3 de janeiro de 2018
É no ambiente de trabalho que passamos grande parte do nosso tempo. Por isso, os vínculos corporativos entre colaboradores e empresa devem ser saudáveis e equilibrados. Essa é uma relação de troca, em que a empresa precisa dos trabalhadores para desenvolver seu negócio e os funcionários são recompensados, financeiramente, mas não só dessa forma, pelo trabalho realizado. O processo de treinamento e desenvolvimento ajuda a construir essa troca e a desenvolver habilidades interessantes para ambos os lados.
É por esse motivo que isso deve ser uma estratégia e um investimento da empresa. Quer entender mais? Continue lendo o post que preparamos!
Veja também – 4 Ferramentas de desenvolvimento de pessoas para você utilizar na sua equipe
O que você vai ler nesse artigo?
Processo de treinamento e desenvolvimento
Os colaboradores de uma organização são os recursos que uma empresa tem para realizar seu propósito e para atingir as metas determinadas.
O treinamento dos colaboradores é uma forma de assegurar que isso aconteça. A motivação e a produtividade podem ser estimuladas pela educação corporativa e essa é uma poderosas ferramenta que o setor de Recursos Humanos de uma empresa tem nas mãos.
Leia mais – Engajamento no trabalho: como atingir a motivação dos colaboradores
Existem muitas formas de levar conhecimento e desenvolver habilidades profissionais e pessoais dos colaboradores: palestras, workshops, cursos, treinamentos, educação a distância, jogos corporativos… Independente do formato que melhor se encaixa em cada empresa, os benefícios são muitos.
Benefícios do T&D
O processo de treinamento e desenvolvimento de profissionais traz vantagens para a empresa e para os próprios colaboradores. Entre algumas, vale destacar:
- Desenvolvimento acelerado de competências profissionais, de acordo com cada cargo e função ocupada;
- Estímulo de competição saudável entre os colaboradores. Principalmente se pensarmos que todos recebem os mesmos recursos e são providos do mesmo conhecimento para desempenhar seus trabalhos;
- Aumento da motivação;
- Melhora nos níveis de produtividade;
- Facilidade nas relações interpessoais e comunicação;
- Clima organizacional mais saudável;
- Fica mais simples manter os colaboradores alinhados com a cultura organizacional e cientes das expectativas da empresa;
- Possibilidade de preparar colaboradores para assumir posições de liderança;
- Os objetivos gerais da empresa são atingidos de forma mais rápida e assertiva;
- Redução do turnover;
- Retenção dos talentos da empresa.
O desenvolvimento de profissionais é uma ferramenta que impacta o presente, melhorando o dia a dia de trabalho, mas também impacta o futuro, com construção de carreira de profissionais preparados para assumir novos desafios e responsabilidades.
Algumas empresas de maior porte inclusive têm áreas de Treinamento e Desenvolvimento T&D, como um braço do RH, apenas focando nesse tipo de ação.
Você também pode se interessar – Desenvolvimento de pessoas: qual a importância de ter profissionais desenvolvidos
Através do processo de treinamento e desenvolvimento a empresa tem só a ganhar. Comece agora a implementar esse tipo de ação dentro da sua empresa e veja as mudanças acontecerem.
[wen_cta id=”3040″]
Categorias