monetização do conhecimento

Monetização do conhecimento: saiba como fazer

Trabalhar em casa criando seu próprio conteúdo pode ser o sonho distante de muita gente. Mas não é um bicho papão como imaginam. Então, se você tem facilidade em criar conteúdo, mas ainda não ganha dinheiro com isso, talvez essa seja a hora de começar transformar o que você sabe fazer em monetização. Ganhar dinheiro a partir de seus conhecimentos não é difícil, contudo demanda muito empenho e disciplina.

Monetizar nada mais é do que transformar em dinheiro algo que você faz bem. Atualmente o termo foi incorporado ao meio tecnológico, servindo para representar a forma de tornar rentável um trabalho feito à distância, como por exemplo, os blogs. Essa forma de monetização vem se tornando cada vez mais popular.

 

monetização

 

Como a monetização do conhecimento pode te ajudar?

Diferente de trabalhar para empresas, monetizar seu conhecimento é forma de alcançar estabilidade e liberdade financeira. Muita gente sonha em ter horários flexíveis de trabalho e mais autonomia dentro da própria profissão. Ser autônomo pode não ser um dos trabalhos mais fáceis de ter, mas traz uma liberdade que outros não oferecem.

Mas, por onde começar?

Seja autoridade em seu conhecimento

Antes de começar a ter monetização é necessário saber qual é seu conhecimento. Dessa forma, você consegue se aprofundar mais e construir de forma mais sólida o que irá transmitir.

Quanto mais você souber mais autoridade vai passar sobre o assunto, assim as pessoas vão sentir segurança no que você fala. Após isso, é necessário pensar em qual plataforma seu conteúdo será disponibilizado.

Qual a melhor plataforma?

A melhor plataforma para seu conteúdo depende da facilidade que você tem com cada uma delas. Por exemplo, se você tem mais facilidade em gravar vídeos, muito provavelmente cursos online ou um canal no YouTube seja o ideal. Só é necessário lembrar que para cada tipo de plataforma a linguagem utilizada deve ser adaptada.

É claro que você pode usar várias plataformas para a monetização do seu conteúdo, mas isso não é obrigatório.

Planejamento é essencial

Não existe negócio que dê certo sem um planejamento. Nesse momento é necessário colocar tudo no papel, desde o começo até o final com os mínimos detalhes.

  • Determine os objetivos;
  • Quais as metas a serem alcançadas;
  • Qual o caminho utilizado para alcançar seus objetivos e metas;
  • Quantidade diária, semanal ou mensal de conteúdo;
  • Quais serão os conteúdos;
  • E todos os detalhes que você achar pertinente.

Não se esqueça de acompanhar de perto seus concorrentes, quanto mais próximos melhor. Dessa forma, você acompanha o que eles estão fazendo, qual público está alcançando e tem ideias de como melhorar o seu conteúdo.

Trabalhe o SEO

No mundo digital trabalhar o SEO (Search Engine Optimization) é essencial. Quanto mais você aperfeiçoá-lo, melhor ranqueado você fica nas buscas do Google.

Portanto, busque por palavras-chave que tenham a ver com seu conteúdo e que estão em alta nas buscas. Além disso, você deve trabalhar bem o conteúdo, pois conteúdo de qualidade agrega em sua imagem como profissional.

Monetização para liberdade financeira

O sonho de ser seu próprio chefe não é difícil de alcançar, mas tem alguns passos que são necessários para que você consiga a autonomia financeira.

Seguindo as nossas dicas você já consegue traçar um plano para iniciar nesse tipo de carreira!

 

 

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias