como-enfrentar-barreiras-hora-vender-curso-online

Vender cursos online: Como enfrentar as barreiras na hora da venda

Um dos principais desafios para um criador de conteúdo de vídeo aulas é conseguir vender cursos online.

Fazer com que o curso gere lucro para que você pague o investimento inicial e continue investindo é um ponto que apenas as pessoas que possuem planejamento e visão de mercado conseguem alcançar.

Uma das principais vantagens para quem produz vídeo aulas é que o brasileiro está cada vez mais habituado a utilizar a internet, seja para lazer ou compras, e o ensino à distância vem no embalo, em um crescimento progressivo. Quanto maior a oferta, mais alunos; quanto mais alunos, maior a oferta. O que faz deste um terreno fértil para empreender.

Empreender não é difícil, difícil é encontrar um empreendedor que não desiste fácil e aprende com os próprios erros, estes são os nomes de sucesso que vemos dando palestra mundo a fora.

A primeira barreira que vai aparecer, antes mesmo de começar a vender cursos online, é a vontade de desistir.

Se você quer um conselho, desista! Pois o caminho é repleto de dificuldades. Mas se você não quer dar ouvidos ao nosso conselho, leia este nosso texto e aprenda a como enfrentar as barreiras das vendas.

 

Qual é o diferencial da sua vídeo aula?

Ter a resposta para esta pergunta é fundamental para definir qual técnica de venda você vai utilizar. O que você faz melhor do que do que os seus concorrentes e qual é o benefício que este diferencial traz para os seus clientes é a resposta que vai fazer com que você seja o escolhido entre os seus alunos. Por mais que a sua técnica de venda seja boa, se você não souber qual é o seu diferencial, seus alunos podem acabar escolhendo outros cursos online ao invés do seu.

Portando, você precisa levar em consideração dois pontos importantes. O primeiro, é que o seu diferencial deve ser difícil de ser copiado, para que a concorrência não observe isso e logo na sequência reproduza exatamente igual o que está fazendo, por exemplo: você possui uma fábrica de tênis e o diferencial é que eles possuem cadarços amarelos. É um diferencial, mas também é fácil de ser copiado.

O segundo ponto, que é o erro de vários empreendedores, é que preço não é diferencial. Hoje, pesquisar preços baixos na internet é muito fácil e o seu concorrente pode abaixar o valor do próprio curso na hora que ele quiser. Seu diferencial deve estar presente em sua didática, conteúdo, pós venda, mas, novamente, de uma maneira que não seja simples para a concorrência lhe seguir.

 

Como atrair clientes para minha vídeo aula?

Antes de tudo, vale a pena fazer um rápido exercício de análise de cenário. Suas vídeo aulas estão disponibilizadas na internet, que é de fácil acessibilidade e existem muitos conteúdos sobre os mais variados temas. Os cursos online, ao contrário dos demais conteúdos encontrados na internet, possuem um conteúdo relevante, direcionado para um público qualificado e de alto nível, que quando consome este produto espera receber um material de qualidade e que faça a diferença nas práticas do seu dia a dia, concorda? Então guarde esta pequena análise para daqui a pouco.

A principal dificuldade para vender sua vídeo aula é fazer com que as pessoas conheçam o seu conteúdo e acessem o seu site para efetuarem a compra. Em resumo, seus alunos precisam saber que você existe. Uma maneira de fazer isso, principalmente para quem está começando, é focar em um segmento de mercado.

Veja também: dicas de marketing para vender cursos online

Quanto mais segmentado for o seu público, ao menos em teoria, menor será o esforço financeiro necessário para atingir estes alunos e converter eles em vendas. Além do fator monetário existem outras vantagens, pois um púbico reduzido pode ajudar na construção da sua imagem para que você se torne uma referência para eles.

Agora vamos pegar a análise e somar com o conceito dos dois parágrafos acima. Uma estratégia para vender seus cursos online e fazer com que o seu cliente te conheça é trabalhar com o inbound, produzindo conteúdos que sejam de interesse do seu público alvo e complementares ao que você trata em sua vídeo aula. Nestes conteúdos você desperta o interesse e cria a necessidade do seu aluno se aprofundar mais no assunto, e assim você gera a venda do seu curso online.

Para isso você precisa ter um blog vinculado ao seu site, para poder fazer as publicações, e redes sociais, como Facebook, Twitter e Linkedin, para divulgar o conteúdo. Vale a pena lembrar que, quanto melhor o conteúdo que você criar, melhor será o resultado orgânico e menos você terá que investir, então capriche! Investimento em AdWords bem planejados também dão resultados eficientes quando aliados com um funil de vendas para a sua vídeo aula.

Invista em uma ferramenta de newsletter para que você mantenha o contato com seus alunos. Para conseguir estes e-mails, ofereça conteúdo como e-books ou webinars em troca do contato de seus prospects. A newsletter é um contato direto seu com seus consumidores e pode fazer a diferença para fechar a venda no re-marketing do seu funil de vendas.

Feche parcerias e crie descontos para alavancar as suas vendas de cursos online e flexibilize ao máximo a forma de pagamentos. Utilize webinars para trabalhar o seu conteúdo e tire as dúvidas do seu prospect, converse com seu aluno para gerar a confiança e transparência, que são fundamentais para uma compra online.

Ouvir o feedback do cliente é fundamental para você aperfeiçoar seus próximos cursos. Um pós venda bem feito pode garantir que seu aluno, adquira o seu próximo curso logo no lançamento.

Veja também: como criar webinars que convertem de verdade

A utilização de uma plataforma EAD correta pode aperfeiçoar os seus processos e diminuir seus custos, fazendo com que o seu negócio seja mais rentável em médio prazo. Sua plataforma online deve ser completa para que você possa gerenciar e comercializar os seus cursos online em um só lugar.

Clique ali em baixo e ganhe 15 dias grátis da plataforma EAD e confira todas as funcionalidades que vão facilitar o seu dia a dia.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias