metas do treinamento

Aprenda a determinar e alcançar as principais metas do treinamento corporativo

Para calcular o sucesso de uma ação, seja ela qual for, é preciso definir o seu objetivo, certo? Com os treinamentos corporativos isso não é diferente. Assim sendo, aprenda a determinar as metas do treinamento – e, então, trace caminhos certeiros para o sucesso.

Essa é uma etapa essencial para potencializar e qualificar os colaboradores de uma empresa. Isso porque, para ser destaque no mercado, uma instituição precisa contar com um bom time de profissionais. E isso só acontece quando a própria empresa investe nesse time, oferecendo boas ações de treinamento e desenvolvimento e estabelecendo boas metas a serem alcançadas.

Assim sendo, se você deseja aumentar a sua produtividade, reter seus talentos e contar com um time cada vez mais preparado para enfrentar o mercado, aprenda a definir as metas do treinamento corporativo. Veja como com as nossas dicas.

– Complemente a leitura com: O que é treinamento corporativo: conheça os benefícios

metas do treinamento

Como definir as metas do treinamento corporativo?

Uma meta é algo que precisa ser mensurável de maneira concreta. Ou seja, precisa de um prazo estabelecido para ser alcançada. Ainda, é essencial descrever quais serão os recursos necessários para alcançá-la e qual o papel de cada pessoa para trilhar essa jornada de sucesso.

Para isso, o primeiro passo é definir o motivo que fez com que esse treinamento fosse desenvolvido. Normalmente, esse motivo é identificado após o RH ou os gestores repararem que há a necessidade de aprimorar um ponto específico de ação da empresa. Assim, se existe algo que não está funcionando como deveria, a empresa deve fazer algo a respeito.

Pode ser um problema específico de um profissional, um setor que está desalinhado com os demais, dificuldades de manuseio de novas ferramentas, entre outros. Seja qual for o motivo, é importante defini-lo e então traçar ações para corrigi-lo. Ou seja, as metas a serem alcançadas.

Outro ponto importante a ser levantado é: para manter a sua empresa sempre atualizada e com profissionais qualificados, é importante que as ações de T&D sejam parte da cultura empresarial. Assim, todos os colaboradores serão estimulados a continuarem o seu desenvolvimento.

– Confira também: Cultura de capacitação de colaboradores: como se beneficiar dela

Definindo as suas metas

E então, quais são as metas do treinamento da sua empresa? Como conquistá-las? Definindo-as de maneira clara e utilizando todas as ferramentas de suporte ao seu favor. Uma boa dica é utilizar todo o conhecimento das Metas SMART ao seu favor.

O método é excelente para auxiliar a gestão na definição desses objetivos a serem alcançados. Ele possui esse nome pois cada letra significa uma palavra que auxilia a transformar a sua meta em algo concreto. Seguindo os preceitos da ferramenta SMART, seu objetivo deve ser:

S = specific (específico)

M = measurable (mensurável)

A = attainable (atingível)

R = relevant (relevante)

T = time based (ou temporal)

Exemplo de meta SMART

Contratar 5 funcionários (mensurável) para a equipe de vendas (específico) até janeiro de 2019 (temporal). Ainda, de acordo com os dados pré-estabelecidos da empresa, esse objetivo deve ser atingível e relevante.

Como alcançar as metas do treinamento corporativo?

Utilizando a ferramenta SMART e tendo suas metas bem definidas, é hora de traçar as melhores ações para alcançá-las. Para isso, é importante ter uma equipe engajada, que saiba que precisa melhorar. Ainda, a empresa também deve oferecer toda a estrutura e conhecimento necessário para esse avanço.

Nesse cenário, ganham espaço os treinamentos e ações de desenvolvimento via EAD. Isso acontece porque os ambientes online são uma boa alternativa para gerar maior escalabilidade, controle e redução de custos com treinamentos.

Para saber mensurar de maneira concreta o seu treinamento, você também pode utilizar o ROI – retorno sobre investimento. Assim, é preciso colocar na balança a seguinte equação:

[(Receita gerada – Custo do investimento) ÷ Custo do investimento] x 100

Após fazer esse cálculo, espera-se – obviamente – que o resultado seja positivo em números.

– Leia também: Precisa otimizar treinamentos? Veja como com nossas dicas

Resultados de um bom treinamento

Além de alcançar a meta pretendida, as boas ações de treinamento e desenvolvimento trazem consigo outros inúmeros benefícios para as empresas. Dentre eles:

Domínio de novas ferramentas tecnológicas

Ao utilizar ferramentas e plataformas online para facilitar e otimizar os treinamentos, os colaboradores também aprendem além do conteúdo ali disponibilizado. Assim, ao mesmo tempo em que se qualificam, passam a obter maior conhecimento técnico de ferramentas e ambientes de aprendizagem virtual. Essa é uma habilidade que eles levarão consigo para a vida.

Melhora no clima empresarial

Ao definir e conquistar as metas do treinamento corporativo, passa-se a contar com uma equipe mais alinhada. Assim, há uma melhora no clima empresarial, em que todos estão em busca do mesmo objetivo.

Ainda, as ações de treinamento auxiliam a fortalecer o relacionamento entre os colaboradores, que ficam mais dispostos a compartilhar o conhecimento e auxiliar o próximo.

Satisfação e retenção de talentos

Ações de treinamento e desenvolvimento, além de resultarem no alcance de metas para a empresa, também geram maior satisfação pessoal para os colaboradores. O resultado? Profissionais mais qualificados e que desejam permanecer na empresa.

Mudança na cultura

Outro ponto positivo que vem junto com o alcance das metas é a mudança na cultura empresarial. Essa é uma característica observada com o passar do tempo. Ou seja: não muda de uma hora pra outra. Porém, é algo que traz consigo o investimento constante nos colaboradores. É uma forma de as empresas valorizarem seu patrimônio humano e o incentivarem.

Está pronto para definir as suas metas do treinamento corporativo?

E então, agora que você já sabe como definir as metas do treinamento e as vantagens em investir nas ações de capacitação, está pronto para transformá-las em realidade? Já realiza atividades de T&D em sua rotina corporativa? Deixe seu comentário!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias