21 de janeiro de 2016
Para manter um potencial competitivo, destacando-se no mercado, as organizações estão cada vez mais investindo em inovações.
Para isso, as empresas necessitam de pessoas capacitadas para implementar novas tecnologias, e apostar nas Universidades Corporativas é um dos caminhos para a empresa formar estes profissionais capacitados.
Por este motivo, as vantagens de uma Universidade Corporativa (UC) estão sendo cada vez mais relevantes no contexto atual do mercado.
O que você vai ler nesse artigo?
Veja a seguir mais algumas vantagens da Universidade Corporativa
1- Treinamento contínuo e focado
As mudanças de competitividade no mercado criam nas organizações a necessidade de fornecer um aprendizado contínuo aos seus colaboradores, de acordo com os interesses destacados em seu contexto organizacional, ou seja, um treinamento focado na realidade da organização.
É através das Universidades Corporativas que esse objetivo pode ser alcançado, pois elas unificam os objetivos dos gestores, dos colaboradores e da universidade, apresentando melhores resultados quando comparado com os treinamentos convencionais.
Dentre as vantagens de uma Universidade Corporativa, está a centralização das soluções de aprendizagem organizacional na empresa, ao contrário do treinamento convencional, que nem sempre é voltado ao foco do problema na organização.
Veja mais algumas vantagens da Universidade Corporativa:
2- Análise estratégica
Basicamente, as Universidades Corporativas distinguem-se dos treinamentos por sua análise da gestão estratégica de Recursos Humanos.
Esta análise é responsável pelo processo de desenvolvimento de pessoas conectadas com a definição estratégica da empresa, e, uma vez que pessoas são necessárias na busca por inovação, é comum que os processos dos recursos humanos girem em torno das UCs.
3- Implantação flexível
Antes de implantar uma Universidade Corporativa, é necessário um estudo preliminar para avaliar a viabilidade da implantação na organização, sendo que, dependendo da avaliação, pode-se sugerir a criação de uma Universidade Corporativa para um grupo de empresas e não para uma única organização.
Esta pode ser uma prática muito útil para empresas menores, visto que um dos primeiros fatores avaliados para a viabilização das UCs é o número de colaboradores existentes.
Outro fator, é a necessidade do presidente da empresa ser o mentor da ideia, uma vez que ele é o principal determinante da visão estratégica da empresa, focando sempre em incentivar a expansão do aprendizado aos clientes, fornecedores e a comunidade.
Por fim, também será necessário analisar a possibilidade da empresa revolucionar os seus métodos tradicionais de treinamento frente às constantes acelerações das mudanças, contando sempre com o apoio da área de Recursos Humanos da empresa com na busca da redução dos custos com treinamento.
4- Por Fim, bons resultados!
Além de capacitar estrategicamente os colaboradores com os objetivos da organização, outra das vantagens da Universidade Corporativa é que elas ajudam a organização e melhorar seu desempenho.
UCs auxiliam no desenvolvimento de novas propostas de processos, e mantendo este novo conhecimento focado nas estratégias empresariais, sem perder o foco na cultura organizacional.
Ficou convencido das vantagens da Universidade Corporativa? Então veja mais algumas dicas para treinar seus colaboradores!
Categorias