Falta de motivação no trabalho

14 dicas imperdíveis para vencer a falta de motivação no trabalho

Evitar a falta de motivação no trabalho é o sonho de toda a empresa, e isso tem sido um dos maiores desafios no mundo corporativo.

Muitas vezes ficamos sem saber como mudar esse quadro e o RH é o principal aliado para manter a motivação no trabalho.

Diante de uma boa gestão organizacional, o colaborador demonstra um melhor desempenho.

Mas esse não é um trabalho fácil, se levado em consideração a singularidade de cada colaborador.

Mas o que é motivação? Segundo o dicionário é um impulso – emocional, biológico e social – que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos.

É a energia responsável por dar início (e mantê-lo) para que as metas sejam cumpridas.

A performance de cada indivíduo está diretamente ligada a inspiração e propósito que ele enxerga nas tarefas diárias que realiza.

Desta maneira é essencial estar atento às novas maneiras de incentivar evitar a falta de motivação da equipe para obter melhores resultados.

Para manter seus funcionários estimulados, listamos 10 dicas de motivação no trabalho para você começar a colocar em prática:

motivação no trabalho

14 dicas para evitar a falta de motivação no trabalho

1- Entenda o propósito

Saiba qual é o propósito pessoal dos seus funcionários, para assim uni-lo ao da empresa.

Desta forma é possível mostrar que os dois andam na mesma direção.

Com os objetivos alinhados fica mais fácil demonstrar a importância de cada um dentro da estrutura organizacional, fazendo com que ele se sinta valorizado e engajado com o trabalho.

2- Reconheça o valor de cada um

Cada pessoa possui uma habilidade específica. Reconhecê-la e elogiá-la transforma a rotina e motiva o funcionário.

Saiba reconhecer o valor que cada um possui e oriente-o a melhorar cada vez mais. Assim, cada conquista é um impulso a mais para realizações com mais empenho.

Quando uma pessoa executa um bom trabalho, porque não reconhecer isto com um elogio?

Isso é algo que deve ser rotineiro para a melhora da motivação no trabalho.

Reconhecer e auxiliar são características de um gestor que se importa com seus colaboradores e também de uma boa companhia.

Saiba visualizar o papel e valor de cada um, conhecendo seus pontos fracos e fortes e apreciando suas habilidades únicas.

3- Fique atento às necessidades dos funcionários

Muitas vezes, os membros da equipe necessitam de ferramentas para realizar o trabalho e a ausência delas pode afetar diretamente na qualidade da entrega.

Observe e pergunte se há a necessidade de treinamentos ou equipamentos melhores para que eles sintam confiança no trabalho e saibam que podem contar com você caso seja necessário mudanças e melhorias.

4- Tenha um tratamento humanizado

Este tópico parece desnecessário, mas não é. Esse é um dos passos mais importantes para a motivação de seus funcionários.

É preciso ter em mente que cada membro tem suas particularidades e tratá-los com a importância que cada um possui é o primeiro grande passo para uma comunicação assertiva.

Respeito a hora de se comunicar é fundamental para uma maior qualidade de relacionamento.

5- Estabeleça metas equivalentes

Tenha bom senso no momento de estabelecer objetivos – tanto para equipe como um todo quanto para cada membro – seja realista e busque sempre o crescimento individual quando forem alcançados.

Criar metas irreais acarretam a desmotivação e criação de crenças que podem vir a limitar o comportamento de seus funcionários.

Então, é sempre bom elogiar os resultados alcançados e buscar entender as gratificações que mais os motivam.

É preciso deixar claro o que é esperado de cada um, desta forma evita-se ruídos na comunicação e o trabalho é exercido com mais qualidade.

Estipular metas realistas de acordo com o mercado atual é primordial para manter a motivação no trabalho.

Muitos líderes criam metas inatingíveis para que os colaboradores não possam batê-las e eles não tenham que recompensá-los com alguma espécie de gratificação.

Mas está é uma estratégia equivocadíssima que só traz mais desmotivação!

Estipule metas realistas, que motivem o desenvolvimento individual e quando atingidas, recompense seus colaboradores, pois eles fizeram por merecer.

Aproveite as oportunidades certas para parabenizá-los por bons resultados.

Elogiar o serviço de um colaborador em específico irá motivar os colegas a também baterem suas metas.

Tente entender quais formas de gratificações mais incentivam cada um dos seus colaboradores e desenvolva benefícios de acordo com o desempenho de cada um deles.

Alguns colaboradores podem achar mais motivante um destaque como colaborador do mês, enquanto outros podem preferir um bônus monetário.

É necessário saber estipular o que melhor funciona para cada equipe e, assim, evitar a falta de motivação no trabalho.

6- Esteja disponível

Imagine que exista alguma dúvida ou conflito dentro da equipe o melhor jeito de resolver é estar a par dos acontecimentos e conduzi-los da forma mais saudável e tranquila possível.

Durante um momento de crise ou dificuldade esteja ao lado da equipe e disponível para orientar e suavizar o caminho, evitando a falta de motivação da equipe.

7- Capacite seus funcionários

Por mais tempo de casa que o funcionário tenha é necessário mantê-lo atualizado com treinamentos e capacitações para que ele saiba das ferramentas disponíveis no mercado e a melhor forma de utilizá-la para que os resultados sejam cada vez mais satisfatórios.

Invista, também, em desenvolvimento pessoal, para que assim ele tenha motivação dentro e fora do trabalho.

Lembre-se, formar e capacitar não é o desafio mais difícil e sim manter os funcionários engajados em sua equipe.

O conhecimento deve ser sempre renovado, independente da área de atuação.

Desta forma, é imprescindível investir em especializações com cursos e treinamentos para manter seus colaboradores sempre a par da companhia.

Invista em treinamentos especializados, pois proporcionar um desenvolvimento pessoal irá gerar não apenas uma motivação pessoal, mas também uma retenção de talentos.

A boa motivação no trabalho é muito importante, mas que de nada adianta sem que exista o investimento em treinar e capacitar colaboradores para que estejam cada vez mais satisfeitos com o atual emprego e desejem se capacitar para permanecer na empresa.

Dica: Utilize uma plataforma de ensino a distância para treinar seus colaboradores. Assim você economiza tempo e dinheiro ao mesmo tempo em que investe na capacitação.

8- Saiba a importância do feedback

Analisar o comportamento e dar retorno para seus funcionários é o principal ponto para alinhar resultado e postura profissional, assim é possível saber se o trabalho está sendo bem feito e é possível identificar quais são os pontos que precisam melhorar.

O objetivo do feedback é construir comportamentos que são vistos como bons e devem ser continuados.

Por isso é necessário ter atenção neste momento para que o foco não seja somente no negativo e sim formas de melhoras e comportamentos a se continuar.

Feedbacks são sempre necessários, tanto os positivos quanto os negativos.

Essa é uma forma simples de demonstrar ao seu funcionário se o seu serviço está sendo bem executado, caso não esteja, devem ser apresentadas sugestões de aperfeiçoamentos para que no futuro, os erros possam ser evitados.

O feedback deve ser construtivo para o colaborador, então, evite críticas que não possam ser aproveitadas e aproveite para fazer comentários que façam o colaborador se sentir motivado.

Mesmo que os resultados não estejam condizentes com a meta, junte sua equipe e converse sobre o que está acontecendo.

Juntos, tentem pensar no que pode ser melhorado e como isso pode ser feito.

9- Incentive seus funcionários

Demonstre a importância que cada um tem dentro da empresa, lembre-os dos objetivos a serem alcançados, que cada ação afeta outras áreas e qual o valor dele nesse processo.

Esteja aberto a novas ideias e formas de realizar o trabalho para que eles sintam mais liberdade e motivação para alcançá-las.

Desta forma é possível criar um senso de responsabilidade maior pelos resultados atingidos e afastar definitivamente a falta de motivação no trabalho.

10- Celebre os resultados

Quando algo dá certo ou um objetivo é alcançado elogie o funcionário e comemore com ele.

Deste modo é possível saber se o que está sendo feito está no caminho certo.

Os elogios, sejam individuais ou públicos, são chave para aumentar a motivação no trabalho e consequentemente o empenho da equipe.

Assim os colaboradores entendem a importância do trabalho realizado e sabem que podem contar com você sempre que necessário.

11- Trate todos de maneira igual

Um grande passo a ser tomado para melhorar a motivação no trabalho é ter em mente que independente do cargo, todos os colaboradores merecem ser tratados de forma igualitária

Um funcionário não deve se sentir inferior aos outros de maneira alguma, pois todos são imprescindíveis para o bom funcionamento de uma companhia.

Respeito deve ser a base de qualquer relação, independente do ambiente.

Não se deve deixar de cumprimentar, conhecer seus colegas e funcionários pelo nome e fazer o mínimo para ter uma relação agradável.

A sensação de igualdade deve prevalecer em qualquer aspecto para se enfrentar a falta de motivação no trabalho.

12- Ofereça um ambiente agradável

A carga horária de trabalho brasileira é uma das maiores do mundo. Logo, seus funcionários passam boa parte de seu dia dentro da empresa.

Por isso, para evitar a falta de motivação no trabalho, deve-se oferecer aos colaboradores um ambiente minimamente agradável para manter a motivação no trabalho.

O objetivo é fazer com que seus funcionários se sintam o mais à vontade possível. Oferecer infraestrutura adequada e em bom estado é imprescindível para criar um ambiente de trabalho agradável.

Por exemplo, você deve se certificar de que os computadores estejam sempre em perfeito funcionamento e que as cadeiras que seus colaboradores usam sejam confortáveis e adequadas ao tempo em que eles passam sentados.

Também é importante se manter atento nos períodos de alimentação e descanso dos colaboradores.

Isso irá gerar um grande impacto na produtividade e motivação no trabalho.

13- Realize atividades externas

Para manter a motivação no trabalho, é interessante oferecer eventos externos como festas de fim de ano e de comemoração pelo bom desempenho da empresa, com o intuito de melhorar o relacionamento de seus funcionários.

Atividades fora do ambiente da empresa contribuem muito para a produtividade e motivação dos seus colaboradores.

Tente oferecer estes evento o quanto for possível, mesmo que seja apenas um jantar para comemorar o alcance de uma meta, um aniversário da empresa ou um happy hour de sexta feira.

Aproveite estas oportunidades para firmar uma boa relação com seus funcionários.

14- Designe as pessoas certas para os cargos

É imprescindível que o colaborador esteja trabalhando na área em que melhor se encaixa.

Ninguém se dedica completamente a um serviço que não o agrada, o que só aumentará a falta de motivação no trabalho.

Então, para manter uma boa motivação no trabalho é necessário dar aos colaboradores a abertura para se expressar sobre o que lhes agrada ou não e também identificar em cada um deles seus potenciais.

O que pode desmotivar um colaborador?

Segundo estudos realizados pelo Hay Group, consultoria de gestão de negócio, os fatores que levam a falta de motivação no trabalho podem ser variados.

Mas muitas vezes os indícios não são claros. Pensando nisso, separamos alguns para que você possa ficar atento:

Conclusão

Depois dessas dicas de motivação no trabalho, é importante ter ficado claro que ter uma equipe de trabalho motivada pode ser muito mais em conta do que você imagina.

O que é necessário para evitar a falta de motivação no trabalho é dedicação, tempo e força de vontade.

Não há funcionário que possa se manter motivado sem qualquer incentivo.

O primeiro passo a se dar é compreender a necessidade de manter a motivação no trabalho de sua companhia.

Ser capaz de manter sua equipe motivada e estar ciente  de suas necessidades é característica essencial para um grande líder.

Motivar uma equipe pode não parecer uma tarefa fácil, mas é menos complicado do que se imagina.

Conheça bem seus colaboradores e esteja sempre atento às suas necessidades para que os resultados sejam cada vez melhores e a falta de motivação no trabalho nunca se instale.

Motivação e produtividade são dos conceitos que andam lado a lado, baixe nosso e-book e saiba mais:

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias