Processo de criação de naming

Processo de criação de naming: 5 dicas para escolher o nome de sua empresa5 min read

Ter uma empresa que ofereça produtos e serviços de qualidade, diferenciados e com um bom atendimento é fundamental para o surgimento e crescimento de um negócio. Mas, você há de concordar que, mais do que esses fatores, o nome que você escolhe para a sua empresa é fundamental para seu sucesso e para a comunicação institucional. Ele deve ser memorável e representar aquilo que a instituição acredita. É pensando nesses (e em outros) fatores que o processo de criação de naming, ou nome, para empresas se inicia e sustenta.

O processo de criação de naming pode ser uma das peças mais importantes da comunicação  e no processo de branding de uma instituição. É uma tarefa demorada e que demanda muita atenção. Se você ainda não acredita na importância de um bom naming, já está na hora de mudar de opinião.

Na hora de pensar no naming lembre-se: esse é um momento essencial para o desenvolvimento de uma marca e fundamental para melhorar a comunicação empresarial afinal: é no nome que tudo começa.

Veja mais: Conheça 3 ferramentas de produtividade para melhorar a sua empresa

 Processo de criação de naming

O processo de criação de naming para empresas

Para criar o nome de uma marca, é preciso que em uma – ou poucas – palavras, seja possível passar para os clientes aquilo que ela representa. Ou seja, um nome precisa transmitir a ideia central da marca, sua visão, posicionamento, caráter, entre outros fatores fundamentais.

Todas essas características devem estar ali, condensadas, no naming. Para isso, é preciso uma boa estratégia, doses de criatividade e de esforço.

Processo de criação de nomes para empresas

No processo de criação de naming para empresas você tem uma série de opções a seguir, inclusive existem sites de criação de nomes para empresas grátis, entretanto, você também pode querer desenvolver esse processo de outra forma.

Você pode, por exemplo, contratar uma empresa especializada na criação de nomes e marcas ou pode aprender técnicas para a criação de nomes para empresas grátis.

No processo de criação de naming para empresas você tem várias opções: existem marcas com nomes descritivos, formados por siglas, combinações de palavras ou nomes, associativos, abstratos, nomes inventados, etc.

Não existe uma receita ou regra a ser seguida, mas sim alguns caminhos que podem ser tomados na hora de escolher o naming ideal.

Neste artigo, selecionamos 5 dicas que podem ajudar na hora da criação de naming para empresas.

Confira também: Nomes para canal no youtube: confira essas dicas para se inspirar

1. O nome precisa estar disponível

No processo de criação de nomes para empresas é preciso que não exista nenhuma empresa com o nome que você deseja e, além disso, é necessário que o naming seja permitido por lei.

Para isso, a dica é verificar no órgão regulador de marcas e patentes (no Brasil é o INPI) se o nome não está registrado. Qualquer pessoa pode registar um domínio.

2. Escolha um naming curto, fácil e original

O ideal deve ser optar por uma marca com nome fácil de escrever, pronunciar, ouvir e memorizar. Para isso, uma dica para criação de nomes para empresas é seguir sempre o caminho da simplicidade e clareza. Descomplique sempre que for possível.

3. Pense nos significados das palavras – tanto em português quanto nos outros idiomas

Além de comunicar com suas personas, o nome deve ter bons significados. Existem palavras que têm significados diferentes em outras línguas.

Para isso, uma pesquisa linguística e cultural – pelo menos em idiomas familiares para os brasileiros, como inglês, espanhol e francês – deve ser realizada. Mesmo que a sua empresa atenda apenas o público local, é importante se atentar a esse ponto.

4. Fuja dos clichês e modismos

Você está construindo uma empresa e seu objetivo é que ela tenha sucesso e dure por tempo indeterminado. Por isso no processo de criação de naming para empresas esse passo é fundamental.

Neste sentido o ideal é passar longe dos modismos, afinal, como o próprio termo já diz: é moda e passageiro. Assim como os termos da moda, os clichês também devem ser evitados, pois demonstram falta de criatividade – e passam para o mercado (clientes e fornecedores) a impressão de ser uma marca preguiçosa.

5. Tenha motivação afetiva e pessoal, mas com cuidado

É a sua empresa: o nome deve significar algo para você. Além disso, ao ouvir o nome de qualquer outra empresa, também há a tendência em tomar partido – saber se simpatizou ou não, por exemplo.

Esse é um parâmetro extremamente subjetivo e pessoal, mas deve ser levado em consideração. Porém, além de ser um naming que signifique algo para você, ele deve ser objetivo, curto e inteligente. Deve transmitir o ideal da empresa.

Finalizando o processo de criação de naming para empresas

Após passar por esse processo de criação de naming para sua empresa, não perca mais tempo: registre o nome da sua empresa e coloque a mão na massa para trabalhar em cima dos seus objetivos.

Este conteúdo foi produzido pela Eadbox. Somos uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva. Além de criar seus cursos online, você também tem seu portal e controla sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. Fale com um consultor e saiba como começar

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias