provar ROI em treinamentos

Conheça o passo a passo para provar ROI em treinamentos corporativos

Quem aplica treinamento corporativos sabe que os desafios são vários. Desde a implementação até a finalização do curso são vários caminhos a serem percorridos e quando parece que acabou chega o momento que muitos aplicadores não sabem o que fazer: provar ROI em treinamentos.

Se você precisa de ajuda para ROI em treinamentos está no lugar certo, continue conosco e anote nossas dicas!

Leia também – Conheça a avaliação de treinamento e saiba porque aplicarprovar ROI em treinamentos

O que é ROI?

Antes de conseguir provar ROI em treinamentos é necessário saber de fato o que essa sigla representa.

ROI significa o retorno sobre o investimento, através dele é possível medir o resultado do investimento realizado nos treinamentos corporativos. Sendo possível utilizá-lo para medir todo o processo ou apenas algumas das atividades aplicadas.

Como provar ROI em treinamentos?

Provar ROI em treinamentos pode até parecer difícil, mas passa longe de ser um bicho de sete cabeças quando você sabe os passos que deve seguir. Se você não os conhece é bom anotar:

Levantamento de custos

Para saber o quanto determinado investimento trouxe de retorno é necessário primeiro saber qual foi o investimento. Realize o levantamento de todos os custos, esse processo pode ser lento ou rápido, depende da maneira que a empresa se organiza.

Por exemplo, algumas empresas contam com o auxílio de softwares, então é óbvio que o acesso aos custos será muito mais fácil e consequentemente mais rápido.

Resultado adquirido

Depois que é realizada a soma dos custos deve se analisar os resultados obtidos através do treinamento.

Os resultados são variáveis e vão desde de uma diminuição do uso de papéis até o aumento de vendas. É exatamente nesta etapa que muitos dos aplicadores se perdem em como provar ROI em treinamentos corporativos.

Uma boa tática para analisar os resultados obtidos é a comparação entre antes do treinamento e depois do treinamento.

Contribuição

A contribuição é quando se observa os resultados obtidos e analisa qual a participação os treinamentos tiveram para que se chegasse até tal resultado. Em outras palavras, qual a responsabilidade do treinamento em determinado resultado.

Por exemplo, se as vendas aumentaram 10% e o treinamento foi sobre bom atendimento, se relaciona a contribuição do treinamento para o aumento das vendas.

Entrega

Nessa etapa leva-se em consideração a maneira em que a equipe que recebeu o treinamento se engajou e aceitou o teste. Analisando as formas que ele foi entregue, seu desenvolvimento e a maneira de aplicação.

Pode ser do seu interesse – Veja como usar treinamento em vídeo na sua empresa com nossas dicas

Se os treinamentos na sua empresa são feitos através de uma plataforma online, é bom verificar os dados e relatórios que muitas vezes são gerados através da própria plataforma. Geralmente esses materiais são compostos por acompanhamentos de desenvolvimentos, relatórios de participação e mais alguns dados númericos.

Veja bem, provar ROI em treinamentos não é algo preto no branco. Isso ocorre devido aos vários fatores que podem influenciar direta e indiretamente em cada etapa. Visando isso é importante ressaltar que é melhor oferecer um panorama com margem de erro do que não oferecer nenhum.

Está com alguma dúvida sobre os processos que levam ao cálculo do ROI? Então deixe sua dúvida abaixo que nós ajudamos você!


Categorias