digital workplace

Conheça o conceito de digital workplace e aplique para sua produtividade

Muito se pensa na utilização da tecnologia para melhorar o contato da empresa com os seus fornecedores e clientes. Porém, ela também pode ser usada para aperfeiçoar rotinas e a relação de trabalho entre os próprios colaboradores. Assim surgiu o digital workplace ou, em português, o “local de trabalho digital”.

digital workplace

O que é o digital workplace?

É um ambiente virtual, possibilitado pela união de tecnologias e ferramentas específicas. O digital workplace permite que uma pessoa possa trabalhar de qualquer lugar – ou seja, em forma remota – na hora que precisar e usando qualquer dispositivo. Possibilita novas formas de trabalhar e aumenta o engajamento e a agilidade dos colaboradores envolvidos.

O investimento nesse formato de trabalho, quando bem pensado e executado, é vantajoso para as empresas e colaboradores. As empresas economizam, contam com funcionários mais engajados e encurtam as suas jornadas de trabalho. Os colaboradores também saem no lucro, pois não precisam se preocupar com deslocamentos e trânsito.

O aumento da produtividade e demais benefícios do digital workplace

Melhora na produtividade:

Isso acontece porque com os processos bem alinhados e explicados, o colaborador tem o seu desempenho melhorado. Isso impacta positivamente na produtividade da empresa.

Veja também: Conheça 3 ferramentas de produtividade para melhorar a sua empresa

Profissionais mais capacitados e engajados:

O digital workplace oferece inúmeras opções e soluções de capacitação. Assim, é possível contar com cursos interativos e relevantes para capacitar os colaboradores. Esse fator também afeta diretamente a motivação e engajamento dos profissionais. Consequentemente, os principais talentos da empresa sentem-se motivados a continuarem sua carreira ali.

União de ambiente digital com físico:

É possível realizar atividades que incluam o ambiente digital – e seus vários dispositivos – e o físico. Essa união pode auxiliar para proporcionar uma comunicação mais eficiente e clara entre os colaboradores.

Flexibilidade e, consequentemente, experiências positivas:

Como é possível acessar o digital workplace de qualquer lugar e dispositivo, o colaborador também pode desenvolver suas tarefas onde preferir. Isso resulta em experiências positivas, interessantes e relevantes para ele. Acredita-se que: como o profissional é o responsável por escolher o momento em que realizará as tarefas, as fará com maior foco e dedicação.

Veja mais: Mindfulness: crie um programa no ambiente corporativo

Implantando o digital workplace

Para que o digital workplace afete positivamente na produtividade da empresa, é preciso que sejam tomados cuidados na hora de sua implantação. Deve haver uma extensa pesquisa e planejamento estruturados. Mantenha sempre em mente quais são os objetivos da empresa para, a partir de então, investir no digital workplace. As perguntas básicas que devem ser respondidas na hora de implementar essa ferramenta, são:

  • O modelo de trabalho que a companhia hoje está adequado às necessidades da empresa?
  • A produtividade está abaixo do seu potencial máximo?
  • Utilizamos a tecnologia da melhor maneira a favor da empresa?
  • Todos estão dispostos a aderir ao digital workplace? Desde os gestores até as pessoas com cargos menos altos?
  • Estamos dispostos a continuar evoluindo de acordo com o desenvolvimento de tecnologias? Etc.

Os questionamentos a serem feitos para a implantação do digital workplace podem ser vários. Porém, o que se sabe é que, quando bem implantado, ele auxilia (e muito!) para o aumento da produtividade da empresa. E você, está pronto para fazer a união de mundo virtual com o físico? O que acha do digital workplace? Conte para nós nos comentários!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias