herocreator inteligencia artificial chatgpt

Os treinamentos corporativos são essenciais para toda empresa que deseja contar com profissionais qualificados, engajados e motivados. Assim sendo, existem várias ações que podem ser feitas visando esses objetivos. Nesse cenário, ganha espaço o treinamento 5s. Você já ouviu falar sobre ele?

Resumidamente, o treinamento 5s auxilia a empresa a criar e a transmitir a sua cultura corporativa e na identificação de problemas. Também, é importante para criar novas oportunidades e soluções de melhorias. Assim, a proposta final do 5s é diminuir o desperdício, tanto de tempo quanto de espaço e recursos de uma empresa. Dessa maneira, passa-se a contar com uma maior eficiência operacional.

Para saber mais sobre esse método e o significado do nome 5s, confira o artigo até o final. Quem sabe você encontre nesse método uma opção para otimizar a produtividade da sua empresa.

treinamento 5s

O que é o treinamento 5s?

Esse método surgiu no Japão, em um momento no qual o país se reerguia após toda a destruição da Segunda Guerra Mundial. O 5s representa 5 palavras japonesas que começam com a letra S. Em outros idiomas não existem palavras exatas para traduzi-las, porém, em português, o método 5s pode ser traduzido pelas seguintes palavras:

 

  • Utilização;
  • Ordem (ou Ordenação ou Organização);
  • Limpeza;
  • Saúde (ou Padronização);
  • Autodisciplina.

 

Seu objetivo é cuidar de uma boa base empresarial. Aqui, estão inclusos os cuidados com o ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, é claro, a gestão de pessoas. Ou seja: cuidando de maneira efetiva desses 5 princípios, passa-se a contar com o máximo proveito e capacidade do seu ambiente de trabalho. Abaixo, explicamos melhor como funciona cada um desses princípios.

– Veja também: 4 dicas para fazer o treinamento de colaboradores em sua empresa

Entendendo o significado de cada “S” e as ações que podem ser feitas para implantá-los na sua empresa

Senso de utilização

Em japonês, essa palavra é a “Seiri”. De maneira resumida, o senso de utilização no treinamento 5s consiste em:

  • Separar o que é útil e o que não é;
  • Melhorar o uso do que é útil.

Assim, para implantar esse método é importante se livrar daquilo que não possui mais utilidade ou que esteja fora do lugar. Materiais, ferramentas, documentos e informativos ultrapassados, por exemplo, podem ser descartados.

Implementando o senso de utilização na empresa:

Questione-se: “a empresa precisa disso?”. Se a resposta for “não”, não há a necessidade de guardar. Caso você não tenha autonomia para tomar essa decisão, deixe-a anotada e mostre para um responsável. Essa noção de utilização é importante para manter apenas o que é realmente importante para a empresa.

Senso de ordem/ordenação/organização

O senso de ordem em japonês é “Seiton”. Esse “S” prega que: “o que não está classificado não está organizado”. Também, é entendido que cada coisa tem o seu devido lugar.

banner_blog_AI

Implementando o senso de ordem na empresa:

O senso de organização, ordem ou ordenação consiste em classificar os itens e organizá-los. Para isso, o ideal é deixá-los em em fácil alcance, facilitando o trabalho de todos da empresa. Então, a empresa pode utilizar de alguns métodos e ferramentas de organização no dia a dia. Um método que pode ser importantes nesse processo é o Kanban. Veja mais sobre ele: Conheça o que é Kanban e melhore os processos em sua empresa

Senso de limpeza

Em japonês, esse termo é conhecido como “Seiso”. De maneira resumida, esse princípio do treinamento 5s promove duas ideias básicas:

  • Evitar sujar;
  • Sujou? Limpou.

Implementando o senso de limpeza na empresa:

Ninguém deseja trabalhar em um lugar sujo e/ou mal cuidado. Porém, para que a limpeza mantenha-se em dia, é importante que todos os colaboradores se engajem nesse processo. Assim sendo, cada funcionário deve ter em mente que:

  • Após usar o banheiro, deve deixá-lo limpo;
  • Após fazer uma refeição, deve limpar o local – tirar as bandejas da mesa, e lavar a sua louça, se for o caso. Essas são ações que variam de empresa para empresa;
  • O lixo está sujo? Avise um responsável que possa fazer a troca, entre outros.

Além disso, também cabe à empresa oferecer informações e orientações a serem seguidas pelos colaboradores a fim de manter a limpeza no local de trabalho. Que tal tirar uma foto do ambiente limpo e deixá-la visível em um local para todos verem? Assim, saberão no que se basear para limpar o local, por exemplo.

Senso de saúde/padronização

O senso de saúde proposto pelo treinamento 5s consiste em padronizar as práticas saudáveis. Em japonês, essa palavra é a “Seiketsu”.

Implementando o senso de saúde/padronização na empresa:

Aqui, o objetivo é criar regras para manter o que foi conquistado nos primeiros “S” – os cuidados com a utilização, organização e limpeza. Assim, a empresa investe na conscientização dessas normas. É papel da corporação educar os seus colaboradores e, mais do que isso, contar com gestores que eduquem pelo exemplo. Ou seja: que também sigam os preceitos propostos pelo treinamento 5s.

Também, outra ação para implementar esse “S” na empresa é atribuir a cada colaborador uma função que contribua para a organização, limpeza e utilização da empresa. Assim, a gerência acompanha se essas ações estão sendo efetivamente praticadas.

Vale lembrar que o senso de saúde e padronização é algo que acontece com o tempo, e não de um dia para o outro. Isso porque ele interfere diretamente na cultura empresarial.

Senso de autodisciplina

O último S, em japonês pronunciado como “shitsuke”, significa assumir a sua responsabilidade pelas ações – assim como seguir os padrões estipulados acima.

Implementando o senso de autodisciplina na empresa

Nessa fase, a empresa implementa programas de cunho pedagógico e educacional. Ou seja: que ensinem os novos funcionários e reciclem os conhecimentos dos colaboradores mais experientes. Resumidamente, o senso de autodisciplina é aquele que monitora, controla e, por fim, mantem a disciplina dos colaboradores. O objetivo final é garantir que todos os 5s sejam aplicados de maneira eficiente e contínua. Assim garantem um melhor aproveitamento, engajamento e produtividade para a empresa.

– Veja também: Veja como e quando fazer a reciclagem de equipes

Treinamento 5s: uma ação contínua a fim de melhorar o ambiente de trabalho

É importante ressaltar que o programa de treinamento 5s engloba ações que devem ser frequentes e em busca de melhorias contínuas. Vale ressaltar que alguns de seus principais benefícios no ambiente corporativo são:

  • Melhoria geral no ambiente de trabalho e na confiança entre a equipe;
  • Maior segurança para desenvolver novas atividades;
  • Diminuição de falhas humanas, absenteísmo e desperdício em geral;
  • Aumento na facilidade para encontrar e solucionar problemas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios do treinamento 5s, está pronto para colocá-lo em prática? Qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

[wen_cta id=”6405″]

Banner_v2_blog_Plataforma

Categorias