Comunicação Institucional

A comunicação institucional e o ensino a distância

Você sabia que a comunicação institucional pode definir sucesso de uma empresa? Ela traduz a imagem da companhia para o público externo e interno. Esta imagem é definida por um grande conjunto de aspectos, como o produto que ela comercializa, o visual implementado em seus materiais e como ela se posiciona na sociedade. E para que todo este conjunto esteja alinhado, é preciso uma voz: a da comunicação institucional.

É ela que fala internamente, aos funcionários; bem como externamente, dirigindo-se aos seus fornecedores; os seus investidores; a mídia e, é claro; aos seus clientes. É ela que traz as boas novas, sobre os sucessos da empresa e também planeja a melhor forma de agir quando há uma crise. Como toda comunicação boa e eficaz, a comunicação institucional precisa ser consistente e controlada.

O que é a comunicação institucional

Um dos trabalhos mais comuns ligados à comunicação institucional é o relacionamento com a mídia. Seja escrevendo e distribuindo comunicados ou respondendo dúvidas quando solicitado. O profissional desta área precisa estar especialmente alinhado aos princípios e objetivos da empresa. Este comunicador tem a função de supervisionar todo o planejamento de conferências de imprensa, bem como o conteúdo divulgado no site e em outras mídias sociais. Ele precisa preparar as informações que vão ser divulgadas aos meios de comunicação. Preparar os porta-vozes que vão poder falar em nome da empresa também está entre as funções deste profissional. Eles também monitoram os veículos de comunicação e analisam o que a mídia está dizendo sobre a empresa. Cabe a eles conceber estratégias para lidar com a desinformação.

Estes profissionais estão ligados diretamente aos diretores da empresa, servindo como conselheiros quando se trata da reputação da companhia. Eles podem ajudar os líderes a se expressar da melhor forma, desenvolvendo mensagens precisas e de impacto. Eles também sugerem novas iniciativas para manter a empresa na vanguarda da comunicação.

Por outro lado, eles se preocupam em construir e, o mais difícil, manter uma boa relação com os clientes da marca. É preciso entregar ao público o que ele quer e, nos últimos anos, vimos esta forma de comunicação mudar drasticamente. Antes o consumidor era passivo neste processo de comunicação. Mas com a popularização das redes sociais é ele quem tomou as rédeas desta conversa.

O colaborador possui o controle

Não espere que o seu cliente interno apenas receba a informação: agora, ele sai na frente, antecipa a conversa e tem o poder de influenciar positivamente ou negativamente a imagem da sua marca. E é quando uma crise se instala que todos os colaboradores envolvidos com a empresa precisam estar alinhados.

Mas antes de tratarmos dos problemas e suas soluções, vamos imaginar um cenário: você possui uma empresa com diversas filiais pelo país. Em cada uma delas, uma equipe do departamento de recursos humanos será responsável por contratar e gerir o relacionamento e as condutas de seus colaboradores. Cada filial acaba criando uma forma diferente de trabalhar: mudam as pessoas, mudam as condutas.

Desta forma, quando uma importante informação precisa chegar a cada um dos colaboradores, como em um momento de crise, ela vai ter que passar por muitos setores diferentes, correndo o risco de haver um grande ruído na comunicação. É só pensa na velha e sábia brincadeira do telefone sem fio.

Viajar e falar pessoalmente com cada setor seria no mínimo desgastante, para não dizer inviável! Mas ainda assim, você pode passar a mesma informação, de forma crível e igualitária, para cada indivíduo. É aí que a educação a distância entra na forma como você trabalha com a comunicação na sua empresa.

O ead na Comunicação Institucional

Custo baixo, acessível e prática, assim é o ead, e a sua empresa precisa dela. Ter a disposição uma plataforma ead vai guiar as suas informações da melhor maneira, otimizando processos e garantindo uniformidade entre as suas unidades.

Através de uma plataforma ead você escolhe a forma como quer falar com os seus colaboradores. Você pode preparar uma apresentação, gravar um curso, ou, até mesmo, entrar ao vivo para que todos os seus colaboradores, de todas as sedes da sua empresa, assistam de uma só vez a transmissão. É a informação chegando a todos ao mesmo tempo, com o mesmo impacto!

Como o ensino à distância pode mudar o futuro do seu negócio

Agora que você viu como uma plataforma ead pode te ajudar em um momento de crise, é hora de saber o que ela pode fazer para que a sua empresa atinja a excelência e cresça ainda mais.

Contratar profissionais que se adequem a todas as exigências do seu negócio não é tarefa fácil. Principalmente quando se trata de especialização em determinadas tecnologias, pode ser ainda mais difícil, isso sem falar nos custos envolvidos no processo.

Mas, e se, ao invés de você procurar o especialista, você mesmo formasse um? Um não, vários! Através de uma plataforma ead você pode fornecer a todos os seus colaboradores cursos profissionalizantes, organizar palestras e avalia-los individualmente. E o melhor, não importa se são para 10 ou 1000 funcionários!

Com uma plataforma ead você pode criar diferentes divisões que vão poder oferecer treinamentos em paralelo, englobando seus colaboradores, franqueados e até mesmo fornecedores. Isso vai melhorar a qualidade do trabalho destes profissionais, garantido a você o acompanhamento do desenvolvimento dos seus treinados. Tudo isso através de um sistema intuitivo de mensagens, tornando o processo de aprendizado fácil e direto.

A solução para a expansão da sua empresa

Além de treinar, capacitar e melhorar a comunicação com todos os seus colaboradores, você pode ir mais longe: expandir o seu negócio. Você pode oferecer cursos e palestras para os seus clientes, criando um vínculo ainda maior com o seu público através de uma plataforma altamente customizável, que vai reforçar ainda mais a sua marca. O seu colaborador vai ter a vantagem de aprender onde quiser, na hora em que achar melhor. Tudo isso usando apenas um aparelho smartphone.

Veja também: Como utilizar vídeos para ter uma comunicação interna campeã?

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias