o que é prospect

Saiba o que é prospect na metodologia Inbound Marketing6 min read

O Inbound Marketing está conquistando cada vez mais o mercado. Com ele, novos termos e conceitos precisam ser entendidos com precisão. Assim sendo, se você está em busca de otimizar os resultados da sua empresa, produzir materiais relevantes e se tornar mais conhecido no mercado, saber o que é prospect é uma dessas ações importantes.

Mas afinal, você sabe o que é prospect? Então leia nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Dessa forma, saberá como aperfeiçoar o relacionamento com o público e, com isso, conquistar mais leads qualificados e clientes. Confira!

o que é prospect

O que é prospect?

Resumidamente, o prospect é aquele que está em busca de informações sobre temas abordados pela sua empresa. Assim, após essa pesquisa ele acaba conhecendo e entrando em contato com a sua marca em certo momento.

Ao chegar até a sua marca, o prospect normalmente possui poucas informações sobre a sua empresa e soluções oferecidas por você. Caracteriza-se por ser um visitante no início da sua jornada de compras. Ainda não sabe exatamente quais são os seus problemas a serem resolvidos – ou oportunidades a serem exploradas. Ou seja: é um curioso.

Assim, cabe à empresa trabalhar bem essa curiosidade. Como? Produzindo materiais relevantes, que podem fazer com que ele se torne alguém interessado em conhecer aquilo que você tem a oferecer.  Aqui, a abordagem da empresa com esse público deve ser inteiramente focada nos interesses, anseios e dores dos prospects, e não naquilo que será vendido. Esse é o momento de educar o público, não de fazer propaganda.

É importante a instituição estimular a construção de um relacionamento de confiança e credibilidade com esse prospect. Somente assim ele se sentirá confiante para avançar na jornada de compras.

– Veja também: Saiba porque educar seu cliente é importante antes mesmo de fechar a venda

Lead x prospect

Para saber o que é prospect, é fundamental entender outro termo de marketing e vendas: o de lead. É comum que haja uma confusão entre esses dois conceitos. Eles são parecidos, sim, mas existem importantes diferenças entre eles.

O lead é um cliente em potencial que demonstra interesse pela sua empresa e se enquadra no perfil da sua persona. Assim sendo, é alguém que representa um verdadeiro potencial de compra. Essa é uma pessoa que já está mais apta e próxima de concluir uma compra com a sua empresa.

Isso acontece porque, para ser considerada lead, é preciso que já tenha acontecido um primeiro contato entre empresa e a pessoa. Assim sendo, lead é aquele que já identificou seu problema/oportunidade/necessidade e está pelo menos começando a busca por soluções. Já ofereceu seu contato para a empresa em troca de algo – um material rico, promoção, inscrição em newsletter, entre outros.

A principal diferença entre lead e prospect é que o lead já conhece e interage com a empresa. Consome seus conteúdos e se mostra interessado em virar cliente. Assim sendo, o objetivo da empresa é tornar o prospect em lead e lead em cliente. Mas como fazer isso? Confira nossas dicas para aprender a transformar o prospect em cliente.

Como converter o prospect em cliente?

Para obter sucesso nessa jornada é importante reconhecer o que é prospect na metodologia Inbound Marketing. Se você chegou até aqui, já compreendeu o que caracteriza essa pessoa, certo? Então, é hora de saber como efetivamente atraí-la, conquistar a sua confiança e convertê-la em lead – e então em cliente. Veja nossas dicas para acertar nessas ações:

1. Produza material qualificado

Para que o prospect chegue até você é preciso produzir material de qualidade. É essencial mostrar ao público e ao mercado que a sua empresa é confiável e que tem autoridade no assunto. Assim, foque em garantir esse reconhecimento do público por meio de conteúdos diferenciados e de valor. Isso faz com que o prospect chegue até a sua marca e passe a enxergá-la como a melhor opção do mercado.

Também, lembre-se de produzir bons Call to Actions (CTAs) para garantir que o prospect seja direcionado para uma página relevante, que possa fazer com que ele conclua a ação desejada pela empresa.

– Leia mais sobre: CTA, saiba como melhorar seus resultados com Calls to Action

2. Tenha um bom site

Se você compreendeu bem o que é prospect, sabe que ele chegará até você por meio de pesquisas na internet. Assim sendo, é fundamental oferecer um bom endereço virtual para garantir essa ação. Invista em um site responsivo – ou seja, que funcione com a mesma qualidade em PC, tablet e smartphones.

Ainda, conheça e utilize as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para garantir que a sua página fique bem posicionada nos mecanismos de busca do Google de maneira orgânica. Ou seja: sem anúncios pagos.

Também pode ser importante criar um blog para fortalecer ainda mais o seu site. Ali você poderá escrever mais sobre assuntos relevantes para o seu público e aumentar ainda mais a sua credibilidade frente ao mercado.

– Confira: SEO para iniciantes: aprenda hoje a fazer SEO e venda mais

3. Invista nos perfis em redes sociais

Além do site da marca, as redes sociais também são um ótimo canal para os prospects encontrarem a sua empresa. Assim sendo, invista em vários canais de comunicação e formatos de conteúdo. Tenha seus perfis sempre atualizados, com postagens que gerem engajamento e estejam adequadas com o público de cada rede social.

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn são alguns dos canais que podem ser explorados pela sua marca a fim de atrair novos prospects. Atente-se para fazer planejamentos específicos para cada rede e adequar as postagens.

4. Faça campanhas segmentadas

Além do SEO, que é baseado em ações orgânicas, também pode ser importante investir em anúncios e campanhas segmentadas. Para isso não é necessário investir um grande quantia financeira, mas sim saber como segmentar bem essas ações.

A nossa dica é investir em campanhas segmentadas por público-alvo, palavras-chave e hábitos de interesse e consumo. Isso garante maior assertividade para as suas estratégias de marketing e, consequentemente, melhores resultados para a sua empresa. Isso porque você se torna capaz de acertar em cheio nos seus prospects, enviando para eles campanhas que realmente são do interesse daquela parcela de público.

Agora que você sabe o que é prospect, que tal colocar essas ações em prática?

Com essas dicas você está mais preparado para acertar na sua metodologia Inbound Marketing e converter, com sucesso, os prospects em leads e clientes. E então, está pronto para colocar em prática nossas 4 dicas? Terminou de ler o artigo, mas ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias