Como funciona um sistema de educação online

Educação online é muito mais que uma tendência, é o futuro batendo na nossa porta.

Apesar de ser um tema muito bem difundido no exterior a educação online só ganhou voz no Brasil nos últimos anos. E como não poderia ser diferente surgem diversas dúvidas sobre este tema.

Continue a leitura e entenda de uma vez por todas como funciona o sistema de educação online.

Leia também – Entenda a evolução da EAD e seus avanços até hoje

sistema de educação online

O que é um Sistema de educação EAD

Assim como qualquer outra coisa a educação EAD precisa de parâmetros para se basear e ser válida, ou seja, o sistema de educação EAD são os critérios que constroem a educação online.

Este sistema conta com:

Plataforma EAD

Para acessar o conteúdos disponibilizados os alunos devem acessar determinado endereço online. Este endereço deve ser uma plataforma desenvolvida com base pedagógica que tenha por objetivo melhor a experiência de cada usuário, seja o gestor, professor ou aluno.

Ambiente Virtual de aprendizagem

Também conhecido como AVA, o ambiente virtual de aprendizagem tem por objetivo gerenciar os conteúdos publicados.

Um bom ambiente virtual é aquele que além de ser atrativo e intuitivo para os alunos é útil para gestor, sendo possível ver o progresso das atividades.

Aulas online

Aulas online são variáveis de acordo com cada instituição e professores, afinal isso varia tanto do conteúdo quanto da didática. Por isso não existe uma regra que vá funcionar para todos neste quesito.

No entanto, é regra que exista algum meio onde aluno e professor consigam interagir. Sendo comum o uso de fóruns, chats e emails.

Material de apoio

Outro aspecto que rodeia a educação online é o material de apoio. O material de apoio pode ser ofertado como a instituição de ensino achar adequado, sendo os mais comuns: vídeo aulas, ebooks, apostilas e até mesmo páginas da internet.

O objetivo do material de apoio é suprir possíveis dúvidas que possam surgir, além de complementar o ensino, pois pode trazer novas perspectivas do mesmo assunto.

Avaliações

É comum que julguem o sistema de educação online como algo mais fácil do que o presencial, justamente por não ter uma pressão da instituição e professores.

No entanto, as avaliações são realizadas de maneira muito séria e com foco na capacitação do aluno, por isso não é raro ver pessoas que reprovam por falta de dedicação.

Existem instituições que optam por aplicarem a prova presencialmente, enquanto outras optam por continuar a distância.

Cada organização tem o direito de aplicar a prova como julgar necessário, mas é sua obrigação oferecer uma prova condizente com o conteúdo estudado.

Complemente com – O que é vídeo aula: introdução ao EAD

Como pode ser observado o sistema de educação online tem toda uma estrutura que deve ser seguida e trabalhada, com isso é fácil perder o receio em começar uma educação online, já que o esforço é muitas vezes igual ou superior ao ensino presencial.

Se você tiver alguma dúvida sobre o sistema de educação online basta deixa-la abaixo e nós vamos ter o maior prazer em te ajudar.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias