O que é Soft Skills

O que é soft skills: exemplos e dicas de como desenvolvê-las5 min read

Para conquistar e manter o emprego de seus sonhos é preciso desenvolver certas habilidades técnicas e competências pessoais, que correspondem às definições sobre o que é soft skills e hard skills.

Para o bom desempenho profissional, espera-se que o colaborador tenha um equilíbrio entre soft e hard skills. Neste artigo vamos explicar o que são soft skills, hard skills e como desenvolver principalmente as soft skills. Confira.

Se você está buscando mais informações sobre o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, sugerimos que acesse o conteúdo exclusivo da Eadbox: Entenda a importância do desenvolvimento de pessoas nas organizações

 O que é Soft Skills

O que são skills?

Você ainda não sabe o que são skills? Ao pé da letra, skills realmente significa “habilidades”. Dentro dessa grande categoria de habilidades, esmiuçamos as hard skills e as soft skills – assim como a importância delas para a personalidade de um profissional.

Hard Skills

Essas são as competências técnicas e objetivas, que normalmente ocupam 100% da atenção em treinamentos e na seleção de pessoas. Para adquiri-las é necessário um treinamento específico. São necessárias para ocupantes de determinados cargos dentro de uma profissão.

Normalmente, em um anúncio de emprego, o que se observa são as exigências por hard skills. Ou seja, conhecimentos técnicos que o profissional tem ou não.

Alguns exemplos de hard skills são:

  • Conhecimento sobre programas ou softwares específicos – como os “Pacote Adobe” e o “Microsoft Office”, por exemplo;
  • Domínio de idiomas diferentes;
  • Pós-graduação, mestrado ou doutorado

Ou seja: os exemplos de hard skills são características extremamente objetivas e exclusivas para o cargo em que se deseja trabalhar.

O que são Soft Skills

Dentro do entendimento sobre o que é soft skills, entende-se que elas são são atributos e competências pessoais e ajudam cada pessoa a refinar suas interações com colegas de trabalho e gestores, melhorando a comunicação organizacional, assim como com o mundo ao seu redor. Não são características técnicas ou específicas.

As soft skills não serão “oficialmente” exigidas na hora de uma contratação, por exemplo. Porém, são extremamente valiosas para a manutenção de uma inteligência emocional no ambiente de trabalho, para tornar as relações profissionais mais positivas.

Por serem capacidades mais subjetivas, são mais difíceis de serem treinadas e medidas.

  • Saber trabalhar bem em equipe;
  • Ter uma boa oratória, postura e falar bem em público;
  • Possuir uma boa comunicação verbal, com assertividade, persuasão, objetividade, carisma e liderança;
  • Ser um bom gestor. Saber lidar com cargos de liderança, compartilhar ensinamentos, engajar e ajudar aos outros;
  • Criatividade e atitude positiva;
  • Ter flexibilidade. Ou seja: saber se adaptar às mudanças;
  • Saber aplicar estratégias para melhorar o clima organizacional
  • Saber trabalhar sob pressão sem deixar que o estresse tome o controle.

Resumindo, o que são soft skills? São características desejáveis em uma pessoa, mas são extremamente pessoais. Podem, sim, ser desenvolvidas e melhoradas, mas exigem muita vontade e esforço. Porém, as recompensas são válidas.

Complemente a leitura com: 4 dicas de desenvolvimento pessoal para começar o seu agora

O que são soft skills e como desenvolvê-las

Após ter contato com exemplos de hard skills e exemplos de soft skills é comum dizer que: as hard skills conquistam uma entrevista de emprego e as soft skills garantem essa vaga. O melhor candidato é aquele que unir o maior leque de soft e hard skills.

Dentro do conceito sobre o que são as soft skills, relacionamos hábitos de comportamento. Por isso, para treiná-las, é preciso dedicação contínua. Algumas dicas para desenvolver essas competências, são:

1. Conheça a si mesmo muito bem

Conhecendo seu próprio temperamento você saberá controlar e administrar suas emoções, assim como saberá lidar com o estresse. Caso aconteça algo negativo, saberá como reagir sem exagero e, mais do que isso, oferecerá soluções plausíveis. Abaixo dicas para desenvolver o autoconhecimento:

  • Saiba o que te relaxa e o que te acalma e mantém focado
  • Transpareça o autoconhecimento por meio de ações e fala
  • Inspire os outros por meio das suas atitudes.

2. Gerencie e controle o seu tempo com maestria

Entre os exemplos de soft skills desejadas, está a capacidade de organização e gestão de tempo e produtividade. Dessa forma, organize o que precisa ser feito por ordem de prioridade. O que pode ajudar nesse processo é fazer uma lista de tarefas elencando prioridades.

Essa atitude auxilia a diminuir a ansiedade, além de você ter um maior controle sobre quanto tempo demora para realizar cada tarefa. Aproveite para sugerir essa ação para os outros colaboradores também.

3. Feedback e comunicação são muito importantes

Gostou de algo? Fale. Não gostou? Fale também. É claro, de forma construtiva.

Incentivar a comunicação e o feedback entre as pessoas são excelentes exemplos de soft skills, e é de extrema importância para melhorar os relacionamentos e saber o que pode ser melhorado em si mesmo. Use os comentários e críticas para aprimorar as suas habilidades de soft skills.

Você tem feito algo para melhorar as suas soft skills? Quais são seus métodos preferidos? Compartilhe conosco!

Pensando na evolução do mercado da educação e da necessidade cada vez maior de profissionais se manterem atualizados e treinados desenvolvendo tanto soft como hard skills, criamos a Eadbox, uma plataforma para treinamento online. Crie cursos para seus funcionários ou construa cursos para atender às demandas dos mais variados setores. Solicite uma demonstração gratuita.

Se você deseja saber mais sobre treinamentos corporativos nas empresas: conheça os benefícios, acesse esse material exclusivo.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias