relação professor e aluno na ead

A importância da relação professor-aluno na EAD: direitos e deveres10 min read

O desenvolvimento rápido de modelos de ensino à distância conectados ao desenvolvimento da tecnologia da internet trouxe muitas facilidades para relação professor-aluno na EAD.

Há três tópicos que devem ser levados em consideração para um estudo à distância:

  • papel dos professores;
  • objetivos da educação;
  • aprendizado dos alunos.

A Educação a Distância é uma nova educação global baseada em tecnologia para facilitar o aprendizado imediato e fácil e a interação de comunicadores, professores e alunos em programas educacionais.

O EAD pode fornecer criatividade e inovação na educação em massa para todos. Isso leva as pessoas a aprenderem individualmente e transfere a responsabilidade de aprender de instrutores para alunos.

Além de facilitar a seleção de alunos de cursos e conteúdos para refletir suas necessidades e motivações. A modalidade fornece ainda idéias e informações criativas e qualificadas para motivar os alunos de diversas origens.

Para serem eficazes, os programas de educação à distância precisam redefinir os papéis dos professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Neste post vamos falar da importância da relação professor-aluno na EAD na aquisição do conhecimento e na melhoria de aptidão no ensino à distância.

Ensino à distância

O ensino à distância é uma nova tendência da educação. Uma das razões que aceleraram essa tendência foi a internet. De ler notícias, enviar e-mails, entretenimento, até a educação, a internet com suas as tecnologias digitais multimídia oferece um novo paraíso para a troca de informações.

Entre esses impactos, o ensino à distância é um muito importante e interessante. Uma das atrações do ensino à distância é a sua flexibilidade de instrução. Os alunos e instrutores podem estar separados espacialmente e temporalmente um do outro, ou seja, os alunos estão em uma área remota.

O ensino à distância é geralmente usado na indústria, nas escolas e na academia para reduzir custos e atingir uma grande audiência de estudantes geograficamente distanciados quanto possível.

Isso permite que os alunos que são incapazes fisicamente de ir até uma instituição de ensino possam aprender e progredir em seu próprio tempo.

Vantagem do EAD

A vantagem da instrução via EAD é que a tendência do aluno se comunicar com mais frequência com professores e colegas de classe, de pessoa para pessoa ou por sistemas de e-mail, é maior.

Podemos ainda destacar outras vantagens:

  • a comunicação pode ser feita a qualquer hora do dia ou da noite, quando surgem dúvidas durante o estudo ou quando estiver com problema em uma tarefa;
  • menos constrangimento reside em fazer as perguntas na aula;
  • o contato é feito sem medo de incomodar o professor, porque a comunicação será vista apenas quando puder ver.

Uma vantagem adicional para a relação professor-aluno na EAD é que os cursos via web ensinam aos alunos o valor educacional da internet. Isso é importante porque a internet presumivelmente será um grande trunfo durante sua aprendizagem ao longo da vida ou na educação continuada, depois de deixar a universidade.

Não só o ‘www’ é um método fácil, eficaz e rápido de educação continuada, que tradicionalmente tem sido preenchido por cursos de curta duração, cursos de extensão e conferências estendidas, mas também pode ser mais atual e oportuna.

Leia mais: Benefícios do EAD: porque você precisa do ensino a distância.

Desvantagem do EAD

Uma desvantagem atual é que nem todos os dados que estão disponíveis na web são adequados para alguns cursos.

Os alunos podem não ter adquirido conhecimento suficiente de um campo específico necessário para usar conjuntos de dados. Embora esses conjuntos de dados sejam adequados para muitos cursos avançados de graduação.

Demasiado frequentemente, os dados requerem que julgamentos profissionais sejam feitos ou passem pelo conhecimento de um especialista.

Atributos desejáveis ​​quando especialistas usam dados, pode tornar-se uma desvantagem, no entanto, quando os iniciantes são expostos a eles.

Talvez, conjuntos de dados mais apropriado aparecem para preencher essas lacunas à medida que mais educadores reconhecerem as necessidades em sua área de especialidade.

Uma desvantagem que pode ser encontrada ao usar fontes WEB, de qualquer maneira para a educação, é que endereços podem mudar freqüentemente.

Presumivelmente, instituições bem estabelecidas serão menos prováveis ​​de serem incluídas nesta queixa. No entanto, atualmente alguns se enquadram nessa categoria.

Muitas vezes os computadores serão atualizados, novos locais de redes estabelecidas ou administrações alteradas sem que novos endereços sejam atualizados.

O papel do professor de ensino à distância

Alguns professores que temem os cursos a distância, no entanto, afirmam que as tecnologias de ensino à distância mudam o papel do professor. De um libertador de valores e objetivos corporativos, ao invés de libertador de objetivos humanistas.

Com a colaboração imaginada e real entre as corporações e a academia através das iniciativas do ensino à distância, os membros do corpo docente temem que eles sejam forçados a se remodelar como treinadores corporativos.

Aqueles que compartilham esse medo ligam o ensino à distância a universidades online cujos objetivos são lucrativos, controlados por grandes empresas e não por uma visão progressista da educação.

O papel do professor na era da tecnologia na educação não é uma questão nova no campo da retórica e da composição.

De fato, há mais de uma década, computadores e especialistas em composição têm alegado que um dos benefícios de usar computadores na sala de aula de escrita é que o professor é descentralizado, convidando os alunos a se tornarem co-construtores de conhecimento em sala de aula.

