8 de fevereiro de 2018
Atualmente existem inúmeras formas de aprendizado e com o avanço da tecnologia essa experiência se tornou ainda mais prática. Já foi o tempo em que os smartphones, tablets e computadores serviam apenas para trabalho e distração. Agora algumas modalidades de ensino estão implementando a tecnologia a favor da educação. Assim funciona o mobile e-learning. Esta modalidade mescla o ensino a distância com os dispositivos móveis para incrementar a experiência de aprendizagem do aluno.
Leia também: por que o aprendizado mobile é tão importante?
O que você vai ler nesse artigo?
O que é mobile e-learning?
O conceito de mobile e-learning pode ser traduzido para o português como a junção da educação com os dispositivos móveis com acesso a internet. Por esta modalidade ser recente, ela pode causar algumas dúvidas e receios ao ser colocada em prática. Contudo, esta forma de aprendizado vem ganhando forças, justamente por associar a realidade tecnológica presente em nosso cotidiano.
O mobile e-learning não pretende substituir nenhuma modalidade de ensino ou mesmo fazer com que o professor seja extinto. Essa modalidade é muito mais completa do que se pode imaginar, ela visa apenas fazer com que a experiência do aluno seja positiva. Isso faz com que o aluno participe ativamente das aulas, sendo o protagonista de sua própria aprendizagem.
Talvez seja do seu interesse: como oferecer cursos online: leia o nosso passo a passo.
Tendências do mobile e-learning
A modalidade de ensino a distância vem trazendo inúmeros benefícios para as pessoas. Principalmente para quem tem dificuldades de fazer algum curso regular.
Nos dias de hoje é praticamente impossível encontrar alguém sem um celular, pensando nisso alguns professores e tutores estão agregando o uso destes dispositivos para facilitar os estudos. Eles podem ser usados para pesquisas, encontrar materiais auxiliares para o aprendizado, além de facilitar o acesso a conteúdos que faça com que o aluno interaja com a aula.
Um dos principais uso dos dispositivos móveis nas aulas é a leitura de e-books, que inclusive estão ganhando espaço no mercado digital. Além do acesso do aluno em fóruns de discussão e outros tipos de materiais auxiliares.
Como utilizar o mobile e-learning?
Essa modalidade não é apenas o uso de celulares, tablets e notebooks em sala de aula. A incorporação dos dispositivos móveis podem ser feitas de várias formas. Veja algumas delas:
- Para assistir vídeo aulas;
- Utilizar aplicativos que auxiliam e facilitam os estudos;
- Utilização de jogos voltados para a educação;
- Leitura de livros digitais;
- Participação em cursos a distância;
- Interagir em fóruns de discussão;
- Participar de redes sociais voltadas a educação.
A modalidade mobile e-learning está crescendo no Brasil e esta realidade é inegável. Ainda há instituições que sentem receio de utilizar este metodolo por desconhecer todos os benefícios por detrás. Contudo, é necessário atualizar a forma como a educação é feita e utilizar da tecnologia disponível para facilitar este processo. Quanto mais próximo da realidade a educação estiver, melhor será o envolvimento dos alunos e professores. Visto que o ensino tradicional não está sendo, por si só, suficiente para a geração atual.
[wen_cta id=”3925″]
Categorias