fit cultural

Saiba como fazer a análise do fit cultural de um candidato6 min read

Você já ouviu falar sobre a análise fit cultural no mundo corporativo? Essa é uma ação que pode ajudar – e muito – na hora de recrutar, selecionar e contratar novos colaboradores para trabalhar na empresa.

Isso acontece porque o fit cultural é algo que mostra que o candidato possui ideias alinhadas com a visão, missão e valores da empresa. Ou seja: a cultura de uma corporação deve estar em harmonia com os objetivos de vida e ideais do candidato. Assim sendo, não ter o fit cultural adequado de uma empresa pode ser uma das razões que faz com que uma pessoa não seja efetivamente contratada naquela função.

Avaliar essa questão normalmente é tarefa árdua para o RH de uma empresa, que realiza as contratações. Para saber um pouco mais sobre como funciona o fit cultural – e inserir esse conhecimento na hora de contratar um novo colaborador – confira esse artigo. Assim, você poderá contar com profissionais mais alinhados e engajados com as metas da sua corporação.

– Você também pode se interessar por: Contratação de funcionários e treinamento onboarding

fit cultural

O que é fit cultural?

No mundo corporativo, existem muitas características que fazem uma pessoa ser contratada. Hoje são avaliadas inúmeras questões – que vão além do currículo e histórico do candidato.

Características que envolvem valores, crenças, linguagem, atitude, postura, comportamento, gostos e objetivos de vida também são levadas em consideração. Isso significa que os responsáveis pela contratação avaliam, além do seu currículo, as características que definem você como pessoa. Assim, poderão ter melhor certeza se você se encaixa ou não no perfil de profissional desejado pela empresa.

Vale lembrar que esse “encaixe” normalmente será relacionado com questões que não estão escritas em nenhum lugar. Muitas vezes, essas características não são nem mesmo verbalizadas. São questões culturais, comportamentos, rituais e regras apenas comportamentais de certas corporações.

Qual a cultura organizacional da sua empresa?

A sua corporação é mais rígida, verticalizada, possui dress code e horários pré estabelecidos? Ou é formada por um ambiente mais informal, com horários flexíveis e relações horizontalizadas? Essas questões são importantes de serem analisadas na hora de fazer uma nova contratação.

O lado positivo dessas questões culturais é que algumas dessas características podem ser observadas logo no primeiro contato: a entrevista de emprego. Esse momento é crucial e também deve ser utilizado para que você possa questionar sobre:

  • Seus objetivos – pessoais e profissionais;
  • Metas de vida e ambições;
  • Hobbies preferidos;
  • Como lida com as relações humanas;
  • Se é uma pessoa que faz e valoriza trabalhos voluntários;
  • Qual é o posicionamento quando trabalha em equipe.

Esse momento é de extrema importância para acertar na contratação. Por isso, invista nas perguntas corretas e dedique o tempo que for necessário para conhecer melhor o seu candidato. Lembre-se que o currículo é muito importante. Porém, de nada adianta contratar uma pessoa que seja um exímio profissional – mas que não se encaixe nas relações humanas da sua empresa.

– Veja também: Diversidade Cultural: entenda esse conceito tão presente

O que o candidato deve fazer para entender qual o fit cultural de uma empresa?

O que faz com que uma corporação qualquer se torne “o lugar dos sonhos para se trabalhar” está intimamente ligado com o fit cultural de uma pessoa. Isso porque um bom emprego vai muito além de um salário adequado e uma boa localização.

Assim, se uma pessoa está em busca de um emprego, uma das primeiras atitudes a serem feitas é pesquisar o fit cultural das empresas que mais lhe interessam. Assim, saberá se se enquadra no perfil dos profissionais ali presentes.

Como fazer isso? Pesquisando no site e redes sociais, por exemplo. Outra dica: caso conheça alguém que trabalhe na empresa, pergunte como é o clima organizacional, quais as principais regras, como é a equipe de trabalho, entre outros.

Dessa maneira, caso a pessoa seja chamada para fazer a entrevista, já estará mais preparada e tranquila.

Outro ponto bastante levado em consideração na hora de conquistar – e manter – um emprego são as soft skills – ou habilidades e atributos pessoais. Para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura: Saiba o que são soft skills e como desenvolvê-las

Acertando em cheio na contratação

Pessoas que possuem um fit cultural adequado com a empresa se integram mais facilmente à organização. Assim, passam a entregar os resultados esperados de maneira mais rápida. Isso porque sentem-se adequadas e confortáveis no local de trabalho. Além disso, também são os profissionais que tem a maior probabilidade de crescerem e permanecerem na empresa por mais tempo.

Também vale ressaltar que, em algumas corporações, o fit cultural já passou a ser mais valorizado do que o “fit funcional” – ou seja, as habilidades profissionais de uma pessoa. As contratações com fit cultural adequado permanecem mais tempo na empresa – assim, não é preciso gastar mais tempo e dinheiro em busca de novos profissionais.

Isso também acontece porque as possíveis falhas de habilidades de um candidato podem ser resolvidas com treinamento. Já as características pessoais, objetivos de vida, prioridades e soft skills são mais difíceis de serem alteradas.

– Veja também: Integração de funcionários: O que é e como fazer?

O fit cultural evitando desgastes

Analisar o fit cultural de uma empresa evita desgastes, tanto para a corporação quanto para os profissionais. Concluir uma contratação errônea e pouco tempo depois descobrir que aquele não era o profissional ideal para a vaga é desgastante e custoso.

Além disso, demitir nunca é uma questão fácil. Assim sendo, é possível encontrar inúmeras situações em que as empresas retêm profissionais por mais tempo do que deveriam. Por isso, esse é um panorama que precisa ser evitado. Assim, entende-se a importância de avaliar e analisar o fit cultural de um profissional antes de contratá-lo de maneira efetiva.

Colocando em prática a análise do fit cultural na sua empresa

Utilizando essas dicas, você poderá potencializar e agilizar o seu processo de recrutamento e contratação. Além disso, será mais fácil para acertar de primeira nas escolhas e contará com uma equipe mais entrosada, com objetivos parecidos. Mas, mais do que isso: com pessoas que possuem metas alinhadas com as da empresa. Assim, todos crescerão juntos na mesma direção e velocidade.

Ainda tem algumas dúvidas sobre a análise do fit cultural? Entre em contato conosco que lhe ajudaremos a encontrar as melhores soluções para a sua empresa.

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias