o que é b-learning

O que é b-learning: conheça a aprendizagem híbrida

Se você está conhecendo novas metodologias de ensino, pode esbarrar em muitos termos específicos dessa área. Um deles é o b-learning. O termo pode ser muito similar ao e-learning, que já é mais conhecido, mas nem por isso eles significam a mesma coisa. Quer descobrir o que é b-learning e não se confundir nunca mais?

Então continue lendo o post do blog que preparamos para você:

o que é b-learning

O que é b-learning?

B-learning é a sigla para “blended learning”, que pode ser traduzido livremente como aprendizado híbrido ou misto. Isso significa que essa é uma modalidade de ensino usa ferramentas tanto do ensino presencial quanto do ensino à distância.

Aprendizagem síncrona e assíncrona

Quando falamos sobre o que é b-learning, estamos falando também sobre aprendizagem síncrona e assíncrona. Mas o que esses termos significam? Ambos estão relacionados à educação e trazem ferramentas que podem ser muito úteis.

A aprendizagem síncrona é toda aquela que depende da sincronia nos acessos ou da presença física do professor e aluno num mesmo ambiente. Ou seja, os dois devem estar conectados ao mesmo tempo (à aula, transmissão ao vivo, chat, etc) para que a proposta de aprendizado funcione.

A aprendizagem assíncrona, como você já deve imaginar, é a que não exige essa simultaneidade entre os acessos. Os materiais também são disponibilizados em um ambiente virtual, mas o aluno pode acessá-lo quando quiser e puder, sem a necessidade de que o professor também esteja conectado.

Saiba mais – Diferenças entre ferramentas síncronas e assíncronas no EAD

Vantagens da metodologia híbrida

É claro que para aplicar essa metodologia, como qualquer outra, é preciso planejamento e definição de uma estratégia clara. Isso para que você possa aproveitar o melhor que os dois mundos podem oferecer. E como podem oferecer! Conheça alguns dos principais benefícios do b-learning:

  • A troca entre professores e alunos e entre os próprios alunos é enriquecida, principalmente porque o b-learning oferece a possibilidade de interação tanto presencial, quanto remota;
  • Os custos são reduzidos se compararmos com cursos e treinamentos totalmente presenciais;
  • O alunos podem explorar as ferramentas que mais os ajudam, estejam elas nos encontros presenciais ou no ambiente online. Dessa forma, o aprendizado pode ser moldado individualmente.

Quando explorado da maneira correta, o b-learning pode trazer mudanças transformadoras para sua instituição de ensino ou empresa.

B-learning nas empresas

Sim, empresas! Apesar desse ser um conceito amplamente difundido no setor acadêmico, o b-learning tem ganho espaço também quando falamos em educação corporativa.

Essa é uma solução muito interessante para empresas que possuem um número maior de colaboradores ou sedes em diversas cidades, mas que não querem abrir mão completamente de encontros presenciais. O b-learning pode ser utilizado em treinamentos mais pontuais, bem como em ações contínuas de desenvolvimento corporativo.

Leia mais – Entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

Conseguimos te explicar o que é b-learning? Se restou alguma dúvida, comente nesse post que vamos ficar felizes em solucioná-la.

CTA Consultoria

consultoria ead

 


Categorias