Organizar projeto ead

Projeto EAD: Como gerir seu tempo e organizar

Organizar um projeto EAD e tirar ele do papel é uma tarefa que exige disciplina, e isso é uma coisa difícil para a maioria, pois tendemos a reagir a estímulos que sejam recompensados imediatamente.

Para manter o foco e gerir o seu tempo para organizar seu projeto EAD, separamos algumas dicas para que você consiga organizar o seu dia a dia, sem deixar de lado o lazer e os prazeres da vida.

O empresário Gabriel Goffi afirma que “tempo é questão de prioridade”, e é isso que você vai aprender neste texto, vamos ensinar alguns truques para fazer você criar uma rotina para executar seus projetos e definir os principais pontos que devem ser lembrados em seu cronograma para planejar seu projeto EAD e tirá-lo do papel.

 

Crie uma rotina

Quem está começando neste universo do Ensino à Distância normalmente possui um outro trabalho e vai utilizar o projeto EAD para conquistar uma renda a mais no final do mês, porém se não for bem planejado você pode investir seu tempo em um projeto que poderá não ser executado.

Para conseguir planejar o seu dia a dia e quanto tempo dedicará para seu projeto EAD é importante ter a sua agenda bem definida. Uma dica para que você não perca a sua qualidade de vida é definir prioridades e dar um peso para cada uma delas.

Para montar uma rotina semanal que funcione bem, coloque sempre em primeiro lugar o lazer e a família, as pessoas tendem a sacrificar o lazer quando estão começando a desenvolver uma nova ideia, mas em um médio prazo elas percebem que estão deixando a vida passar, começam a ficar desmotivadas e tendem a desistir sem executar o projeto.

O lazer envolve desde o futebol com os amigos até as tardes no parque com os filhos, assim como academia e caminhadas no parque.

Após travar a sua agenda para o lazer, trave a rotina para o trabalho que paga as suas contas atualmente. Se você estiver começando um projeto EAD, não conseguirá fazer o plano de aulas ou traçar as estratégias de venda enquanto está em reuniões de fechamento do seu trabalho.

Caso você já esteja envolvido neste ramo, este será o tempo dedicado à execução do projeto.

A partir daqui você começa a encaixar os espaços em sua agenda para o desenvolvimento do seu projeto EAD, mas não se esqueça de levar em conta os imprevistos que podem surgir e possam atrapalhar o seu cronograma.

O que é importante para um cronograma?

Criar um cronograma para estipular prazos bem definidos para que eles desenvolver todos os pontos do seu projeto EAD é fundamental. Ter uma estrutura, até mesmo no Excel, para que você consiga visualizar em que ponto do desenvolvimento o cada etapa do projeto está é essencial para que você não se esqueça de nenhum ponto.

Quando nós idealizamos algo, geralmente pensamos nos aspectos positivos e esquecemos os negativos e isso tende a fazer com que os percalços no caminho sejam desanimadores a ponto de atrapalhar a sua motivação inicial. Por este motivo o planejamento é tão importante, manter o foco e saber que, mesmo que o projeto ainda não tenha saído do papel, você está desenvolvendo ele pouco a pouco. Conseguir visualizar isso é fundamental.

Não importa o segmento, para montar o cronograma de seu projeto EAD você precisa se atentar para estes pontos-chave:

O seu principal trunfo é o conteúdo, então não deixe de executar um plano de aulas com coesão e coerência, dividido por tópicos, e que gere o interesse em seus alunos. Separe também materiais para que os seus alunos possam se aprofundar ainda mais neste tema.

Descobrir quem é o seu público-alvo é essencial para desenvolver a linguagem do seu conteúdo, além de facilitar na hora de vender o seu curso. Clique no link a seguir e conheça a ferramenta Aluno Ideal, da EadBox, e crie diversas personas para ajudar você a visualizar o seu público-alvo.

 

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

Você também precisa separar um tempo para pesquisar valores para o material de captação de áudio e vídeo, escolher um local bom para o cenário para a captura das imagens.

Inserir no cronograma a quantidade de tempo estimada que você vai levar para gravar o conteúdo também é de suma importância. Lembre-se de ter um lastro para o caso de precisar regravar uma ou outra aula.

A edição precisa ser levada em conta, pois se você ainda não possui conhecimento de softwares de edição vai precisar estudar para aí sim começar a editar. A edição em si também leva tempo e deve ser colocada na ponta do lápis quanto será investido nesta parte do projeto.

Uma das melhores maneiras de vender conteúdo EAD é através do marketing de conteúdo, então você vai precisar estruturar um blog, trabalhar o SEO dele e produzir um conteúdo com temas semelhantes aos abordados em suas vídeo aulas, para que seu consumidor saiba quem você é.

Com o conteúdo editado e o público sabendo quem você é, é a hora de subir as aulas de seu projeto EAD em uma plataforma de distribuição e começar a fazer a promoção, a publicidade deste conteúdo, estreitando os laços com os seus consumidores em potencial.

 

Veja também: Como Vender Cursos Online

Faça listas e utilize-as

Qualquer sistema de gerenciamento de tempo que você for procurar que realmente funcione vai girar em torno de listas, afinal de contas, organizar todas as suas tarefas a serem cumpridas em sua cabeça não é uma tarefa fácil.

Existem diferentes tipos de lista, vamos a elas:

A agenda, aquela que é muito fácil de encontrar em papelarias e livrarias, são ótimas para o controle do dia a dia e podem ser utilizadas durante o ano inteiro.

Coisas a fazer: esta será uma das mais úteis para o seu dia a dia, ela vai lhe permitir a organização por dia, semana e mês, podendo ser organizada de acordo com a prioridade de cada um destes itens.

Lista de pessoas: manter o contato com as pessoas que podem auxiliar em seu projeto é fundamental. Anote tópicos para abordar durante sua próxima conversa e um cronograma regular para manter o contato com elas, seja seu consultor de marketing ou aquele amigo que vai lhe auxiliar na edição.

Manter arquivos ou utilizar aplicativos de follow up para acompanhar o desenvolvimento de suas atividades é fundamental. Isso vai ajudar você a concluir todas as atividades necessárias para executar a sua vídeo aula, sem ter o problema de alguma tarefa parar pela metade. Para lhe auxiliar com estas tarefas, softwares e aplicativos de gerenciamento como um CRM ou ERPs podem lhe auxiliar a não perder a sua produtividade.

Otimize suas reuniões

Esta dica vale não apenas para a execução de seu projeto EAD, mas também para a vida. Antigamente, durante anos, participar de reuniões transmitia uma ideia de importância dentro de uma empresa, mas os tempos mudaram.

Você precisa otimizar o tempo e evitar estes encontros o máximo que puder. Reuniões são para tomadas de decisões que envolvem áreas diferentes e apresentação de resultados entre equipes que se correlacionam.

Nas reuniões referentes às suas vídeo aulas provavelmente você irá conduzir elas, uma estratégia interessante para diminuir o tempo de cada uma delas é enviar um briefing sobre o assunto e solicitar duas ou três soluções sobre o tema, isso irá diminuir o tempo consideravelmente da reunião, pois basta compreender os impactos de cada opção e tomar a decisão.

Uma coisa de cada vez

Conforme a tecnologia evoluiu nós ficamos cada vez mais multitarefas, mas quando o quando estamos falando de vídeo aulas esta atitude tende a ser contra produtiva. Por exemplo, responder um e-mail ou fazer uma ligação enquanto planeja o conteúdo das suas aulas tende a fazer com que você execute estas tarefas sem a atenção adequada. Em vez de poupar seu tempo, está na realidade roubando ele de você mesmo, pois não está voltando sua atenção integral ao seu conteúdo, que é o seu principal produto.

Para otimizar o seu tempo você precisa contar com uma plataforma de EAD, que transmita a melhor experiência ao seu aluno e lhe dê uma gestão completa. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis da plataforma EadBox.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias