6 de novembro de 2017
O áudio é uma das partes mais importantes para o conteúdo audiovisual. Se ele estiver com ruído ou barulho externo, a possibilidade de inviabilizar o material pela falta de qualidade é grande.
Imagine você vendo um vídeo no Youtube em que o áudio possui um chiado ou está ininteligível. As chances de continuar assistindo são poucas.
Por isso, é necessário investir em equipamentos que dão um resultado final melhor.
Saber como usar microfone de lapela pode ser uma grande vantagem nessa nova caminhada, casa você queira enfrentar os desafios do empreendedorismo e fazer vídeos para a internet.
O que você vai ler nesse artigo?
Como usar microfone de lapela
1- Por que usar o microfone de lapela?
Para quem precisa de mobilidade e praticidade, saber como usar microfone de lapela é o ideal, pois é pequeno e fácil de carregar.
E não deixa a desejar na qualidade de áudio, sendo igual ou até mesmo superior a alguns microfones, dependendo do modelo escolhido.
Portanto, se você necessita de um microfone de boa qualidade, mas não quer ou não pode carregar tanto peso toda hora, esse é um bom investimento.
Saber como usar microfone de lapela não tem segredo. A estrutura do microfone fica presa na gola da camisa de quem está falando, é como usar uma lapela normalmente, só que tem um microfone nela.
O microfone pode ou não estar conectado a um fio em um celular ou gravador, isso vai depender do modelo do equipamento, que pode ser com ou sem fio.
Muitos consideram este o melhor microfone para vídeos no YouTube.
2- Tipos de microfones
No mercado estão disponíveis cinco tipos de microfone que têm funções diferentes. Dependendo do tipo de gravação que será realizado é necessário atentar-se a direção da captação do áudio.
Os tipos de direção dos microfones:
- Omnidirecional – que capta o som de todas as direções;
- Direcional – capta o som de apenas uma direção, sendo necessário que o microfone esteja apontado e direcionado para o local em que o som está sendo reproduzido;
- Bidirecional – capta sons de direções opostas;
- Cardóides – captam sons frontais;
- Hipercardóides – captam sons frontais e traseiros, dando ênfase ao frontal.
Em geral, o microfone de lapela é encontrado no modelo direcional e por isso a necessidade de estarem bem próximos da boca.
Quanto melhor direcionado ao local em que o som está sendo reproduzido, melhor será o resultado final.
Além do microfone de lapela, existem outros tipos de microfone disponíveis para compra.
Se você quer saber com mais detalhes leia nosso artigo completo sobre o assunto, que indica também qual o melhor microfone de lapela.
3- Tipos de microfone de lapela
No mercado existem dois tipos de microfone de lapela: com fio e sem fio. Os dois funcionam de forma direcional, mas a principal diferença é a liberdade proporcionada.
O microfone com fio é ligado diretamente no receptor, que pode ser um celular ou gravador. Isso é um limitador de espaço e qualidade de áudio.
Fios muito grandes podem causar interferência caso não sejam bem plugados. Além disso, fios grandes podem causar “acidentes” devido ao seu tamanho.
Já microfones sem fio proporcionam uma facilidade e liberdade muito maior. Sem dúvida, são os melhores microfones de lapela.
Nesse caso o microfone é ligado a um transmissor que leva a informação até o receptor (que também pode ser um celular, câmera de vídeo ou gravador).
A única preocupação de quem está gravando é a distância entre o transmissor e o receptor. Caso a distância recomendada seja excedida, a qualidade de áudio pode ser prejudicada.
Portanto, quando for escolher o microfone de lapela para suas gravações, pense em suas necessidades e nas formas como irá utilizá-lo.
[wen_cta id=”7956″]
Categorias