Outros papéis do professor:

  • O professor promove a autonomia do aluno e está ciente das diferenças individuais.
  • O professor usa informações relevantes e atuais para transmitir conhecimento. Pesquisa constantemente o currículo e fornece exemplos concretos e atualizados.
  • O professor dá importância aos pensamentos dos alunos e promove a pesquisa, avaliação, discussão e feedback dos alunos.
  • O professor está ciente das diferenças individuais dos alunos ao projetar materiais do curso.
  • O professor conhece as habilidades e conhecimentos prévios do aluno e usa essa base para construir novos conhecimentos. Além disso, o professor sabe como o aluno pode aprender.
  • O professor inicia a relação professor-aluno na EAD e possui habilidades tecnológicas e de comunicação para implementar efetivamente a educação à distância.
  • O professor constrói a aprendizagem centrada no aluno com oportunidades de interação. Os alunos são responsáveis ​​por aprender e são responsáveis ​​por contatar o professor quando necessário.
  • O professor colabora com o aluno em autodesenvolvimento e responsabilidade.
  • O professor fornece ambiente, materiais e orientação para a aprendizagem colaborativa, grupos de discussão interativos, aprendizado individual e pesquisa.
  • O professor fornece um feedback rápido e preciso aos alunos para facilitar o aprendizado.

O aprendizado dos alunos de ensino à distância

Como o aprendizado dos alunos é alterado, melhorado ou prejudicado pelos cursos a distância?

Esta questão engloba outras duas áreas-chave discutidas aqui porque as percepções dos professores sobre seus papéis e as afirmações das escolas sobre os objetivos acadêmicos influenciam a experiência que os alunos têm nos cursos.

No coração do papel de um professor está um desejo para afetar certos tipos de resultados de aprendizagem para os alunos. Esta questão-chave é, como as outras, muitas vezes apresentada como debate bilateral.

De um lado estão aqueles que argumentam que porque a distância dá acesso a alguns alunos que não poderiam ir para a faculdade ou universidade “real”, beneficia os estudantes e promove a aprendizagem ao longo da vida.

Os estudiosos também sugerem que a experiência de um curso online pode ser tão rica e gratificante quanto a experiência de curso tradicional. Do outro lado, estão aqueles que identificam as dificuldades que os alunos têm com cursos online.

Outros aprendizados do aluno:

  • Os alunos usam a tecnologia apropriada para interagir de forma colaborativa entre si e com o professor, e usam feedback e consulta para desenvolver e aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e atitudes.
  • Os estudantes são responsáveis ​​por seu próprio aprendizado. Eles devem decidir o que querem aprender, estabelecer seu objetivo, pesquisar e desenvolver seu assunto.
  • Os alunos pesquisam dados atuais para responder a perguntas e resolver problemas.
  • Os alunos aprendem a resolver problemas por meio de avaliação, coleta de dados e desenvolvimento e implementação de estratégias usando informações relevantes.
  • Os alunos identificam barreiras de comunicação, suas causas e soluções.
  • Os alunos promovem a aprendizagem ao longo da vida e sabem como acessar e usar as informações quando a instrução é concluída.

Relação professor-aluno na EAD

Em um ambiente à distância, a capacidade e a disposição do aluno de fazer o automonitoramento e avaliar com precisão a compreensão do conteúdo e solicitar ajuda de acordo, pode representar uma variável crucial, que afeta tanto a aprendizagem quanto os processos de ensino.

No EAD, os professores não têm acesso direto aos recursos verbais e não-verbais ou feedback de seus alunos.

Este feedback permite que o professor, em um ambiente de aprendizado convencional, receba sinais verbais e não-verbais para ajustar o processo de instrução em tempo real, a fim de atender às necessidades de seus alunos.

Por exemplo, professores atentos muitas vezes reorganizam e repetem o conteúdo em resposta às expressões confusas e comportamento incomuns dos alunos.

No entanto, os instrutores de ensino a distância, em oposição aos de um ambiente de aprendizado convencional, são incapazes de monitorar, decodificar e usar o feedback para modificar a instrução “online”.

Em um ambiente de aprendizagem à distância síncrono, o instrutor freqüentemente para de ensinar, a fim de perguntar aos alunos se eles entenderam o conteúdo apresentado.

O uso das técnicas de comunicação pelos alunos é muito importante no ensino à distância. Muitos dos alunos já criaram, por iniciativa própria, e usam fórum, listas de discussão e quadros de avisos online.

Claro, o meio mais importante de comunicação entre alunos e professores é o e-mail. A maioria dos estudantes pode ler e-mails, mesmo que eles não tenham computador em casa.

A qualidade da relação professor-aluno na EAD e a interação na educação a distância tem aumentado com os avanços das tecnologias de comunicação, especialmente, da internet.

Os dados do aluno relacionados aos dados de interações com o professor permitem identificar tipos específicos de interações. Esses dados correlacionam-se com resultados positivos dos alunos.

O agrupamento de dados relacionados a alunos com dados relacionados a professores representa uma abordagem integrativa que ajuda a esclarecer as complexas inter-relações entre pessoas, processos e produtos variáveis ​​num ambiente virtual de aprendizagem à distância.

A coleta online de dados ajuda a solucionar o problema cognitivo e dificuldades afetivas e formular diretrizes operacionais para prevenir essas dificuldades em futuras projetos de aprendizagem.

Já fez algum curso à distância? Concorda com nossas considerações sobre a relação professor-aluno na EAD e o papel de cada um. Deixe sua opinião nos comentários!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias