vantagens do ead

Conheça as vantagens do EAD na hora de expandir seu negócio

Todo mundo tem vontade de expandir sua empresa e atingir um público maior, gerando, assim, mais vendas e ganhos. Mas fazer isso presencialmente é um desafio. As barreiras geográficas e temporais limitam um crescimento em escala. E isso se torna um obstáculo ainda maior quando se tem pouco dinheiro para investir. Mas, na esfera digital, podemos conhecer diversas estratégias para gerar essa expansão. E é aqui que se enquadram as vantagens do ead.

Neste artigo, vamos abordar o contexto mercadológico atual e te auxiliar a encontrar oportunidades de melhorar seu negócio por meio de cursos online, apontando as principais vantagens do ead.

Vantagens do EAD no cenário mundial e nacional

Mundial

De 2009 para 2014, o mercado de ensino a distância cresceu de $ 27 bilhões para $ 50 bilhões. Os números quase dobraram neste período. Podemos listar três pontos que motivaram esse crescimento:

  • Cursos universitários;
  • Treinamentos vocacionais;
  • Ensino voltado para adultos.

Público adulto no centro do EAD

A maioria das pessoas pensam que o ensino a distância é focado apenas para um público jovem. Bom, isso não é verdade. Uma das principais vantagens do ead é a facilidade encontrada no meio digital. Os alunos que possuem entre 30 e 40 anos, na maioria das vezes possuem a própria casa, uma família e um emprego que toma a maior parte do tempo disponível. Dificilmente essa pessoa terá tempo para se deslocar até uma universidade ou, então, cumprir uma carga horária extensa de curso. Por isso, o online surge com uma força muito maior.

Também podemos citar a importância dos treinamentos vocacionais dentro desse crescimento. Estes cursos conseguem dar um direcionamento vocacional na carreira do profissional, e têm bastante adesão pelo público adulto. Porém, as aulas não precisam apenas focar na profissão do aluno. É possível entregar cursos variados, relacionados aos interesses e hobbies, por exemplo.

Essa é uma das oportunidades criadas pela internet. As pessoas estão cada vez mais autodidatas, não precisam necessariamente de um professor ou de uma sala física para aprender determinado conteúdo. Basta ter uma ferramenta com o conhecimento à sua disposição.

vantagens do ead

Rentabilidade do negócio

Uma pesquisa feita pelo CEO da Learndash, Justin Ferriman, dentro das maiores 500 empresas do mundo, indicou que cada dólar investido em treinamento gera $ 30 de receita. Ou seja, para quem busca uma oportunidade de crescer, o online é uma ótima aposta. Claro, para atingir tais resultados é necessário planejamento estratégico, não é uma fórmula mágica.

Esse é um dado interessante para quem quer expandir o negócio, mas não consegue enxergar oportunidade no presencial. Uma das vantagens do ead é que você tem a possibilidade de quebrar diversas barreiras impostas pelo ambiente físico.

Qual o cenário nacional?

Os dados levantados pela Sagah apontam que, em 2016, o EAD representava 26% da educação superior no país. Mas, além disso, o estudo aponta que em 2023 o EAD corresponderá a 51% deste mercado. Ou seja, o ensino a distância será maior que o presencial.

Para você que quer expandir o negócio ou está procurando algo novo para investir, é fato que além do grande potencial de crescimento há também diversas vantagens do ead. Na área da educação propriamente dita, a quantidade de vagas em instituições públicas não acompanha o crescimento populacional ou o número de pessoas que desejam ter uma formação. Além disso, nos últimos anos o número de incentivo para levar as pessoas às universidades diminuiu muito. Reflexo da crise econômica e política, que respinga em toda a educação.

Comprovando essa dificuldade, números recentes indicam que 67% das pessoas que não estão dentro de uma universidade só poderiam comprar um curso superior caso este fosse ofertado através do ensino a distância. Por que não aproveitar a oportunidade?

Quais são as oportunidades?

As oportunidades podem ser identificadas por qualquer público. Serve para você que já trabalha com ensino, para quem ainda não trabalha nesta área e, até mesmo, para quem não pretende criar um negócio voltado à educação.

Aumentar drasticamente o público alvo em potencial

As pessoas estão cada vez menos interessadas em divulgação feita em mídias tradicionais como outdoor ou televisão. Essa estratégia tem enfraquecido pois, atualmente, o marketing digital ganhou muito mais força. Pense um pouco: onde está o seu público potencial? Provavelmente mexendo no celular ou acessando redes sociais. Ou seja, quem procura seu produto está no meio online.

Por isso, a esfera digital é o melhor ambiente para aumentar seu público, mesmo que seu negócio não seja online. Caso você dê aulas de violão, por exemplo, se não houver uma página em alguma rede social divulgando seu negócio, provavelmente você deixará de atingir uma parcela importante de clientes. A explicação é bem simples. Quantos outras escolas de música não possuem páginas e produtos divulgados na internet? Quem é visto, é lembrado. Não se esqueça disso.

Bem, se a divulgação online é tão poderosa para quem possui empresas físicas, imagine para quem possui um negócio digital. É muito mais fácil conquistar novos clientes e atingir um público maior se você está inserido no meio online e investe em marketing digital. O seu cliente em potencial não precisa sair da internet para chegar até você.

Otimizar o ticket médio e margem de ganho da venda de cursos

Menor esforço x melhor retorno

O esforço necessário para ministrar um curso presencial é imenso. Você precisa organizar uma sala, pensar na logística da sua equipe e do público e, às vezes, até gastar com um coffeebreak, por exemplo. Mesmo que isso não custe dinheiro, irá custar tempo e conhecimento.

No online, a conta é muito mais simples. Uma das vantagens do ead é que com um notebook e um software você fala com milhares de pessoas. Seus clientes não precisam estar no mesmo local. Na verdade, não precisam nem assistir à aula no mesmo tempo. Além de quebrar a barreira geográfica, você quebra as barreiras de tempo. Seu conhecimento se torna menos perecível se comparado ao presencial.

Não se esqueça de que o Brasil é um país continental. Caso você seja de São Paulo, comunicar com alguém da Bahia é muito mais simples por meio das plataformas digitais.

Otimização do ticket e maior ganho

Talvez você não saiba, mas a hora de conteúdo é muito mais valiosa no online do que no presencial. Isso acontece pois, nos cursos online, o conhecimento é repassado de forma mais enxuta e muito mais direcionada ao aluno. É possível afunilar seu público e criar cursos extremamente específicos, o que cria soluções on-demand. No exemplo da aula de violão, você pode criar um curso voltado para quem quer aprender a tocar violão, mas com ênfase em MPB.

Essa especificação faz com que o cliente valorize muito mais o conhecimento repassado, pois se torna muito mais direcionado. Fazer isso no presencial poderia ser um fracasso, uma vez que o público atendido fisicamente seria muito menor em relação ao alcance do online.

Além disso, há a estratégia de baratear o preço da aula para aumentar ainda mais o público. Basta identificar o que é melhor para você e sua empresa.

Entregue soluções

É importante analisar qual é a solução que você está entregando para o seu aluno e qual o valor que ele está enxergando no curso ofertado. Uma das vantagens do ensino ead é que por meio do afunilamento e da especificação do conhecimento, é mais fácil identificar se você está comunicando o que é necessário ao público. Faça com que o seu aluno entenda o valor do que você tem a ensinar, e seu curso será muito mais valorizado.

Aumentar a carga horária do curso sem aumentar o custo

Esse é um ponto muito importante para quem trabalhar de forma autônoma ou, então, para quem percebe que o próprio negócio não tem mais para onde crescer no âmbito físico. Voltando ao exemplo do instrutor de violão: por meio de cursos online você pode oferecer cursos novos ao seu público, sem que isso signifique novos gastos. Além disso, você reduz as recusas a novos alunos, que ocorrem muitas vezes por conta de falta de tempo.

Vamos a um outro exemplo: a sua empresa oferece um curso de dois meses. Utilizando o EAD, você pode aumentar a duração para três meses, ofertando o terceiro mês por meio de uma plataforma digital. Além disso, para quem é consultor ou autônomo, possui agendas apertadas e dificuldade de se deslocar, pode oferecer consultoria online em horários alternativos. Assim, ao invés de atender 10 pessoas em uma sala presencial, pode atender 50 via transmissão online.

Promover eventos online para crescer a sua demanda presencial

O mais importante é criar pessoas interessadas em consumir o seu conteúdo de fato. Por meio de eventos online, é possível educar seus clientes em relação ao produto que está sendo oferecido.

É possível criar palestras, encontros virtuais, congressos e gerar conteúdos extras para quem procura seu produto. Assim, você entrega valor antecipadamente para esses prováveis clientes, aumentando a necessidade deste público pelo serviço que você tem a oferecer.

Conclusão

Como você pôde perceber, o online possibilita milhares de oportunidades para quem quer expandir o negócio por um investimento muito mais baixo. Uma das inúmeras vantagens do ead é que possível ultrapassar barreiras impostas no ambiente físico, aumentando muito mais o seu público e agregando um valor maior a sua marca.
Não se esqueça que em pouco tempo o EAD representará mais do que o ensino presencial dentro do Brasil, o que sugere uma área bem interessante para quem quer investir. Além disso, a possibilidade de aumentar a presença da sua empresa é muito maior, gerando aumento de lucros e a expansão que você almeja.


Categorias