Dinâmica de grupo: uma lista com 4 ideias para você aplicar

As dinâmicas em grupo são excelentes para quebrar o gelo, tornar o clima mais leve, aproveitar para identificar características pessoais e profissionais dos participantes e observar a interação coletiva. Esse tipo de atividade permite identificar perfis de liderança, capacidade de trabalhar em equipe, nível de abertura e aceitação a ideias de terceiros e até mesmo a postura em situações de pressão. Mas pode ser difícil pensar em algum formato de dinâmica de grupo simples e criativo.

Aqui listamos algumas ideias para você incorporar na seleção de candidatos, em sala de aula ou até mesmo com equipes de dentro de uma empresa.

Veja também: integração de funcionários: O que é e como fazer?

 

dinâmica de grupo

 

Dinâmica de grupo: conheça 4 métodos para colocar em prática

1- Dinâmica da Amnésia

Essa dinâmica é interessante para quebrar o gelo em um grupo que ainda não se conhece, além de ser simples e não precisar de muitos materiais. Para aplicá-la você vai precisar apenas de canetas, etiquetas ou papel e fita adesiva:

  • Distribua as canetas e as etiquetas entre os participantes;
  • Peça para que cada um escreva o nome de uma personalidade bem conhecida;
  • Os participantes devem colar na testa de outro a etiqueta com o nome, sem que este veja o que está escrito. Agora, cada pessoa passa representar a personalidade escrita na etiqueta, como se houvesse se esquecido de quem é;
  • Chegou a hora de cada um adivinhar de quem está fazendo o papel. Você pode incluir todo o grupo nessa parte ou dividir em equipes menores. Você pode colocar a pessoa que irá adivinhar em destaque na frente do grupo. Ou fazer com que as pessoas circulem pela sala, fazendo perguntas uns aos outros simultaneamente;
  • As pessoas devem fazer perguntas para tentar adivinhar quem são. Mas atenção, as respostas só podem ser sim ou não.

Depois da rodada com todos, com certeza os participantes estarão mais entrosados e à vontade para continuar as atividades propostas na sequência.

2- Dinâmica de apresentação

Outra utilidade da dinâmica de grupo é a apresentação entre pessoas. Aqui trazemos um exemplo simples de ser executado. Para aplicá-lo, você precisa apenas de uma bola e essa dinâmica funciona para grupos de até 15 pessoas.

  • Posicione as pessoas do grupo em pé e em um círculo, de forma que elas consigam ver a todos os outros participantes;
  • Explique que quem estiver com a bola deverá fazer uma pergunta e jogar a bola para outro participante;
  • As perguntas podem abordar diversas questões. Exemplos: nome, profissão, com o que atua hoje, um ponto forte, um defeito etc;
  • Quem recebe a bola deve responder a pergunta feita, fazer outra diferente na sequência e jogar a bola para outro integrante do grupo;
  • O mediador deve participar do círculo, também fazendo e respondendo perguntas;
  • Fica a critério do medidor quanto tempo a dinâmica durará. O tempo de duração depende muito do tamanho do grupo. Cada participante deve responder pelo menos duas perguntas;
  • Você pode incrementar a dinâmica com uma segunda fase. Numa nova rodada, os participantes devem responder as perguntas sobre os colegas ali presentes.

3- Auto-avaliação do grupo

Esse é um modelo de dinâmica ideal para situações de integração entre grupos que estão trabalhando ou desenvolvendo algum projeto juntos. Também pode ser utilizada em finalizações de fases de um projeto maior dentro de uma empresa, para propor melhorias para a próxima fase.

  • Cada um dos integrantes deve escrever em um papel qual considera o ponto mais forte e a maior dificuldade de trabalhar com aquela equipe específica. Reforce aos participantes que a dinâmica será toda feita de forma anônima;
  • Os papéis devem ser recolhidos pelo mediador e redistribuídos de forma aleatória entre os participantes;
  • Cada integrante da equipe fica com um papel de um colega e o lê em voz alta para o grupo;
  • Depois de cada leitura, a equipe deve discutir sobre ideias para manter os pontos positivos e solucionar os problemas e dificuldades;
  • Pode ser feita uma rodada final de conversa para resumir tudo o que foi conversado e aprendido.

É fundamental que esse tipo de dinâmica de grupo seja acompanhada por um mediador.

4- Exercício de criatividade

Que tal pedir para o grupo desenvolver alguma ideia criativa? Separe o grupo em equipes de 4 ou 5 pessoas, através de sorteio. Depois, dê um problema para eles solucionarem em conjunto.

Se a empresa for um negócio de produtos cosméticos, por exemplo, peça para que seja criado um novo produto para determinado público. Se for uma indústria de transporte, peça para que criem um veículo do futuro. Se a empresa oferece serviços específicos, desenvolva uma situação de reclamação. Proponha que o grupo crie uma ação para responder o cliente insatisfeito.

Enfim, crie algo que tenha conexão com o contexto da empresa e peça para que o grupo da dinâmica desenvolva e apresente a solução. Dê um tempo para o grupo trabalhar, sugerimos de 20 a 30 minutos. Durante as discussões para a solução, circule pela sala observando a interação entre os participantes.

A parte da apresentação é muito importante e deve ser feita para os avaliadores e também para o restante das equipes que estão participando da dinâmica de grupo. Estimule que eles façam perguntas depois de cada apresentação, para ver que tipo de pergunta cada pessoa faz e também para observar como o grupo reage aos questionamentos, quem toma a iniciativa de responder etc.

Esse tipo de dinâmica possibilita avaliar como as pessoas trabalham em grupo, identificar perfis que se destacam em liderança, a facilidade na apresentação de ideia e conceitos. Além de observar como cada pessoa trabalha na resolução de problemas.

Viu como uma ferramenta como a dinâmica de grupo pode ser usada em diversas situações e oportunidades, além da seleção de candidatos? Explore esse recurso também em treinamentos e integrações.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias