O ensino à distância começou usando a tecnologia para EAD do serviço postal para obter materiais do curso e entregar tarefas. O rádio foi introduzido durante a década de 1920 para transmitir o material dos cursos.

Hoje, as tecnologias para EAD mais populares para educação à distância são baseada em vídeos, movimento iniciado nos anos 1940.

O computador foi introduzido durante a década de 1970 e hoje em dia a web é o coração do ensino à distância.

As tecnologias para EAD da internet e as telecomunicações tornaram o ensino à distância bem-sucedido e aprimoraram a modalidade ao longo dos anos.

Hoje, os alunos acessam os materiais do curso no momento que desejarem e têm mais flexibilidade. As novas tecnologias agora incluem fóruns de discussão, e-mail, gravações de áudio e vídeo, biblioteca virtual, etc.

Abaixo, vamos apresentar as tecnologias para EAD que todo empreendedor que deseja criar e vender cursos online deve saber.

Leia mais: As 6 Principais Tendências do E-learning e EAD.

Tipos de tecnologia para EAD

Os tipos de tecnologia para EAD mudam o tempo todo. Quanto mais avançada for a tecnologia, mais avançada será a educação a distância.

No começo, havia rádio e panfletos. Hoje, há videoconferências, plataforma prontas ou pré-programadas, livros digitais e muito mais!

Conheça algumas tecnologias para EAD importantes na construção dos cursos e para o aprendizado dos alunos:

Plataforma para hospedagem de curso online (LMS)  

O LMS significa Learning Management System – Sistema de Gestão de Aprendizagem. E é um termo global para um sistema de computador especificamente desenvolvido para gerenciar cursos online, distribuindo materiais e permitindo a colaboração entre alunos e professores.

Um LMS permitirá que você gerencie todos os aspectos de um curso, desde o registro de
alunos, compra automática ao armazenamento dos resultados dos testes, bem como aceitar tarefas digitalmente e manter contato com os alunos.

Em essência, o LMS é a espinha dorsal da maioria das atividades de e-learning. Os LMSs são construídos em várias plataformas, geralmente PHP, .Net ou Java. E eles vão ligar-se a um banco de dados como 35 PostgreSQL, MySQL ou SQL Server.

Há muitos LMSs por aí, tanto comerciais quanto de código aberto. Em um ambiente corporativo, esse sistema pode ser usado para monitorar a equipe e manter registros de avaliações e treinamento.

Se o seu curso é executado por alguns alunos durante um longo período de tempo ou para muitos, mas por um período curto, um Sistema de Gestão de Aprendizagem torna a sua vida mais fácil e ajuda o seu curso a funcionar sem problemas.

Um bom LMS também terá um sistema de relatórios para que você possa acessar informações que seriam complicadas de se reunir. Os LMSs variam nos recursos que oferecem. Por isso, pesquise bastante antes de escolher um.

A plataforma da EADBox tem todo esse sistema de aprendizagem estruturado para que os donos que cursos possam criar seus infoprodutos e divulgá-lo com eficiência. Você pode criar cursos online, ter seu portal e controlar sua marca, dados de alunos e relatórios, tudo em um único lugar.

Chats e fóruns

O papel do professor é muito importante no ensino à distância. Está em suas mãos incentivar, inspirar e garantir que os alunos não sintam que embarcaram na viagem de aprendizagem sozinhos.

E também porque garantirá que os alunos serão acompanhados e receberão feedback adequado, o que é muito importante em todo o processo de aprendizado.

Para facilitar esse relacionamento, os Sistemas de Gestão de Aprendizagem oferecem opções como chat para trocas de mensagens instantâneas, fóruns para discussões mais profunda de alguma matéria ou tópico de dúvida e outras ferramentas que permitem que alunos e professores estejam a um clique de distância um do outro.

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um componente importante das plataformas de hospedagem de cursos online.

Os AVAs são ambientes online que o aluno acessa, pelo computador, tablet ou smartphone para assistir às aulas e realizar as atividades.

A interface deve ser amigável e simples de navegar para que o aluno se concentre na tarefa principal: aprender.

Além disso, o ambiente virtual de aprendizagem de cada aluno é individual, tendo login e senha específicos para cada um. Isso permite que ao parar e voltar mais tarde à plataforma, o aluno continue exatamente de onde parou. E ainda encontra todo seu histórico de estudos, avaliações e mensagens trocadas.

Essa flexibilidade de poder acessar o AVA de qualquer lugar e em qualquer horário é um dos benefícios do EAD. Basta ter uma conexão com a internet.

Neste ambiente ficam disponíveis também: os conteúdos do curso e outras ferramentas de interação, como videoaulas, áudio e videoconferências, chats, fóruns e bibliotecas virtuais.

Videoaulas

A videoaula é como tradicionalmente os alunos assistem aos conteúdos de cursos online.

Alguns cursos são multimídia e podem combinar texto, gráficos, áudio, vídeo e outros elementos. O material é projetado para ser flexível, individualizado e modular.

Em alguns casos, o acesso à internet é necessário. Em outras é possível fazer download dos materiais extra que completam as videoaulas.

As escolhas de aprendizado dos alunos influenciam como o material é apresentado e revisado. E ao projetar seu curso, você pode pensar em como vai disponibilizar os materiais complementares às videoaulas.

Leia mais: Veja como montar um home studio gastando pouco.

Áudio e videoconferência

Uma videoconferência conecta professores e alunos em comunicação bidirecional simultânea. Todos podem ver e falar uns com os outros para discussões em tempo real.

Os sites de videoconferência estão localizados em todo o mundo em locais públicos e privados, incluindo escolas, agências governamentais e empresas.

Alguns tipos de videoconferência podem ser entregues diretamente na área de trabalho.

Se a plataforma que você usa para hospedar os seus cursos não oferecer esse recurso, você pode realizá-la em sites paralelos.

A maioria das videoconferências de cursos online são feitas em dias pré-determinados e com hora marcada, então é possível planejar quando e como elas acontecerão.

Já uma audioconferência conecta instrutores e alunos usando apenas o áudio para discussão em tempo real. Os horários dos cursos são agendados e podem incluir toda a turma ou pequenos grupos.

Webcast

Um webcast captura e grava áudio, vídeo, slides e outros tipos de conteúdos digitais e sincroniza-os como uma única apresentação de mídia em fluxo.

O curso é exibido ao vivo pela internet ou disponibilizados após a gravação. Os instrutores podem interagir com os alunos por vários meios: e-mail, bate-papo, webconferências agendadas ou outros métodos.

Webconferência

Uma webconferência combina o uso de um navegador da web com recursos visuais e uma audioconferência para discussão. Alunos e instrutores se comunicam e colaboram em tempo real.

Os alunos podem exibir e receber gráficos, adicionar texto, mostrar sites, compartilhar documentos e usar o bate-papo. A turma pode ainda interagir uns com os outros para criar um novo conteúdo colaborativo durante o curso.

Bibliotecas com livros e apostilas online

Muitos cursos online oferecem uma biblioteca virtual com livros e apostilas digitais que complementam as aulas.

Os materiais geralmente são indicados pelos professores e também constituem uma base geral de bibliografia que completa os cursos criados.

Para atender às necessidades dos alunos e ter um material disponível sempre que o aluno precisar, as instituições que oferecem cursos de graduação à distância contam com um enorme acervo virtual.

Os alunos podem fazer download (baixar) dos materiais de estudo e de consulta em formato digital, gratuitamente.

Testes e quizzes online

Apesar do fato do ensino à distância não ter o elemento da presença física, os testes e quizzes ainda são uma parte essencial do processo educacional.

Por meio de testes online e quizzes, um professor é capaz de acompanhar o progresso dos alunos e avaliar a eficácia do currículo, ao mesmo tempo em que os alunos têm a capacidade de acompanhar seu próprio progresso e melhorar suas habilidades.

Testes e quizzes sempre foram um motivador para estudar mais quando os alunos sabem que seu progresso será avaliado após um exame, uma avaliação de desempenho etc.

Eles estabelecem um prazo para quando o material precisa ser aprendido e os estudantes diligentes sabem que devem aderir a isso.

O uso de diferentes formas de teste, como testes de múltipla escolha, preenchimento de lacunas, verdadeiro ou falso ou perguntas abertas também podem ser usados ​​para avaliar o progresso de alunos com diferentes estilos de aprendizagem.

Atender às necessidades de diferentes estilos de aprendizagem é um aspecto importante do ensino à distância, que lhe dá uma vantagem sobre os modelos tradicionais de aprendizagem.

É uma boa ideia usar diferentes tipos de material e vários tipos de testes e quizzes para envolver todos os alunos em uma aula online.

Leia também: Novo marco regulatório EAD: o ensino a distância se fortalece.

Não há regra de ouro sobre quanto tempo você precisa colocar na criação do conteúdo ideal, mas uma coisa é certa – você precisa se dedicar ao material de pesquisa antes de disponibilizá-lo aos seus alunos.

As razões são simples, você quer estar preparado para fazer backup de qualquer reivindicações feitas dentro do material do seu curso.

Nem todas os alunos digerem informações da mesma forma, e alguns podem precisar de mais explicações através de exemplos ou mais uma prova.

Gostou de conhecer as tecnologias para EAD que são usadas nos cursos online? Deixe suas dúvidas nos comentários.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias