como-produzir-curso-online

Passo a passo: como produzir curso online5 min read

Investir em educação a distância (EAD) e aprender como produzir curso online é algo que anda despertando cada vez mais a atenção dos empreendedores ao redor do mundo. Isso porque o cenário atual permite e incentiva iniciativas como essa.

Afinal, a busca por cursos online cresce cada vez mais no Brasil. Segundo dados do  Ministério da Educação (MEC), o ensino a distância atingiu um aumento de 18,6%.

E se você já está de olho nesse mercado e deseja investir, mas ainda não sabe como produzir curso online, esse artigo foi feito para você!

Leia também: 6 vantagens do EAD no Brasil para expandir seu negócio.

investir-curso-online

O que é um curso online?

Antes de saber como produzir curso online é necessário estar por dentro de tudo o que permeia seu futuro investimento. Sendo assim, a primeira coisa que você deve entender é o que ele realmente significa.

Um curso online, como o nome sugere, é um curso oferecido sem a necessidade da presença dos envolvidos no mesmo espaço físico. Sendo disponibilizado de maneira virtual por intermédio da internet.

Esse tipo de curso pode possuir vários formatos. O mais popular entre eles é o formato das videoaulas. Nesse formato grava-se um aula e disponibiliza-se o conteúdo por onde for conveniente, sendo as plataformas LMS as mais indicadas.

Por que investir em cursos online?

O principal ponto a ser levado em consideração no momento de escolher áreas para investimento é o cenário atual. É necessário saber diferenciar modismos de novos comportamentos.

Por exemplo, um modismo é algo que todos buscam momentaneamente, mas depois cai em esquecimento e desinteresse.

Já um novo comportamento é algo que muda a maneira de agir da sociedade ou público em questão e não há previsões para seu término, sendo que muitas vezes tende apenas a crescer.

Este último é o caso dos cursos online. Devido aos diversos benefícios que apresenta ao estudantes, o EAD está se popularizando cada vez mais. Afinal, é uma vertente de ensino que se encaixa melhor na rotina das pessoas do que o ensino presencial.

Como produzir curso online?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os cursos onlines e como eles são um bom investimento, chegou a hora de aprender como produzir cursos online.

Pegue papel e caneta ou abra seu bloco de anotações online, confira o nosso passo a passo sobre como produzir cursos online e coloque seus planos em ação.

Passo 1: Planeje o seu curso

Sem um bom planejamento é pouco provável que seus planos se concretizem. Independente se seus cursos são online ou presenciais, um bom planejamento deve sempre ser uma peça importante a ser levada em consideração.

Dentro do seu planejamento deve constar as características básicas do seu projeto. Por exemplo, os prazos devem ser analisados antes de se iniciar algo. Planeje quando deseja colocar o curso em ação, qual será a sua duração e quanto ele deverá ser concluído.

Além dos prazos, deve constar no planejamento estudos como:

  • concorrência;
  • público;
  • material;
  • custos.

Muitas vezes o público é negligenciado no momento de montar o planejamento, o que influencia drasticamente na efetividade das estratégias adotadas.

Então, no momento de planejar como produzir curso online, lembre-se de estudar detalhadamente todos os tópicos, pois todos são importantes para o resultado final.

Passo 2: Prepare o material

Você já estudou seu público, criou suas personas, montou seus horários e analisou a concorrência? Parabéns, mas ainda há muito o que fazer!

Quando seu planejamento já está pronto, chega a hora de aprofundar o conteúdo que irá ofertar. É importante que seu material seja didático o suficiente para seu público, sabendo equilibrar bem o grau de dificuldade, trabalhando de maneira adequada a linguagem que foi estipulada no planejamento.  

Entre os materiais a serem produzidos, podem constar: e-books, apostilas, infográficos, planilhas, slides e etc. No entanto é fundamental que contenha videoaulas.

Videoaulas

Você está no meio do mercado tecnológico, atualmente é impossível pensar em ofertar cursos online sem pensar em produzir videoaulas. Os vídeos, além de possuírem maior grau de engajamento, fornecem muitos mais estímulos que os outros materiais.

Dessa forma, as aulas tornam-se muito mais interativas, colocando o estudante no centro do seu próprio ensino.

Passo 3: Escolha a melhor plataforma

Nesta etapa, você já deve possuir todos os dados e materiais necessários. Com isso, chega a hora de escolher a plataforma ideal para colocar seu curso online no ar. Dessa forma é importante estar atento ao que as diferentes plataformas de ensino oferecem.

Tópicos a serem levados em consideração são:

  • Personalização;
  • Segurança;
  • Integração com outras plataformas;
  • Suporte;
  • Capacidade de formatos;
  • Custo benefício.

Leia tambémVeja quais critérios utilizar na hora de escolher uma plataforma de serviço educacional.

Passo 4: Divulgue seu curso!

Se você chegou até esse ponto, é possível notar que você saiu da idealização de como produzir curso online e já se encontra realmente com o curso pronto. No entanto, ainda falta uma importante etapa, que pode levar seu negócio a ser um sucesso ou não.

O plano de divulgação de cursos online pode variar muito de um curso para o outro. Isso ocorre devido aos diferentes públicos-alvo que se encontram no planejamento de cada um. Afinal, cada um grupo busca e se comporta de maneira diferente.

Um exemplo disso é que, uma pessoa que busca por cursos profissionalizantes sobre mecânica industrial dificilmente terá os mesmos hábitos de consumo de alguém que busca algo sobre treinamento e aperfeiçoamento de stakeholders, por exemplo.

Para uma boa divulgação, você tem duas saídas: contratar uma agência de publicidade ou fazer tudo por conta própria. Caso opte por fazer tudo sozinho, é necessário encontrar os canais em que pode se comunicar com seu público como:

  • Anúncios na internet;
  • Redes sociais;
  • E-mails.

Leia maisComo montar um site de cursos online e ganhar dinheiro ensinando.

Seguindo todos esses passos é possível montar uma excelente base para como produzir curso online. Ficou com dúvida em algum passo? Então deixe sua abaixo e nós responderemos para você!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias