projeto de pedagogia empresarial

Projeto de pedagogia empresarial: entenda seu papel na organização

De acordo com o crescimento das empresas, várias mudanças e medidas são necessárias visando a estabilidade e melhora da instituição. Para isso, é necessário algo ou alguém que supra essa necessidade organizacional.

Afinal de contas, assim como em qualquer outra área, as empresas precisam de um profissional que ofereça o suporte necessário para as mudanças, aquisições e ampliações da organização. Para esse tipo de demanda existe o projeto de pedagogia empresarial.

Entretanto, quem é o responsável por isso e quais são suas obrigações? Continue sua leitura e descubra tudo o que precisa sobre pedagogia empresarial.

Pode ser do seu interesse – Gestão do conhecimento e educação corporativa: saiba como aliar

projeto de pedagogia empresarial

O que é pedagogia empresarial?

Pedagogia empresarial é a área que serve como instrumento da educação empresarial. Isso é, oferece suporte para toda a estruturação das mudanças dentro da instituição.

O que faz o profissional da área?

Entre as principais obrigações do profissional deste campo, se encontra o dever de identificar e direcionar a apropriação de conhecimentos de cada profissional. Ou seja, ser observador e crítico a ponto de enxergar onde melhor se encaixa determinada capacidade de cada colaborador.

Tem como principal alvo o desenvolvimento de cada área da empresa, focando nos indivíduos que os constituem para isso. Este especialista deve possuir a capacidade de se mesclar a todos os ambientes.

Também é esse profissional o responsável por levar até os gestores as necessidades educacionais dos colaboradores da instituição, como programas de treinamento, por exemplo. Além de mensurar os resultados obtidos através das modificações feitas.

Uma maneira rápida de explicar a função é dizendo que o pedagogo empresarial é responsável por levar conhecimento. Seja ele dos colaboradores para a empresa, ou da empresa para o colaborador.

Você pode gostar – Tendências para treinamento e desenvolvimento de funcionários

Quais os benefícios da pedagogia empresarial?

Já não é mistério para ninguém que a educação move montanhas, e se ela move montanhas é claro que é capaz de mover uma empresa também.  

Estamos vivendo na era da informação. Com isso, é necessário o aperfeiçoamento dos conhecimentos constantemente. Uma organização que capacita seus funcionários se mostra bem mais apta a enfrentar os desafios que aparecem no mercado.

Outra vantagem é o custo beneficio. É muito mais barato para a empresa investir na capacitação dos funcionários que já fazem parte da empresa e conhecem sua rotina do que emitir novas contratações constantemente.

Outros benefícios apresentados são:

  • Ajuda a compreensão da estrutura organizacional;
  • Melhora o relacionamento dos colaboradores com empresa;
  • Oferece novos parâmetros sobre o desenvolvimento da empresa;
  • Eleva o engajamento dos colaboradores com a instituição.

Faça seu projeto de pedagogia empresarial

Agora que você já sabe quais são os benefícios, passou da hora de criar seu projeto de pedagogia empresarial. Afinal o maior e mais rico patrimônio de uma empresa são as pessoas que as constituem.

Complemente com – Aprenda hoje a criar treinamentos com pedagogia empresarial

Focar no relacionamento empresa-funcionário não é um gasto, é um investimento. Por essa e outras razões que o setor de Recursos humanos deve ser levado extremamente a sério dentro da sua empresa.

O que você está esperando para começar a investir em pedagogia empresarial? Restou alguma dúvida? Deixe ela abaixo e nós teremos o maior prazer em te ajudar!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias