20 de abril de 2018
Se tem uma coisa que ninguém pode tirar de outro ser humano é o conhecimento! Provavelmente você já deve ter escutado essa frase em muitos lugares, e realmente, o conhecimento é um das coisa mais importantes que o ser humano pode ter, tanto na área pessoal quanto profissional.
E aqui a regra é clara: quanto mais conhecimento, técnico ou teórico, o funcionário possuir durante sua carreira, mais a empresa poderá confiar a ele novas atividades.
Nesse contexto, uma das práticas que mais tem se destacado é a ‘gestão do conhecimento’. Somente no Google existem aproximadamente 5.400 resultados para esse tipo de busca.
E se agora você estiver se perguntando “por que minha empresa deveria se preocupar com esse conceito?”, continue a ler o artigo e saiba mais sobre o assunto:
O que você vai ler nesse artigo?
Gestão do conhecimento no trabalho
Caracterizada como um conjunto de inovações e tecnologias que facilitem o compartilhamento de conhecimento, a gestão do conhecimento proporciona aumento na competitividade entre as empresas, alavancando seu crescimento.
Esse pode até parecer um conceito muito distante de muitas organizações, no entanto muitas delas já o aplicam de forma não estruturada.
Toda vez que sua empresa fornece treinamentos, capacitações, workshops, palestras, cursos, e entre outros, com objetivo de gerar, reter, desenvolver e compartilhar as competências utilizadas para gerenciar o negócio nos moldes atuais ou renovar seu modelo de atuação, ela está investindo na estratégia de gestão do conhecimento.
Afinal, é por meio dessa estratégia que se tem reais garantias de que todos os profissionais da organização possuem o conhecimento necessário para resolver eventuais problemas e lidar com situações adversas que proporcionem crescimento para empresas e colaboradores.
Leia mais sobre o assunto: Conheça a importância da gestão do conhecimento
Como ensinar coisas novas?
É possível compartilhar conhecimento de diversas formas, tudo depende da capacidade e planejamento de cada empresa. Entre os métodos mais tradicionais pode-se citar:
- Reuniões;
- Canais de discussão;
- Treinamentos;
- Capacitação;
- Workshops;
- Palestras.
Ainda, com objetivo de otimizar os encontros é possível fazer uso de plataformas e-learning.
Claro! Tudo isso, após identificar um profissional, do setor ou de cada setor, que seja responsável por compartilhar conhecimento com os demais funcionários. Dessa forma, o processo será mais ágil e eficiente.
Por que aprender algo novo?
Se você chegou até aqui, você, provavelmente, é uma daquelas pessoas que concordam com a máxima de que ninguém é dono da informação.
Afinal, compartilhar conhecimento significa muito mais do que simplesmente passar informações adiante. Enquanto a primeira está diretamente relacionada com a troca e evolução do ser humano, a segunda soa como um desleixo ao acaso.
Lembrando que essa atitude não deve partir apenas no empregador, os colaboradores também devem estar dispostos a aprender algo novo em seu ambiente de trabalhado para que o processo seja vantajoso para ambas as partes.
Também pode ser do seu interesse: Gestão do conhecimento e educação corporativa: saiba como aliar
No cotidiano, existem diversas formas simples para se aprender algo novo, como:
- Conversar com outras pessoas: cada pessoa passa por experiências diferentes, pois vieram de locais diferentes. Assim, conversar possibilita entrar em contato com novos conhecimentos;
- Sair da zona de conforto: conhecimento vai muito além do que o campo da informação pode alcançar, ele engloba também as experiências vividas. Dessa forma, sair do modo automático representa grandes chances de obter mais conhecimento;
- Ler livros e revistas: além de ser algo divertido, ler ajuda a proporcionar um repertório maior de assuntos. Então a dica aqui é ler de tudo um pouco;
- Usar a internet: com o avanço da tecnologia, a internet tem se tornado um ótimo meio para se adquirir informações de diferentes áreas.
Você também pode se interessar por: Gestão do conhecimento e educação corporativa: saiba como aliar
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância de compartilhar conhecimento no trabalho e como isso pode alavancar o crescimento da empresa, que tal levar essa cultura para sua empresa? Não esqueça de nos contar como foi!
[wen_cta id=”2329″]
Categorias