herospark-midi-banner-venda-seu-produto-digital

Não importa a sua profissão ou área de atuação, eu tenho certeza que você é um vendedor. Isto porque todas as profissões possuem características diretas ou indiretas que são oriundas de estratégias de vendas.

Se você trabalhar diretamente com vendas, então, essas características são extremamente importantes para você.

É por isso que, no artigo de hoje, trouxemos 5 estratégias de vendas para melhorar os seus resultados e os da sua empresa!

Por que utilizar estratégias de venda?

Explicando o que foi dito na introdução, todos somos vendedores, pois nas mais diversas atividades realizadas precisamos vender nossas opiniões, ideias, apresentações, projetos e até mesmo “nos vendermos” como a cura para uma dor de uma empresa em uma entrevista de emprego, por exemplo.

As vendas representam um momento crucial para toda empresa, e deixar este processo correr naturalmente não é a maneira mais inteligente de maximizar os possíveis ganhos.

Sendo assim, existem diversos métodos, estratégias e dicas que podem ser utilizados para melhorar o seu processo de vendas.

Vamos entender cada uma dessas estratégias de vendas!

Seja uma autoridade

Para atrair e convencer clientes, e, ainda, convertê-los em vendas reais, é fundamental se mostrar uma autoridade no ramo do produto ou serviço prestado.

Para convencer cada tipo de cliente e, até mesmo, aumentar o valor cobrado pelos seus serviços, você deve se certificar que em todo o segmento de mercado em que sua empresa atua, ela é a que mais domina o assunto e, consequentemente, a melhor solução.

Esta estratégia requer, além de ótimos produtos, capacitação e conhecimento profundo da equipe de vendas, que deve ser preparada e ter todas as respostas pertinentes ao produto na ponta da língua.

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são uma das principais diferenças entre empresas que concretizam negócios constantemente e as que têm dificuldade de realizar vendas.

Tratam-se de estímulos que o cérebro recebe que atuam ajudando na tomada de decisões. Sendo assim, você já deve imaginar que o profissional de vendas que os entende e domina, tem uma poderosa ferramenta em suas mãos.

Alguns dos que podemos citar e que merecem sua atenção são:

  • Reciprocidade;
  • Autoridade;
  • Prova Social;
  • Escassez;
  • Novidade;
  • Ganância;
  • Afinidade;
  • Emoção;
  • Apelo à preguiça.

Você pode entender melhor cada um deles acessando o artigo “Aprenda a utilizar os gatilhos mentais para alavancar suas vendas”.

Saiba conversar com seu público

Muitas empresas cometem erros gravíssimos ao conversar com seus clientes, simplesmente por não pensarem em quem são estes clientes.

Todo o seu discurso deve ser preparado de maneira a nutrir e atingir seus leads efetivamente, mostrando-se autoridade no assunto, mas dialogando de maneira com que todas as partes envolvidas se entendam.

O que quero dizer é que, por exemplo, de nada adianta utilizar um discurso formal e engessado se o seu público for jovial e descontraído, por exemplo. Neste caso, você estará utilizando recursos de linguagem que tendem a prejudicar a comunicação, o que não é o seu objetivo.

Então lembre-se de que o melhor discurso é aquele que consegue se comunicar de maneira clara e assertiva, gerando no cliente os sentimentos e gatilhos desejados.

Utilize o Storytelling

O Storytelling é um método de comunicação muito utilizado em apresentações e outras situações onde se deseja passar uma mensagem e, para isso, utiliza-se das estruturas geralmente utilizadas para contar uma história, como por exemplo, a descrição de lugares e a apresentação de personagens e atos.

Este modelo, atua enriquecendo o poder do ouvinte de criar imagens mentais da história que você conta, relacionando histórias de alegria e satisfação a compra do seu produto e ao contato com a sua marca.

Outro fator importante que a estratégia introduz é a jornada do herói. Esta estratégia se baseia no uso de arquétipos que estão enraizados no nosso subconsciente e que geram uma identificação profunda no ouvinte.

Esta estratégia se guia pelas seguintes etapas:

  • O herói vive uma vida normal até que surge o chamado para a aventura;
  • Mas resiste ao chamado;
  • Então, encontra seu mentor e aceita seu chamado;
  • Assim, o herói enfrenta diversas dificuldades, obstáculos e problemas;
  • Então, se prepara para uma grande mudança;
  • Dessa forma, supera seus desafios;
  • Por fim, o herói volta para casa e ensina os demais.

Adote o Growth Hacking

O Growth Hacking é um framework que busca aumentar a base de clientes de uma empresa, melhorar seus níveis de retenção e ampliar a receita.

Para isso, o método propõe uma análise de dados profunda e constante, focada em experimentação, aprendizado e melhoria contínua.

O Growth Hacking é definido ainda como o marketing orientado para experimentos.

Dentre as ferramentas utilizadas pelo método podemos citar o Funil de vendas, que segue os seguintes passos:

  • Aquisição de leads: atração para um produto ou serviço ;
  • Ativação: conversão de lead em cliente;
  • Retenção: recorrência de compra;
  • Receita: monetização;
  • Indicação: crescimento exponencial.

Outra ferramenta muito abordada é o Product/Market Fit. Este serve para fazer o casamento ideal entre o produto oferecido e o mercado no qual se está inserido. Para isso, responde-se as perguntas:

  • Quem irá pagar?
  • Pelo quê irá pagar?
  • Quanto irá pagar?

Por último, citamos o NPS (Net Promoter Score), que é uma pesquisa de satisfação realizada ao fim do relacionamento de um cliente com a empresa e que busca avaliar, de 0 a 10, qual a chance de que este cliente indique a sua marca para um amigo. De acordo com a média do NPS de uma empresa, medidas devem ser tomadas.

Você não está sozinho

Sabemos o quanto o caminho do empreendedorismo é difícil, desafios e mudanças constantes fazem parte do dia a dia do empreendedor. Porém, queremos lembrá-lo que, assim como Isaac Newton que, segundo ele mesmo, enxergou mais longe por se apoiar nos braços de gigantes, você não está sozinho!

Busque se apoiar também nos ombros de gigantes, que já passaram por situações semelhantes às que você enfrenta e aprenda com os erros deles.

Tenho certeza de que, desta maneira, você chegará mais longe!

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias