2 de abril de 2018
Você sabe o que é quebra de caixa? Antes de entender o que é e como funciona a quebra de caixa, se faz necessário uma breve explanação sobre a expansão da nossa sociedade.
Com o crescimento e expansão de tecnologias e novos comportamentos do consumidor, não é de se espantar os diversos trabalhos que surgiram nos último anos, o que tornou necessária a criação e implementação de direitos específicos que fossem capaz de suprir a necessidade de cada área.
Foi pensando nisso que criamos esse post dedicado a pessoas que trabalham na função de caixa e até mesmo você que deve gerenciar equipe e que possui funcionários dedicados a essa função.
Continue conosco nessa leitura explicativa e entenda tudo sobre o que é quebra de caixa.
Leia também: Veja como obter melhores resultados em vendas com treinamento de produto
O que você vai ler nesse artigo?
O que é quebra de caixa?
Antes de entender todas as questões que permeiam o entendimento sobre o que significa quebra de caixa, é necessário entender o que é quebra de caixa, de fato.
Acontece que em muitas carreiras os profissionais recebem algum tipo de remuneração extra devido às suas situações de trabalho. Por exemplo, um vigia noturno recebe adicional noturno devido ao seu horário de trabalho. Outro exemplo é a função de lixeiro que, por estar exposto a diversos tipos de dejetos ganha o adicional de insalubridade.
Este mesmo conceito é aplicado aos profissionais de caixa. Devido o risco existente de cometerem erros na hora de conferir a entrada e saída dos recursos ao longo da sua jornada de trabalho, eles também recebem um adicional em seu salário.
Assim, o entendimento sobre o que é o quebra de caixa permeia a noção de que se trata de um benefício, um adicional por motivos de riscos relacionados à própria profissão, para os profissionais da área financeira.
Também pode ser do seu interesse – Saiba qual é o conhecimento em vendas necessário a qualquer vendedor
Quem tem direito ao quebra de caixa?
A resposta para a pergunta, quem tem direito ao quebra de caixa, engloba a ideia de que este benefício é feito para atender a todos aqueles que possuem contato direto com o dinheiro da empresa. Incluindo caixas de supermercados, lojas, bancos e assim por diante.
Leia também – Aprenda como liderar uma equipe de vendas eficiente com nossas dicas
Como funciona a quebra de caixa?
Você provavelmente está se perguntando, como funciona a quebra de caixa? A quebra de caixa funciona de uma forma muito específica e é necessário que o funcionário e empregador estejam cientes desse processo. Isso garante que os colaboradores recebam o que lhes é devido e o empregador não gaste mais do que deve, evitando assim prejuízos.
Para estar ciente de como funciona a quebra de caixa é precisa entender os seguintes tópicos:
Quebra de caixa segundo a lei
Antes que você empregador se desespere pensando no gasto e você colaborador pense que está sendo passado para trás é importante se embasar na lei. Segundo ela as empresas não são obrigadas a realizar o pagamento da quebra de caixa.
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), onde estão reunidas as leis sobre a relação entre empregador e colaboradores, não consta nenhuma leia adicional sobre a quebra de caixa, tornando-o assim eletivo por parte das organizações.
Outro ponto importante de se ressaltar é que por mais que esse adicional não seja obrigatório, diversos sindicatos pressionam as grandes empresas a fim de se estabelecer pelo menos um acordo sobre o tema.
Qual o valor da quebra de caixa?
Como relatado acima não existe uma obrigatoriedade em pagar esse adicional. Com isso também não foi estabelecido um valor determinado para o pagamento desse benefício.
Mas, qual o valor da quebra de caixa executado por quem oferece o benefício? Na prática o empregador pode pagar qualquer valor que lhe convier e não há um limite legal sobre isso. Se o empregador quiser pagar R$ 10 assim será, se quiser pagar R$ 1.000 também é uma decisão que só cabe a ele.
No entanto, caso a organização entre em um acordo com seus funcionários, ou seja, com quem tem direito ao quebra de caixa, ela não poderá voltar atrás com essa definição, sem que todos os envolvidos estejam de comum acordo.
Essa política vale tanto para qual o valor da quebra de caixa definido, quanto a forma que os funcionários irão receber a quantia definida.
Outro item que deve ser respeitado é o regime da empresa sobre isso, ou seja, caso o regimento interno tenha delimitações sobre o tema, ele deve ser respeitado.
Integração do salário ao quebra de caixa
Nesse tópico em particular a quebra de caixa pode ser diferente para a subdivisão dos operadores de caixa. Isso ocorre pois, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a parcela referente a quebra de caixa possui uma natureza salarial para os funcionários dos bancos.
Com isso os tribunais, por diversas vezes, estendem o mesmo entendimento para os operadores de caixas de outras áreas. Fazendo com que toda vez que a empresa paga esse valor ao seus funcionários, seja considerado parte do salário.
Sendo assim esse valor passa não somente a integrar o salário, mas também outros benefícios como décimo terceiro salário, horas extras, férias e qualquer outro adicional que o funcionário receba.
Leia também: O que é Pró-Labore de uma empresa e por quê ele é diferente de salário
Descontos
É importante estar atendo para os possíveis descontos. Afinal, é natural e até mesmo esperado que a empresa realize descontos dos salários dos seus funcionários, como os que acontecem referente ao plano de saúde, vale transporte e etc.
No entanto, a empresa não deve e não pode realizar nenhum desconto na verba adicional. Exceto se estiver previsto por lei, o que não é o caso da quebra de caixa.
Com todo esse material você já está totalmente pronto para analisar suas finanças. Seja você empregador ou empregado.
Empresários, lembrem-se que apesar da quebra de caixa ser opcional ela é uma ótima ferramenta para acabar com a falta de motivação no trabalho e elevar o desempenho dos seus funcionários.
Já você empregado que deseja receber a quebra de caixa, análise o regime da empresa e sua política de cargos e salários. Converse com seu supervisor ou até mesmo com seu sindicato. No entanto, tenha em mente que além de ser algo opcional o empregador pode decidir pagar a quantia que lhe convier.
Complemente com – Cálculo de rescisão: saiba como calcular a rescisão trabalhista do seu funcionário
E se mesmo com todas essas dicas você ainda possui dúvidas sobre o que significa quebra de caixa e como ela funciona, não se acanhe. Para resolver suas dúvidas basta deixar seu comentário logo abaixo e nós ajudaremos você em tudo que for necessário!
Este conteúdo foi produzido pela Eadbox. Somos uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva, que pode ajudar o seu trabalho em prol da disseminação de políticas empresariais, bem como desenvolvimento e treinamento de funcionários. Além de criar seus cursos online, você também tem seu portal e controla sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. Fale com um consultor e saiba como começar
Categorias