ter o próprio curso online

Conheça as vantagens de ter o próprio curso online e aproveite essa oportunidade6 min read

Possui algum tipo de curso presencial ou é professor em uma instituição? Já pensou em aproveitar essa oportunidade, compartilhar o seu conhecimento e ter o próprio curso online? Esse é um mercado crescente – e essa pode ser uma fonte essencial de renda para o profissional da área.

O ensino a distância conquista cada vez mais adeptos – tanto profissionais quanto alunos. Isso porque essa é uma modalidade que oferece inúmeras vantagens para ambos os públicos. Diminuição no gasto com deslocamento e estrutura física, por exemplo, são economias que são observadas tanto pelos alunos quanto pelos professores/instrutores.

O resultado? Cursos flexíveis, que não possuem barreiras geográficas e podem ser realizados por pessoas em qualquer lugar do mundo. Isso tudo com um custo benefício atraente – tanto para os alunos quanto para os professores. Se você ainda está com dúvidas sobre ter o próprio curso online, confira nossas dicas e informações sobre o assunto.

– Você também pode se interessar por: Conheça as oportunidades no mercado de EAD no Brasil

ter o próprio curso online

As vantagens de ter o próprio curso online

Já conhecemos as vantagens que os alunos encontram ao se inscreverem em cursos online. Porém, os profissionais que investem nessa área também encontram vários pontos positivos que merecem destaque. Assim sendo, se você é um professor/tutor que deseja ter o próprio curso online, encontrará inúmeros benefícios na área. Selecionamos alguns deles:

Divulgação da imagem e aumento de credibilidade

Ao produzir e comercializar seu próprio curso online, você terá a sua imagem divulgada em todo o território nacional e/ou internacional. Isso faz com que a sua credibilidade e autoridade sejam amplamente construídas e conquistadas na sua área. Conquistando mais alunos, fazendo networking e, caso ofereça um conteúdo de destaque, pode ser convidado para dar palestras e aulas em outros lugares do mundo.

Disponível 24/7

Ao trabalhar com a modalidade de ensino a distância, seu negócio está disponível para o público durante 24 horas, 7 dias por semana. Assim sendo, enquanto você está tranquilo, dormindo ou trabalhando em outros pontos do seu projeto, por exemplo, algum interessado pode comprar o seu curso.

Flexibilidade

Você escolhe qual o melhor momento para responder aos alunos. Também oferece os seus canais de contato e garante flexibilidade para poder respondê-los de onde estiver e por qualquer plataforma – smartphone, tablet ou pc.

Ser o seu próprio chefe

Ao ter o próprio curso online, você é o seu próprio chefe. Ou seja: cabe a você definir a sua rotina de pesquisa e produção de conteúdo. Assim sendo, pode produzir nos horários em que sente-se mais produtivo. Porém, é importante ter muita atenção nesse tópico. Afinal, ser o seu próprio chefe pode ser um ponto extremamente positivo, porém, é importante ter disciplina e horários e metas a serem seguidos.

Para manter a sua rotina organizada, não existe em utilizar ferramentas tecnológicas que foram criadas exatamente para melhorar o aproveitamento do seu dia a dia. Uma que merece destaque é o Evernote. Esse aplicativo pode te ajudar na rotina de trabalho autônomo e garantir melhor produtividade.

– Para saber mais, confira: Conheça os recursos e saiba como usar o evernote para melhorar sua rotina

Use o marketing digital como grande arma de divulgação

O curso online é um produto 100% digital, certo? Assim sendo, ele oferece vantagens por isso. E essas vantagens devem ser bem exploradas. Uma delas é a utilização de um bom marketing digital para vender o seu produto.

Dessa maneira, para ter sucesso, você deve se utilizar de todas as suas armas digitais para divulgar sua marca e conquistar o público. Não exite em utilizar redes sociais, e-mail marketing, postagem em blogs e em fazer parcerias com outros profissionais. Lembre-se de criar uma boa imagem e autoridade online. Ao ter o próprio curso online o produto é você. Por isso, construir uma boa imagem é tão essencial.

Para isso: tenha um bom endereço virtual e utilize depoimentos de alunos que comprovem o seu bom desempenho. Também, exponha cases de sucesso e esteja sempre atualizado para oferecer novidades aos interessados no seu curso. Lembre-se que o mercado EAD cresce e muda constantemente. Assim, para manter-se alinhado com as novidades, mantenha sempre sua qualificação em dia.

O que você precisa saber antes de ter um curso online

Assim como em qualquer área do mercado, é importante conhecer as dicas e pormenores que fazem você ter sucesso – ou não – no negócio. Assim sendo, antes de ter o próprio curso online, é importante que você saiba de algumas informações essenciais.

Dentre elas, você precisa ter claro que a concorrência é grande e que não existe uma fórmula de sucesso para essa área.

Assim sendo, ao adentrar no mercado de cursos online, saiba que existem infinitas possibilidades de formatos de curso. Eles podem ser feitos via vídeo, e-mail, postagens, atividades interativas, entre outros. Podem ser utilizados inúmeros recursos visuais – como infográficos e animações. Porém, também podem existir aulas mais demonstrativas e didáticas. Ou seja: é um mercado muito grande, que oferece muitas opções. Para acertar, você pode testar as aulas, pedir feedback, saber quais são as que fazem mais sucesso, entre outros.

Ainda, sabendo da forte concorrência, não exite em pesquisar o mercado e saber o que faz sucesso na área. Assim, saberá analisar os pontos fortes e fracos da concorrência – e, com isso, poderá fazer um produto final melhor. Essa ação faz com que o padrão de qualidade na educação seja aumentado, afinal, cada profissional deseja entregar o melhor para os seus alunos.

Concluindo

Como dito: não existe uma fórmula mágica de sucesso. Porém, existem ações que podem auxiliar você a ter uma carreira bem sucedida ao investir e adentrar nesse mercado. Conhecer os pormenores do marketing digital e de conteúdo, por exemplo, é uma ação que pode ajudar – e muito, – a conquistar o público.

– Sugerimos que você complemente a leitura com: Como Divulgar e Promover Cursos Online: 8 ideias testadas e aprovadas para alcançar mais pessoas (Garantido)

Se você ainda tinha dúvidas para investir e ter o próprio curso online, talvez esse artigo faça você refletir um pouco mais sobre as possibilidades e oportunidades que obterá ao adentrar nesse mercado crescente.

Gostou? Comente e compartilhe conosco a sua opinião!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias