marketing para franquias

Conheça as melhores estratégias de marketing para franquias5 min read

O mercado muda com frequência – e as franquias acompanham essa mudança. Hoje, para ter sucesso ao investir em um rede de franquias, também é preciso estudar a melhor forma para divulgar os trabalhos dessa marca. Conhecer e usar a seu favor o marketing para franquias é estratégia que vem sendo muito utilizada por esse formato de negócio. E isso não feito à toa.

Empresas que funcionam no formato de franquias pensam sempre em prospectar. Desejam aumentar as suas vendas, implantar novas unidades e obterem maior sucesso em frente à concorrência. Porém, para conquistar esse desejado sucesso, é preciso passar por várias etapas. Uma delas é a eficiente utilização do marketing para franquias.

Se você deseja se tornar um franqueado ou transformar a sua marca em uma empresa de franquias, leia esse artigo até o final e saiba mais sobre como funciona o importante e eficiente marketing para franquias.

– Você também pode se interessar por: Royalties de franquias: entenda o que são e como são cobrados

marketing para franquias

Entendendo melhor como funciona a rede de franquias

Empresas que funcionam no formato de rede de franquias possuem características em comum. Isso porque quando um empresário investe em uma franquia, independentemente da área de atuação, ele passa a ter direito em tudo o que envolve a marca, não apenas o seu serviço ou produto.

É preciso que a nova instalação ofereça também a mesma experiência de compra. Para isso, é necessário que dispor da mesma identidade visual, operação, divulgação, ambientação, gestão, entre outros, da franqueadora. As franquias funcionam como uma uma espécie de “cópia e cola” da marca, que precisa manter seu padrão.

Para a sua marca se destacar no mercado de franquias, você pode seguir algumas estratégias de marketing, já que o mercado atual é extremamente concorrido. Assim sendo, é preciso se destacar e chamar a atenção dos possíveis investidores.

Estratégias de marketing para franquias

Para funcionar de maneira eficaz, uma franquia precisa seguir estratégias de marketing certeiras. Assim como nas outras áreas de negócios, o objetivo é converter visitantes/curiosos em leads (ou clientes em potencial). A partir de então, converter os leads em clientes e, depois, fidelizá-los, fazendo com que eles também se tornem agentes divulgadores da sua marca.

Tendo isso em mente, é preciso pensar nas seguintes questões:

  • Se uma pessoa deseja investir em uma franquia, ela observará, além da quantia financeira necessária para abrir esse negócio, a performance dessa marca na internet e redes sociais, certo? Assim sendo, a marca que tiver um conteúdo online de qualidade e autoridade se destaca dentre as opções.
  • Ou seja: um empresário que deseja transformar a sua marca em franquia precisa (além do investimento na identidade visual, operação e tudo mais que faz com que uma franquia tenha sucesso no mercado) saber como utilizar o marketing digital a seu favor.

Se você deseja investir em uma franquia já existente ou transformar a sua marca em um franquia de sucesso, leia com atenção as principais estratégias de marketing a seguir:

Veja também: Manual do franqueado: entenda como fazer e sua importância

Conhecendo as ações de marketing para franquias

1.Quem é o seu público?

Antes de colocar qualquer ação em prática, você precisa saber: para quem é a ação? Ela é feita para atingir ao público alvo final (clientes) ou empresários e investidores?

A mesma marca pode fazer várias ações. Você, como cliente, com certeza já se deparou com ações de marketing de grandes marcas, certo? Porém, para essas marcas se tornarem grandes e com tanta autoridade no mercado, elas também fizeram ações especiais voltadas ao público corporativo. Somente assim são capazes de encontrar seus parceiros de negócios: os franqueados.

Assim sendo, defina de maneira concreta quem é o seu público-alvo. Mas, mais do que isso, crie suas personas ideais. Assim será mais fácil para realizar as ações de marketing para franquias.

– Se você está com dúvidas na hora de criar suas personas, confira: Aprenda o que são personas e como criar as suas

2.  Invista na boa imagem online

Tenha um bom site, blog e boas redes sociais. Permita que os visitantes te encontrem e que os leads entrem em contato direto com você – sejam os possíveis consumidores ou empresários interessados na sua marca.

Para os investidores em potencial, uma dica é deixar disponível, no seu site, de maneira clara, uma aba de “franquias”, específica para eles. Ali, você deve deixar um formulário de contato simples, com nome, e-mail e telefone, por exemplo. Também já pode aproveitar esse primeiro contato para enviar, por e-mail, informações básicas da sua franquia. Assim que perceber que há um contato interessado em virar seu franqueado, entre em contato.

Outros dados que devem estar ali presentes são: a história da sua franquia, seu posicionamento, dados de mercado e depoimentos de franqueados. Dessa maneira a sua marca gerará importantes leads. O que nos leva ao tópico a seguir:

3. Saiba lidar de maneira assertiva com os leads gerados através do seu site e redes sociais

Seu site, se estiver bem feito, gerará leads importantes. É preciso que, a partir de então, você saiba quais ações tomar com eles. Somente assim fará com que todas as etapas do funil de marketing sejam efetivadas com sucesso.

Para saber lidar de maneira correta com seus leads, se coloque no lugar deles. Assim, pense: quais tipos de informação você gostaria de receber das empresas que se interessa para investir e se tornar franqueado? Que material seria relevante para lhe ajudar a tomar a decisão de investir nessa marca?

Invista em um bom material de e-mail marketing, com envios frequentes e relevantes. Também, dependendo da situação, você pode entrar em contato com o futuro investidor até mesmo via telefone.

– Complemente a leitura com: Funil de Marketing: qual a importância para a estratégia

Colocando em prática o conhecimento sobre o marketing para franquias

Agora que você já sabe como funcionam as melhores estratégias de marketing para franquias, que tal colocá-las em prática?

Se ainda estiver com qualquer dúvida sobre o assunto, não exite em entrar em contato conosco!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias