27 de março de 2018
Quem trabalha com vendas sabe que quando se trata de novos produtos nem sempre é fácil fazer com que todos os setores se comuniquem.
Tanto é que muitas vezes isso passa despercebido e só se nota a sua necessidade quando o consumidor final é afetado. E para evitar esse problema o treinamento de produto é fundamental!
Se sua empresa está com problemas nessa área esse post foi feito para você!
Leia também: Acompanhe a eficiência através dos indicadores de treinamento e desenvolvimento.
O que você vai ler nesse artigo?
O que é treinamento de produto?
Em geral, todos os tipos de produtos têm um ciclo de vida. Após o lançamento de um novo produto, ele deve ser vendido para os usuários certos, que precisam usá-lo da maneira certa para obter o máximo valor (e com risco mínimo). E manutenção ou outro suporte pode ser necessário para aumentar seu ciclo de vida e usabilidade.
Alguns produtos até precisam de manuseio adequado para serem decompostos e reciclados. Ter o nível certo de conhecimento do produto é crítico em todas essas situações.
E o treinamento de produto é exatamente preparar a equipe para que ela conheça todos os aspectos e especificidades de um produto e saiba ajudar o cliente com rapidez em diferentes situações.
Para que serve o treinamento de produto?
Quando falamos sobre a inserção de um novo mix de produto dentro de uma empresa, isso envolve diversos setores, como:
- Equipe de Desenvolvimento de Produtos;
- Marketing;
- Vendas.
O treinamento de produtos serve para unir todas essas áreas, a fim de que a informação circule e envolva todas elas. É importante que ocorra um bom treinamento de produto, afinal ele impacta diretamente nos resultados das vendas.
Se os vendedores são incapazes de entender do que o produto se trata, seus benefícios e quais os seus diferenciais perante a concorrência, é óbvio que perderá clientes por falta de argumentação para vendas.
É evidente que é impossível reunir todas as equipes sempre que for lançado algo novo, principalmente se sua empresa contar com mais de um ponto físico de vendas.
Com isso um grande aliado do treinamento de produto é a tecnologia que permite a criação de materiais online para o time de vendas.
Treinamento para vendedores online
O treinamento para vendedores de um produto feito via online chegou para facilitar a troca de informações, sem a necessidade da presença física. Graças ao treinamento de produto online cada vendedor pode pode estudar o conteúdo em horários vagos em sua própria rotina.
Para montar um bom treinamento de produto é fundamental que:
1. Envolvimento do time de Marketing
O Marketing é uma parte fundamental de qualquer empresa e como tal está ligado completamente aos novos lançamentos da empresa. Afinal, os aspectos visuais, técnicos, valores tangíveis e intangíveis estão por diversas vezes em total responsabilidade deles, logo não faz sentido mantê-los afastado do plano de curso a ser estabelecido.
Falando sobre etapas, o pessoal do Marketing entra logo depois de se reunir as informações necessárias para o treinamento, eles devem documentar tudo o que acham de relevante sobre o novo produto. Principalmente, os argumentos que o tornam melhor do que os concorrentes.
2. Pense na edição do treinamento de produto
O produto atual com certeza não será o último produto a ser lançado pela sua empresa. Tenha em mente tudo o que pode ser reutilizado de um treinamento para o outro. Assim você economiza verba e principalmente o tempo dos envolvidos.
3. Permita o acesso ao produto
Por mais que o treinamento de produto seja completamente eficiente é de extrema importância que os vendedores tenham acesso direto ao produto. Pois a experiência de uso é algo que definitivamente não pode ser substituída por curso nenhum.
Se seu produto é um material tangível é sempre uma boa ideia enviar junto ao treinamento de produto uma amostra. Por outro lado, caso se trate de algo intangível como um aplicativo, basta liberar o acesso a ele.
Pode ser do seu interesse – Treinamento e-learning: conheça as vantagens.
Benefícios do conhecimento do produto
O conhecimento é poder. E para a sua força de vendas, o conhecimento do produto pode ser o veículo para aumentar as vendas.
Já discutimos as razões pelas quais o conhecimento do produto é importante para o seu negócio, mas a lista abaixo destaca os benefícios do conhecimento do produto, pois estão diretamente relacionados à sua equipe de vendas.
Fortalece as habilidades de comunicação
O entendimento completo e abrangente de um produto permite que um vendedor use diferentes técnicas e métodos de apresentação de um produto para vários tipos de clientes.
Habilidades de comunicação mais fortes capacitam um vendedor a adaptar adequadamente uma apresentação de vendas para um impacto maior.
Aumenta o entusiasmo
Armado com um profundo conhecimento do produto, uma demonstração de entusiasmo e crença nele pode gerar entusiasmo entre seus clientes e aliviar a incerteza sobre a solução que o produto fornece para o cliente.
Aumenta a confiança
Se um cliente não estiver totalmente comprometido em concluir uma venda, a diferença pode ser simplesmente a presença (ou falta) de credibilidade ou confiança que um vendedor tem em relação ao produto. Tornar-se educado no produto e em seus usos ajudará a consolidar essa confiança.
Auxilia na superação de objeções
Informações factuais obtidas a partir do treinamento de produto podem ser usadas para derrubar objeções expressas pelos clientes.
O sólido conhecimento sobre o seu produto, juntamente com informações paralelas sobre produtos similares vendidos por seus concorrentes, dá a você essa vantagem adicional para facilmente contestar objeções.
Essas são algumas dicas de como o treinamento de produto pode fazer toda a diferença nos resultados das suas vendas. Está com alguma dúvida? Deixe ela abaixo e nós respondemos para você!
[wen_cta id=”6405″]
Categorias