19 de outubro de 2017
Contar com colaboradores engajados e que saibam trabalhar em grupo é ideal para uma empresa ser bem sucedida. Uma das formas de fazer isso é através de dinâmicas de grupo. Se você ainda está em dúvidas sobre implementar esse formato de atividade no dia a dia da sua empresa, confira:
O que você vai ler nesse artigo?
Por que fazer uma dinâmica de grupo?
Destacamos alguns dos principais pontos em investir em uma dinâmica de grupo. São eles:
- Quebrar o gelo na empresa — sensação importante para novos colaboradores começarem a se sentir parte da equipe;
- Tornar o clima da empresa mais leve;
- Identificar características e habilidades pessoais e profissionais de cada participante;
- Observar como funciona a interação coletiva dos seus times;
- Identificar os principais tipos de liderança — assim como aqueles colaboradores que se destacam nessas funções;
- Analisar a capacidade que cada um possui em trabalhar em equipe;
- Entender o nível de abertura e aceitação a ideias de terceiros;
- Perceber como é a postura de cada um em situações de pressão.
Com esses itens já é possível entender que as dinâmicas são atividades essenciais para uma empresa. Com elas é possível descobrir novos talentos e encontrar soluções para questões que incomodavam. Ainda, a dinâmica de grupo permite que haja uma melhora no relacionamento entre todos os colaboradores da corporação, independentemente do seu cargo e área de atuação.
Apesar de saber da importância de implementar uma dinâmica de grupo, existem situações em que pode ser difícil pensar em algum formato de aplicá-la de maneira simples e eficaz.
Pensando nisso, listamos algumas ideias. Seja para incorporar na seleção de candidatos, em sala de aula ou até mesmo com equipes corporativas. Confira as sugestões e aplique aquelas que melhor se adaptam para a sua empresa.
– Veja também: Entenda a importância das atividades em grupos para empresas
Conheça 4 métodos de dinâmica de grupo para colocar em prática
1. Dinâmica da amnésia
Essa dinâmica auxilia a quebrar o gelo em um grupo que ainda não se conhece. É simples e não exige muitos materiais. Ainda, para aplicá-la você vai precisar apenas de canetas e etiquetas. Confira:
- Distribua as canetas e as etiquetas entre os participantes;
- Peça para que cada um escreva o nome de uma pessoa famosa na etiqueta sem mostrar aos demais participantes;
- Faça duplas ou trios. O importante é criar pequenos grupos para a dinâmica ser mais organizada.
- Se a dinâmica for dividida em duplas, peça para o participante colar sua etiquete na testa do colega, sem que este veja o que está escrito. Agora, cada pessoa passa a representar a pessoa famosa escrita na etiqueta, como se houvesse se esquecido de quem é;
- Chegou a hora de cada um adivinhar quem está fazendo o papel;
- As pessoas devem fazer perguntas para tentar adivinhar quem são. Mas atenção, as respostas só podem ser sim ou não.
Depois da rodada, com toda a certeza os participantes estarão mais entrosados e à vontade.
– Confira também: Integração de funcionários: O que é e como fazer?
2. Dinâmica de apresentação
Esse é um exemplo de dinâmica para a apresentação de pessoas para um grupo de até 15 participantes. Para aplicá-lo, você precisa apenas de uma bola:
- Posicione as pessoas do grupo em pé e em um círculo, de forma que elas consigam ver a todos os outros participantes;
- Explique que quem estiver com a bola deverá fazer uma pergunta e jogar a bola para outro participante;
- As perguntas podem abordar diversas questões. Exemplos: nome, profissão, com o que atua hoje, um ponto forte, um defeito etc;
- Quem recebe a bola deve responder a pergunta feita e fazer outra pergunta na sequência, jogando a bola para outro integrante;
- Ainda, o mediador deve participar do círculo, também fazendo e respondendo perguntas.
3. Auto-avaliação do grupo
Essa dinâmica de grupo é ideal para equipes que trabalham juntas. Também pode ser utilizada dentro de uma empresa para propor melhorias para a próxima fase. A dinâmica funciona dessa maneira:
- Cada integrante escreve em um papel o que considera ser o ponto mais forte e a maior dificuldade de trabalhar com aquela equipe. Reforce aos participantes que a dinâmica será toda feita de forma anônima;
- Os papéis são recolhidos pelo mediador e redistribuídos de forma aleatória entre os participantes;
- Cada integrante fica com um papel de um colega e o lê em voz alta;
- Depois a equipe deve discutir sobre ideias. Assim, o objetivo é manter os pontos positivos e solucionar os negativos.
Certamente, vale lembrar que essa dinâmica de grupo precisa ser acompanhada por um mediador.
4. Exercício de criatividade
Que tal pedir para o grupo desenvolver alguma ideia criativa? Separe o grupo em equipes de 4 ou 5 pessoas. Depois, dê um problema para eles solucionarem em conjunto.
Por exemplo: trabalhe com a hipótese de que a empresa recebeu uma reclamação sobre o seu serviço. Assim, o grupo precisa criar uma ação para responder o cliente insatisfeito. Então, ofereça de 20 a 30 minutos para o grupo trabalhar e criar essa solução.
Durante esse tempo, circule pela sala e observe os participantes. Depois é hora de eles apresentarem a solução. Esse momento é muito importante e deve ser feito para todos os presentes – tanto os avaliadores quanto para o restante das equipes. Ainda, para aproveitar ao máximo a atividade, estimule que sejam feitas perguntas depois de cada apresentação.
Dessa forma, é possível ver quais as perguntas feitas por cada um – assim como a reação de cada colaborador. Quem toma as iniciativas? Quem possui uma boa postura e lidera o grupo?
Assim sendo, essa dinâmica permite que seja avaliado a maneira a qual as pessoas trabalham em grupo. Igualmente, é possível identificar perfis de liderança. Ainda, auxilia a analisar a forma como cada um trabalha na resolução de problemas e sob pressão.
Colocando em prática a dinâmica de grupo
Viu como uma ferramenta como a dinâmica de grupo pode ser usada em diversas situações e oportunidades, além da seleção de candidatos? Então explore esse recurso também em treinamentos e integrações.
Caso queira conhecer mais uma sugestão de dinâmica de grupo, confira: Desenvolva empatia e interação no ambiente de trabalho com a dinâmica das cores
Conte aqui nos comentários: qual a sua dinâmica de grupo preferida? Compartilhe conosco a sua opinião!
[wen_cta id=”6405″]
Categorias