como escalar treinamentos

Como escalar treinamentos de franquias para reduzir custos e ganhar tempo

Você sabe como escalar treinamentos para franquias? As redes de franquias são um formato de negócio que se destaca no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o primeiro trimestre de 2018 teve um crescimento nominal de 5,1% em relação ao mesmo período de 2017. Muitos empreendedores que estão iniciando optam pelo investimento em franquias, isso porque eles assumem o controle de uma loja, por exemplo, de marcas já consolidadas e oferecem os mesmos produtos e experiência de compra para os clientes em qualquer lugar do mundo.

É importante saber que o empreendedor que investe em franquias precisa ter um capital inicial bom, dependendo da franquia escolhida, e adquirir todos os direitos com a franqueadora. Outro ponto essencial para obter sucesso ao investir numa franquia é contar com uma equipe altamente qualificada. Isso porque é necessário manter o mesmo padrão de serviços e produtos em todas as lojas da marca.

Se o padrão de qualidade deve ser mantido entre todos os franqueados, saber como escalar treinamentos se torna uma ação extremamente importante. Dessa forma, se você deseja se tornar um novo franqueado, saber como oferecer bons programas de treinamento pode ser o ponto de destaque para o seu negócio. Aproveite, ainda, todas as ferramentas que a tecnologia pode oferecer para isso. Assim, será possível fazer um treinamento padronizado e eficaz para todos da sua equipe. Confira como!

– Veja também: Conheça a lei de franquia e fique por dentro das normas que regem este modelo de negócio

como escalar treinamentos

Como escalar treinamentos de franquias?

Como dito anteriormente: franquias exigem alta padronização e qualidade. Por isso, é mais do que necessário investir em ações de treinamento eficazes, que aproveitem ao máximo o tempo e prendam a atenção das suas equipes. É assim que se destacam os treinamentos online que são capazes de poupar tempo, padronizar, oferecer alto controle de relatórios e, ainda, poder ser feito em larga escala. Uma franquia que possui lojas em vários estados do Brasil, por exemplo, pode produzir apenas um treinamento e distribuí-lo para a sua equipe em vários cantos do país.

Resumidamente, a capacitação via cursos online para franquias permite ao empreendedor saber como escalar treinamentos de maneira saudável. Assim, com uma única aula em vídeo é possível atingir várias unidades de franquias. Isso sem contar na economia de tempo de todos os envolvidos com o treinamento, pois não há a necessidade de preocupar-se com deslocamento e demais despesas com infraestrutura.

– Você também pode se interessar por: Conheça o mercado de franquias no Brasil e explore este modelo de negócio

As vantagens dos treinamentos para franquias via EAD

Para saber como escalar treinamentos é útil conhecer outras vantagens oferecidas pelo formato de cursos online. Dentre elas, podemos destacar:

Flexibilidade

Ao realizar treinamentos de forma tradicional, é preciso que todos os colaboradores estejam presentes na mesma hora e local. Essa é uma ação que nem sempre é tão fácil de conciliar. Investindo nos treinamentos online, cada profissional pode realizar o treinamento no horário e local mais conveniente — de acordo com o prazo estipulado pela empresa.

Padronização

Deve ser produzido um material com extrema qualidade e profissionalismo. Após a criação, ele é revisado e, então, aprovado pela franqueadora. Assim, o treinamento é apresentado da mesma maneira para todos os profissionais da equipe. Isso faz com que não sejam possíveis interpretações errôneas e demais problemas que poderiam surgir no discurso dos instrutores. Por fim, é oferecido um treinamento-padrão e de alta qualidade.

Viabilidade

É mais fácil investir em uma boa plataforma EAD para saber como escalar treinamentos do que reunir em um auditório todos os colaboradores de várias cidade, estados e até mesmo países, dependendo da franquia. A tecnologia é a maior das suas aliadas no momento de oferecer os treinamentos para as equipes e, sendo online, o custo com viabilidade é exponencialmente menor.

Rapidez

Não há a necessidade de preocupar-se com encontrar uma data na agenda que seja acessível para todos. O treinamento pode ser disponibilizado no momento em que a empresa achar mais conveniente. Isso permite que a marca comece as ações de capacitação o mais rápido possível.

Monitoramento

As boas plataformas EAD permitem que a empresa tenha um grande controle sobre o treinamento. Assim, poderá analisar o progresso de cada colaborador e, por fim, aplicar avaliações de conclusão de treinamento. Dessa forma, a empresa saberá se o treinamento está funcionando como deveria, se há algum módulo que gera mais dúvidas aos colaboradores, se existe uma questão que deve ser melhor explorada entre outros.

Feedback

Outro ponto importante para saber como escalar treinamentos é deixar o canal de diálogo sempre aberto. Assim, é importante contar também com ferramentas e plataformas que auxiliem nessa questão. Também, cabe à empresa implementar a cultura do feedback e ouvir o que os colaboradores estão falando/sugerindo. Por meio de chats, fóruns, e-mails entre outros, as equipes podem dizer quais são os pontos positivos do treinamento, se existe algo que está faltando, se a franqueadora deve produzir um material mais específico, entre outros.

Possibilidades

Os treinamentos online de franquias não precisam ser feitos apenas com vídeoaulas. As franqueadoras podem investir em inúmeras opções de materiais que engajam e qualificam seus colaboradores. Assim, podem ser produzidas animações, ações de gamificação, infográficos, materiais ricos – como e-books – entre outros. O objetivo é garantir o bom aprendizado das equipes e fazer com que cada colaborador sinta-se pertencente àquela marca.

– Leia também: Conheça as melhores estratégias de marketing para franquias

Agora você já sabe como escalar treinamentos para franquias!

Com essas informações você já possui conhecimentos importantes para oferecer bons treinamentos para franquias. Ainda, compreende a importância que o cenário virtual oferece para a sua marca.

Vale ressaltar que as ações oferecidas via EAD devem ser observadas e analisadas pessoalmente pela empresa. Assim, a marca saberá se os treinamentos estão funcionando como deveriam e se há a necessidade da implementação de novas ações.

E então, está pronto para qualificar e padronizar os treinamentos dos seus franqueados? Tem mais alguma dica para enriquecer nosso material? Deixe seu comentário!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias