Proatividade no trabalho

Proatividade no trabalho: desenvolva seu comportamento para conquistar mais3 min read

A proatividade no trabalho é a habilidade de assumir responsabilidades com iniciativa e determinação.

Ser produtivo faz diferença nos resultados alcançados e na percepção que as outras pessoas têm sobre nós.

Quando pensamos em produtividade, normalmente associamos ao ambiente corporativo. Realmente, essa é sim uma característica muito valorizada no mercado de trabalho, mas vai muito além disso e pode ajudar em diversas áreas da vida e situações.

A produtividade está relacionada a como reagimos às situações e surpresas no nosso cotidiano.

 

proatividade no trabalho

 

Proatividade no trabalho e no dia a dia

É verdade que essa característica está relacionada com a personalidade de cada pessoa. Para alguns, ser proativo pode ser mais fácil e natural do que para outros. Porém, isso não significa que algumas pessoas não podem ser proativas.

Para quem tem mais dificuldade em como ser proativo no trabalho, ele não vem de forma automática, ela deve ser um um exercício. É um hábito que tem que ser criado, desenvolvido.

A proatividade no trabalho está muito relacionada com pensar menos nas interferências do ambiente ou no contexto das situações, com o foco no que você pode realizar, independente desses fatores. Ser proativo significa assumir responsabilidades e riscos, dar a cara a tapa, mesmo.

Para tentar estimular esse hábito é importante começar a ter consciência das situações que o cercam, ser mais ativo diante das possibilidades.

Veja também: motivação no trabalho: 10 dicas imperdíveis.

Como ser proativo no trabalho

Para estimular a proatividade no trabalho, comece a refletir sobre o que você pode mudar, até onde a sua atuação e influência pode te levar.

Pensar já é uma forma de exercitar a proatividade, afinal, uma situação só é uma oportunidade se você estiver preparado para ela.

Essa característica tem muito a ver com timing, também. É sobre ter a iniciativa no momento certo.

A proatividade pode transformar a sua vida

Sair da inércia e da zona de conforto é difícil, mas só traz resultados positivos.

Quer aprender como ser proativo de verdade? Confira algumas dicas:

Estar aberto e atento às possibilidades de forma proativa é fundamental para conseguir alcançar os seus objetivos de vida, em qualquer aspecto.

Sabe aquela história de que você não deve deixar para amanhã o que pode fazer hoje? É um clichê que já ouvimos muito, mas os clichês existem porque fazem sentido.

Pessoas proativas no trabalho têm uma visão diferente de mundo, perdendo menos tempo com vitimização e focando em assumir responsabilidades, no que pode ser feito para melhorar um processo ou resolver um problema.

Leia também: desenvolvimento pessoal: leia estas 4 dicas para iniciar o seu.

Perrfil do profissional proativo

No perfil profissional, um atributo como a proatividade pode destacar algum integrante da equipe.

Alguém com essa característica se mostra determinado, sem medo de enfrentar desafios. Isso é muito valorizado no meio corporativo na hora de escolher novos líderes, seja para equipes, projetos ou para novas funções.

Estimulando constantemente esse hábito, com o tempo a proatividade no trabalho será algo que passará a estar incorporada na forma como você lida com o mundo e com as possibilidades que ele te oferece todos os dias.

Aprenda também a ser mais produtivo, baixe nosso e-book:

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias