aprendizagem social

Conheça a teoria da aprendizagem social e como ela pode ser aplicada na educação moderna5 min read

Conhecer e utilizar as teorias e técnicas da aprendizagem social é uma ação extremamente importante para a área de educação. Pode ser em um ambiente corporativo, instituição de aprendizagem ou até mesmo no formato de ensino a distância. Seja como for, a aprendizagem social é muito importante para a garantir um ensino de qualidade.

Dentre as ações propostas pela teoria da aprendizagem social, ela ressalta que o ensinamento ocorre por meio da observação. Ou seja, é ressaltado que as pessoas aprendem coisas novas quando observam as ações dos outros. Essa observação pode ocorrer por meio da convivência diária – filhos com pais ou alunos com professores. Porém, também pode ocorrer através da internet, tecnologias e redes sociais.

Não à toa faz tanto sucesso no mundo atual a profissão de “digital influencer”. Os influenciadores digitais são pessoas que estimulam e incentivam os usuários da internet. Como? De acordo com aquilo que fazem, produtos que utilizam, rotina que levam. Porém, a influência vai além disso: ela também está inserida no contexto da educação.

Dessa maneira, a educação moderna também pode ser alterada de acordo com a aprendizagem social. Para isso, é preciso saber quais são os principais influenciadores. Ou seja: quem são aqueles profissionais sendo observados – e que causam efeito positivo na aprendizagem dos outros. Ainda: se você deseja utilizar a aprendizagem social a seu favor, também preste atenção em suas ações e naqueles que lhe influenciam. Assim, poderá você mesmo se tornar um grande influenciador.

– Você também pode se interessar por: Plataformas de tecnologia educacional: a evolução na aprendizagem

aprendizagem social

O que é a teoria da aprendizagem social?

Desenvolvida por Albert Bandura, psicólogo canadense e professor da Universidade de Stanford, a teoria da aprendizagem social destaca o aprendizado por meio da observação. Bandura aponta que o estado mental interno daquele que está aprendendo desempenha um papel fundamental no processo absorção de conhecimento. Assim, a aprendizagem social acontece a partir da interação entre a mente do aprendiz e o ambiente ao seu redor.

Ou seja, essa teoria ressalta aquilo que deve ser levado em consideração por todos: educa-se pelo exemplo e ações. Isso tudo, é claro, somado ao estado mental de uma pessoa. Bandura também diz que:

“O aprendizado é bidirecional: nós aprendemos com o meio e o meio aprende e se modifica graças às nossas ações”.

Tendo noção da teoria da aprendizagem social, é possível utilizá-la a seu favor e, com isso, fortalecer o método de aprendizagem. E, é claro, esse método também funciona para o aprendizado que ganha cada vez mais espaço no mercado via EAD.

Como aplicar a aprendizagem social para uma educação moderna / via EAD?

Um grande diferencial da educação moderna – via EAD – para a tradicional é que ela estipula que cada aluno aprenda de acordo com o seu tempo e ritmo. Ainda, para obter sucesso na aprendizagem social é importante reunir pessoas com os mesmos interesses, que usam a mesma linguagem e com experiências semelhantes. E essa reunião não precisa ser, necessariamente, física.

Assim, a educação moderna permite que sejam reunidos em um mesmo espaço – virtual – pessoas que tenham esses interesses em comum. Pessoas que, anteriormente, não tinham como fazer esse encontro, muitas vezes por causa de barreiras físicas ou apenas por não conhecerem outros indivíduos com o mesmo interesse. Com a educação moderna, essas barreiras foram quebradas. Assim sendo, é possível utilizar a tecnologia a seu favor, permitindo um ambiente virtual de aprendizado ideal.

– Veja também: Ambiente Virtual de Aprendizagem ou AVA: como utilizar

Assim, os alunos e professores poderão, por meio desse ambiente, incentivar, trocar ideias e observar o comportamento de cada um. Isso porque o comportamento também pode ser avaliado por meio da escrita e experiências individuais descritas por cada um por meio de textos ou vídeos.

Como promover a aprendizagem social

Para transmitir o conhecimento por meio da teoria da aprendizagem social é importante conhecer e utilizar ferramentas a seu favor. Esse formato de aprendizado é considerado a ponte entre a teoria da aprendizagem tradicional (ou seja, o behaviorismo – por meio de comportamento) e a abordagem cognitiva (por meio do ensino teórico).

Essa teoria ressalta que as pessoas não imitam tudo que veem, porém, são influenciadas por fatores externos. Assim, antes de absorver um conhecimento ou hábito, existem pensamentos e itens mediadores que favorecem a imitação ou uma resposta a um estímulo. Os principais mediadores são:

  • O ambiente e cenário em que cada um está inserido;
  • A atenção que aquela informação causa em cada um – afinal, cada pessoa sente-se atraída e demonstra interesse por questões diferentes;
  • A motivação que se tem naquilo que está sendo oferecido. Ou seja, a vontade de aprender e realizar determinado comportamento.

Dessa forma, para se ter sucesso ao utilizar a teoria da aprendizagem a seu favor, é importante saber o cenário dos alunos, o quanto aquele material capta a atenção e motiva a cada um. Somente assim será possível que eles aprendam por meio da observação – ou seja, através da aprendizagem social.

A importância da aprendizagem social para a sociedade

Quando surgiu, a teoria da Aprendizagem Social foi considerada um dos principais saltos qualitativos no campo da psicologia. Esse é o método que permite entender melhor a forma a qual adquirimos o conhecimento. Também, essa teoria mostra o motivo de absorvermos certos comportamentos.

Levando em consideração o ambiente externo social e também nossos processos internos e cognitivos, a aprendizagem social ressalta que cada pessoa também serve de modelo para outras. Assim, cada um é um universo que influencia o outro – mesmo sem se dar conta.

Assim, quando um profissional da educação passa a ter conhecimento e controle sobre a teoria a aprendizagem social, passa a entender como utilizá-la em seu plano de ensino. Dessa forma, qualifica melhor seus alunos, influenciando-os por meio do exemplo.

Você já conhecia a teoria da aprendizagem social? Utiliza-a no seu dia a dia? Comente e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias