fórum de discussões

Fórum de discussões: porque você deve apostar nesta ferramenta em cursos online

Você sabe como investir em um bom fórum de discussões? Essa ação pode ser de grande valia para o seu curso online. Então confira mais sobre essa importante ferramenta de interação e compartilhamento e potencialize suas aulas.

Quando surgiu, o ensino EAD trouxe muitas dúvidas. Dentre elas, parecia que a falta de interação entre professores e alunos poderia ser um problema. Porém, com o auxílio de plataformas e ferramentas eficazes, essa questão deixou de ser um incômodo. Mais do que isso: se tornou uma forma de aprendizado cada vez mais adotada. Isso porque começaram a ser utilizadas funcionalidades como o fórum de discussões, por exemplo, que permitem e, mais do que isso, incentivam a participação de todos.

Esse é um espaço que pode ser utilizado para troca de experiências, upload e download de arquivos entre outras ações. Se o seu objetivo é se destacar no mercado, oferecer um bom curso e contar com professores e alunos engajados, confira como investir em um bom fórum de discussões é fundamental para você.

– Veja também: Sala de aula virtual, aproxime o conhecimento dos alunos

fórum de discussões

Fórum de discussões: porque apostar nesta ferramenta

Uma aula bem sucedida é aquela que, além de educar os estudantes sobre o assunto, também os estimula e gera mais perguntas. É nesse cenário que os fóruns de discussões ganham destaque. Em uma plataforma EAD que oferece um sistema exclusivo de fórum, como é o caso da EADBOX, ele é utilizado para potencializar ainda mais o ensino de todos.

Outro ponto extremamente positivo do fórum é que ele permite que o aluno poste uma mensagem de maneira pública e ela possa ser respondida por todos em outro momento. Ou seja: não é necessário que a interação ocorra em tempo real.

Também, é um espaço que serve para fortalecer a conexão entre professor e alunos e tirar possíveis dúvidas que estejam relacionadas aos conteúdos expostos nas aulas. O professor pode utilizar o fórum de discussões, por exemplo, para postar materiais extras e que complementam o ensino. Assim, os estudantes que se interessaram pela aula poderão aprofundar ainda mais o seu conhecimento.

Além de todas essas questões citadas, o fórum é extremamente intuitivo, de fácil entendimento e manuseamento. Assim, é uma excelente forma de fazer com que todos se familiarizarem e se acostumem em acompanhar cursos online.

Como se comportar em um fórum de discussão?

Apesar de ser uma comunicação remota, é importante saber que existem boas práticas para saber como se comportar em um fórum de discussões. Seja você um professor ou aluno, é importante saber quais são as ações a serem feitas e, também, aquelas que devem ser evitadas nesse espaço virtual. Aqui, selecionamos algumas dicas para você seguir:

1. Respeite as regras

Todo fórum de discussões possui suas regras a serem seguidas. Elas normalmente estão relacionadas ao comportamento dos usuários. Por isso, leia-as e saiba o que não pode ser feito. Assim, não será banido.

2. Use boa formatação e escrita

Ninguém gosta de ler títulos com todas as letras maiúsculas, por exemplo. Por isso, use uma boa formatação, que seja agradável para aqueles que irão ler sua mensagem. Essa dica também vale para as respostas. Afinal, quando você escreve frases ou palavras completas com letras maiúsculas, passa a impressão de estar gritando com os outros.

Também, busque escrever de maneira correta, respeitando a ortografia, coerência e normas do nosso idioma. A grafia errada pode ser má interpretada por outros membros do cursos. Essa é uma ação que deve ser cuidada por todos, mas principalmente pelo professor ou tutor das aulas. Isso porque é importante que ele mostre domínio e autoridade dos assuntos. Assim sendo, é importante que saiba a melhor maneira de se expressar por escrito nos fóruns de discussões.

Ainda nesse tópico, vale ressaltar que é importante evitar gírias muito informais ou palavrões. O fórum de discussões em cursos online deve ser entendido como um ambiente profissional. Assim sendo, os participantes devem se comportar dessa forma.

– Você pode se interessar por: Quer trabalhar como professor online? Leia nossas dicas!

3. Seja objetivo

O fórum deve, sim, ser utilizado para a troca de ideias, opiniões, experiência e conhecimento de todos. Porém, é importante escrever mensagens claras e objetivas. Muitas pessoas não possuem tempo ou disponibilidade para ler, interpretar e responder tópicos muito longos. Por isso, pense em mensagens que irão atrair outras pessoas e não afastá-las.

4. Utilize imagens quando considerar importante

Às vezes, uma imagem diz mais do que mil palavras, não é mesmo? Assim sendo, se considerar pertinente, utilize-as para fazer com que seu tópico seja melhor entendido por todos.

5. Pesquise antes de postar

Se você está com uma dúvida sobre um assunto, pesquise antes de publicá-la. É possível que outras pessoas tenham tido essa mesma pergunta e essas questões já tenham sido solucionadas. Essa ação auxilia a evitar postagens duplicadas e mantém apenas um tópico relevante sobre esse assunto.  

6. Ajude e seja ajudado

Encare o fórum de discussões como um local para ajudar os outros – e, é claro, ser ajudado também. Afinal, essa é a principal ideia em oferecer um grupo de discussões ativo.

Pronto para investir em um bom fórum de discussões?

Por fim, podemos compreender que esse é um espaço que favorece e estimula o relacionamento, liberdade e interação entre todos. Ali, os estudantes e professores podem exteriorizar pensamentos e encontrar novas soluções para inúmeras questões.

O fórum deve ser entendido como uma ferramenta fundamental de interação e ensinamentos no que diz respeito ao ensino EAD. Afinal, permite que um mesmo assunto possa ter várias abordagens e pontos de vistas diferentes. Assim, potencializa o ensino e engajamento de todos.

Você já utiliza um fórum de discussões no seu curso? Entre em contato conosco e saiba mais sobre a ferramenta que oferecemos para potencializar o seu ensino virtual!

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias