual é o perfil do seu aluno, é hora de definir e estruturar o conteúdo do seu curso online. Pense que um ambiente online é diferente do presencial – e isso oferece inúmeras opções positivas para você preparar as suas aulas.

Invista sem medo em materiais de diversos formatos. Afinal, cada aluno absorve melhor o conteúdo de uma maneira. Assim, produza materiais coesos, relevantes, coerentes e leves. Explore as possibilidades de videoaulas, infográficos, podcasts, sugestões extras de leituras, webinários, entre outros. Pense em formas de prender a atenção do aluno para que ele queira sempre acessar e consumir o seu material.

Ainda, para saber como dar aula na internet, é importante definir se o seu curso será separado em módulos – e, a partir de então, estruturar cada uma dessas aulas.

– Veja também: 4 dicas para produzir aulas mais atrativas em seus cursos online

3. Interaja com os alunos

O que diferencia uma aula boa de uma aula ruim, além do conteúdo, é a forma com a qual o professor cadencia esse aprendizado. Assim sendo, se você deseja saber como dar aula na internet é importante que ofereça esse diferencial. Ou seja: assuma o papel de ser o tutor online que todo aluno admira. Para isso, existem algumas ações que podem transmitir essa preocupação com a qualidade de ensino, são elas:

  • Estar à disposição do aluno para tirar dúvidas e sugerir leituras extras;
  • Oferecer material de qualidade e atualizado. Essa ação demonstra que o professor realmente dedicou seu tempo e teve a preocupação em apresentar um conteúdo relevante aos seus alunos;
  • Incentivar e estimular o diálogo entre os alunos;
  • Propor atividades diferentes e criativas para engajar os estudantes;
  • Inspirar pelo exemplo.

Outra forma de estar mais próximo aos seus alunos e compreender o comportamento deles é: se fazer presente online. Tenha um blog que permita os comentários e interações dos alunos, perfis atualizados em redes sociais. Busque utilizar esses canais para aumentar sua autoridade e credibilidade online. Utilize-os para compartilhar demais materiais relevantes, que possam complementar aquilo que você ensinou na sua sala de aula online.

– Confira: Aprendizagem virtual, entenda como é o aprendizado no EAD

4. Trabalhe sua oratória e postura

Um bom professor precisa saber como se portar em frente a uma classe. Porém, nesse caso: ele precisa saber como se portar em frente a uma câmera. Assim sendo, é essencial treinar a oratória, tom de voz, postura e o conhecimento sobre o assunto que será ensinado.

É essencial transmitir autoridade e segurança na fala e no material apresentado.

Por mais que a aula seja via internet, é importante criar empatia e proximidade com os seus alunos. Assim sendo, utilize a linguagem adequada e treine o suficiente para sentir-se confortável em falar em frente às câmeras. Para isso, você pode gravar e assistir suas próprias aulas e treinar em frente ao espelho, por exemplo.

5. Divulgue seu trabalho

Seu trabalho só será conhecido se você divulgá-lo, certo? Assim sendo, esse também é um ponto importante para ter sucesso no mercado de cursos online. As redes sociais, citadas anteriormente como forma de relacionamento com os seus alunos, também deve ser usadas como meio de divulgação.

 

Além disso, é possível investir em anúncios, ações de e-mail marketing, fazer parcerias relevantes, entre outros. A divulgação do seu curso é o que concretizará o seu sucesso como professor online. Assim sendo, planeje essa ação com cuidado e desenvolva uma estratégia eficiente.

– Complemente a leitura com: Como divulgar cursos online nas mídias sociais

Agora você já sabe como dar aula na internet!

Com essas dicas você está mais preparado para oferecer um conteúdo de qualidade e saber como dar aulas online. E então, está pronto para enfrentar essa jornada? Ainda sente que precisa de mais orientações para desenvolver uma boa estratégia de ensino? Deixe seu comentário!

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias