criar portal de treinamento

Como criar portal de treinamento para ensino online5 min read

Você sabe como criar portal de treinamento para ensino online? Reconhece a importância dessa ação para o engajamento e melhora do seu EAD? Então confira nosso artigo e saiba mais sobre esse espaço dedicado para a potencialização do aprendizado.

Entrar no mercado do ensino a distância tem sido a opção para muitas pessoas que desejam passar para frente o seu conhecimento e, como consequência disso, também gerar renda. A facilidade em compartilhar informações e a comodidade de poder assistir aos cursos sem precisar sair de casa fazem com que surjam cada vez mais adeptos dessa modalidade. Nesse cenário, saber como criar portal de treinamento para disponibilizar as suas aulas pode ser fundamental para garantir que elas tenham maior acesso e escalabilidade.

Assim, a empresa pode colocar seus cursos à venda da maneira que preferir: seja no modelo tradicional, como a venda individual de um curso, por exemplo, ou por meio de assinatura, em que vários treinamentos são disponibilizados mediante pagamento mensal. Seja qual for a escolha mais adequada para você, é preciso saber por onde começar, certo?

Porém, se você ainda está com dúvidas sobre a importância desse formato de ensino, confira os benefícios que ele pode representar para a sua marca.

– Confira também: Como criar seu primeiro curso online em menos de 1 hora

criar portal de treinamento

Qual o objetivo em investir em treinamentos online?

O portal de ensino é um ambiente em que são disponibilizados e consumidos os conteúdos. Assim, funciona como uma forma da intermediação de todo o processo de aprendizagem.

Ao criar portal de treinamento para ensino online, você pode oferecer uma excelente ferramenta e solução corporativa para gestão do conhecimento. Isso porque esse ambiente de aprendizado facilita os treinamentos internos e possibilita a aplicação de cursos para novos colaboradores.

Ao escolher uma boa plataforma para o seu portal, será possível fazer o acompanhamento do desenvolvimento das equipes, a padronização de processos e a nivelação os seus times de funcionários. Assim sendo, é uma ação que traz resultados positivos tanto para a empresa quanto para o colaboradores.

Porém, como colocar em prática a criação do portal? Aqui, separamos 4 etapas para tirar do papel o seu projeto. Confira!

Como criar portal de treinamento?

Etapa 1: planejamento

O primeiro passo para tirar qualquer ação do papel é planejar. Por isso, é necessário pesquisar e colocar no papel tudo o que será preciso para investir no seu portal de treinamento online. Por exemplo:

  • Qual será o assunto do curso?
  • Para quem será destinado o treinamento?
  • Qual é o orçamento que será destinado para essa ação?
  • Qual é o seu cronograma – ou seja, quando deverá ser entregue o curso?
  • Como será dividido e comercializado o seu curso?
  • Onde ele será hospedado?
  • Quantas pessoas estarão envolvidas nesse projeto?
  • Quais serão os modelos das aulas?

Enfim: são inúmeras as questões que envolvem o planejamento de um curso EAD. É fundamental que, antes de criar portal de treinamento, todas essas questões estejam muito bem definidas.

– Veja: Portal de cursos online: comece de forma descomplicada

Etapa 2: gravação

Definidos o planejamento e os objetivos do seu curso, é hora de começar a gravá-lo. Hoje, o formato de aulas mais utilizado é o de videoaula. Porém, isso não significa que ele não exige conhecimento, dedicação e outros complementos.

É importante investir em uma boa gravação para o seu treinamento online. Para isso, é importante contar com uma boa câmera, iluminação e captação de som.

Hoje são vários os smartphones que já oferecem as condições mínimas para a gravação de um vídeo. Confira se o seu oferece essa capacidade e, então, busque por outras ferramentas que potencializem e garantam um bom vídeo.

Além do conteúdo de extrema qualidade, vale a pena investir em animações, infográficos, tutoriais entre outros formatos que possam garantir um melhor aprendizado ao seu aluno. Também, o professor pode oferecer dicas extras de leitura, ações de gamificação e exercícios de fixação. Assim, pode disponibilizar esses materiais no portal de treinamento e garantir um suporte extra no aprendizado. Isso poderá aumentar o engajamento de todos.

– Complemente a leitura com: Como gravar videoaulas de cursos online: dicas técnicas de gravação

Etapa 3: plataforma EAD

Tão importante quanto planejar e produzir bons treinamentos, é fundamental contar com uma boa plataforma EAD. É ela que garantirá que você possa criar portal de treinamento.

Busque por alguma que resolva todas as exigências do seu treinamento online. Desde a parte técnica, ou seja, suporte de transmissões, até a personalização. Assim, é possível que você ofereça um design, layout e interface interessantes aos seus alunos. Pense que ao criar portal de treinamento para ensino online você terá um novo canal para fortalecer a identidade da sua marca.

Também, confira se a plataforma de educação corporativa garante o compartilhamento de informações, permitindo que haja interação entre professores e alunos.

Etapa 4: divulgação

Agora é hora de começar a colher os frutos do seu treinamento online, o momento de divulgar e lançar o seu trabalho. Somente por meio de uma boa divulgação é que as pessoas terão conhecimento sobre o seu material. Assim, não hesite em utilizar diversos canais e ferramentas.

E-mail, redes sociais, blog, parcerias, WhatsApp entre outros. Todos esses canais podem ser interessantes para potencializar a sua estratégia de divulgação e lançamento.

– Leia também: Como Divulgar e Promover Cursos Online: 8 ideias testadas e aprovadas para alcançar mais pessoas (Garantido)

Pronto para criar portal de treinamento para educação corporativa?

Com essas 4 dicas, você está melhor preparado para criar portal de treinamento para treinamentos online. Lembramos que a EADBOX ajuda em todas essas etapas citadas! É uma plataforma que permite a produção de treinamentos e cursos online além de, é claro, a criação do seu próprio portal de ensino. Assim, será possível controlar todos os dados e estatísticas das suas ações em um só lugar.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer por você.

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias