O tráfego de um site com o oxigênio para os seres vivos: sem ele, não funciona. Portais que publicam cursos de qualidade, mas não recebem visitantes, não vão tão longe. Então, como gerar tráfego orgânico?

Preparamos algumas dicas muito úteis, para que você não perca a chance de alavancar as vendas do seu curso online. Confira! 

A importância do tráfego orgânico cursos online

 Você deve ter feito muitas edições, scripts e gravações até chegar à versão final do seu curso online. Foram meses de muito trabalho e estudos. 

Finalmente, chega o momento de lançá-lo! Então, você o publica em uma plataforma online renomada no mercado. 

Eis que algo dá errado! 

Por que as pessoas não se inscrevem em seu curso online? Você investiga e descobre que pouquíssimas pessoas estão visitando sua página de vendas. 

Se é isso que está acontecendo, é porque você não considerou uma das partes mais importantes para atrair clientes para o seu negócio digital: o tráfego orgânico. Através dos visitantes, você aumenta as chances de atrair alunos interessados nas suas aulas e, por consequência, ter mais vendas. 

Como gerar tráfego orgânico

Levante palavras-chave relevantes

A primeira dica para gerar tráfego orgânico para cursos online é sempre buscar oportunidades. Que tipo de oportunidade são essas? Oportunidade de saber quais palavras-chave atraem o público certo para você.

Três ferramentas podem ser úteis nesse processo:

  • Google Adwords
  • Keyword Tool
  • Google Trends

Com essas ferramentas, você pode se certificar a respeito da relevância do tema do seu curso entre os internautas.

Também é possível identificar quais palavras-chave são relevantes para o assunto e, por fim, o quão competitivos esses termos são. 

Após uma análise cuidadosa, você pode decidir quais palavras são mais relevantes para promover o número de visitantes, sob o ponto de vista do tráfego orgânico. 

falar com um consultor

Monitore seus concorrentes

Ficar de olho na concorrência pode ajudar a identificar formas de melhorar o tráfego orgânico do seu curso online

Realize uma análise importante e minuciosa para identificar todos os aspectos, todos os detalhes e tudo o que fazem e que pode ser otimizado no seu curso. 

Em seguida, aplique todas as lições que você aprendeu e personalize tudo o que puder para chamar a atenção das pessoas para o seu curso.

Invista em SEO

Se possível, invista em SEO para melhorar ainda mais a visibilidade e colocar o seu curso em primeiro lugar em buscadores, como o Google. Alguns detalhes são importantes para gerar tráfego orgânico: 

  • Palavras-chave do título;
  • Palavras-chave para meta-descrição.
  • Tipo de link do Google;
  • Foto do autor nomeada com uma palavra-chave.

Conquiste a atenção com boas headlines

Muitos especialistas falam sobre a importância de chamar a atenção através de bons títulos. Afinal, é a primeira informação que o lead terá contato. Se o título da página de vendas chamar a atenção, é muito provável que a pessoa adquira o curso. 

Portanto, é importante pensar no título certo para o curso. Por isso, considere que um bom título deve: 

  1. Ter uma informação útil
  2. Passar senso de urgência
  3. Apresentar algo único
  4. Ser ultra-específico

Aliás, incluir essas quatro características em uma headline pode ser desafiador. Mas, caso consiga, as chances de chamar a atenção do público são maiores. Com isso, você tende a conseguir mais tráfego para a página. 

Analise os resultados

A análise te ajudará a saber como o curso será afetado quando o tráfego orgânico for gerado. 

Se você publicar vários cursos, poderá comparar dados e ver o que contribuiu para o desempenho de cada um. Assim, poderá pensar em novas estratégias, que contribuam para aumentar o número de cliques e de alunos. 

O Google Analytics pode ser muito útil nessas horas. Com essa ferramenta, você pode comparar os dados de visualização e ver como a geração de tráfego orgânico melhorou a visibilidade do seu curso. 

Certifique-se de verificar quais foram os termos usados para encontrar o seu conteúdo. A informação também será valiosa para otimizar os resultados de ações futuras relacionados ao tráfego orgânico.

O que achou das dicas? Para criar o funil de vendas completo para o seu curso online, experimente o SparkFunnels. A ferramenta da HeroSpark tem um plano 100% gratuito, com várias funcionalidades úteis para alavancar os resultados do seu negócio digital.


Categorias