Entenda como o EAD se aplica a empresas de saúde8 min read

O mercado de saúde no Brasil cresce exponencialmente, isso porque o culto ao corpo, ao bem-estar e à saúde estão se intensificando cada vez mais entre a população. Segundo dados de 2016 do Sebrae, os brasileiros gastam, em média, mais de 20% de sua renda com empresas de saúde. As famílias mais ricas gastam cerca de 30% do seu orçamento com consumo de bens de saúde.

O potencial do mercado realmente é grande e empresas que identificam essa oportunidade saem na frente na hora de estruturar seus negócios e serviços. Porém, nem sempre é fácil abrir um consultório ou uma academia, por exemplo, no país. O investimento inicial é alto para ter uma estrutura de qualidade. Isso sem contar na burocracia para tirar esse sonho do papel.

Muitas vezes, após investir nesse negócio e abrir um consultório físico, por exemplo, muitos profissionais com perfil empreendedor se frustram porque querem ir além e realmente desejam usar a profissão para transformar a vida das pessoas

Neste momento, um estalo surge na mente do empreendedor: a partir do momento que você identifica que suas habilidades e seus conhecimentos são únicos e que eles podem mudar a vida de muitas pessoas, você percebe que pode ganhar dinheiro com isso. Mas, as limitações geográficas e os custos com deslocamento do norte ao sul, por exemplo, são o primeiro empecilho.

É nesta hora que você precisa identificar o poder do ensino a distância no seu negócio.

Pode ser que você nunca tenha pensado nessa ideia, mas o ensino a distância é capaz de proporcionar um modelo escalável de negócio para empresas que atuam no segmento de saúde. É uma oportunidade única de impactar pessoas em diferentes estados e até em outros países e disseminar seu conhecimento para todos os cantos do mundo sem investir horrores nisso.

Se você tiver interesse em começar a planejar seu curso online, temos um conteúdo que vai ajudar em todas as etapas. Confira abaixo:

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso

Como o EAD se aplica a empresas de saúde

Para você entender bem como usar todo o potencial do ensino a distância em seu negócio do segmento de saúde, nada melhor do que mostrar exemplos para você se inspirar. E, quem sabe, começar hoje mesmo a planejar seu curso online.

– Confira: O passo a passo para criar um plano de curso online

Coaching de emagrecimento

como o ead se aplica a empresas de saúde

Um dos modelos de negócio em expansão é o segmento de coaching de emagrecimento. Profissionais de educação física investem em cursos online para orientar clientes a atingir um objetivo: queimar gordura e perder peso.

Para um cliente, muitas vezes é mais fácil e prático fazer exercícios físicos em horários alternativos e até mesmo sem sair de casa.

Para conquistar essa fatia do mercado, surge o coaching de emagrecimento que por meio de videoaulas instrui o cliente a fazer exercícios do jeito certo e a ter uma vida mais saudável. O modelo de coaching também se aplica a aulas de ioga, de dança e muito mais!

Capacitação profissional

como o ead se aplica a empresas de saúde

Outro segmento de sucesso na área da saúde é relacionado à capacitação de profissionais. Um exemplo são cursos de aperfeiçoamento voltados para Medicina Veterinária, que oferecem treinamentos não de pós-graduação online, mas sim como cursos de extensão que são relevantes para um profissional que acabou de sair da faculdade ou que necessita de reciclagem.

Aulas de interpretação de exames laboratoriais, conduta em casos de arritmias em pequenos animais e até cursos preparatórios para residências são bons exemplos de cursos online de extensão que podem ser abordados nesse segmento.

Quer mais exemplo? O aprimoramento de técnicas também está presente no ramo da odontologia, com aulas de extensão que explicam técnicas de clareamento dental ou lentes de contatos.

Tenha sempre em mente que suas habilidades e experiências são valiosas e você pode perfeitamente cobrar para compartilhar esse tipo de conhecimento com mais pessoas.

Mentorias online

como o ead se aplica a empresas de saúde

O EAD se aplica a empresas de saúde, por exemplo, com nutricionistas de sucesso que investem em conteúdos online estilo mentoria para orientar colegas da área. A partir do momento em que você se torna referência no seu segmento, as chances de atrair a atenção dos colegas aumenta. Lembre-se sempre de gerar conteúdo de valor para conquistar sua audiência.

Os modelos de videoaulas ao vivo estilo mentoria funcionam bem nesse sentido, isso sem contar na redução de custos tanto para quem ministra a aula quanto para quem acompanha o conteúdo. No ambiente online, basta que o aluno tenha um dispositivo com acesso à internet para estudar.

Nesses casos, é interessante você procure por uma plataforma EAD que ofereça ferramentas de chat, fóruns de discussões e suporte a aulas online ao vivo para atender com qualidade essa demanda de clientes.

Congressos online

como o ead se aplica a empresas de saúde

É inegável que ir a um congresso é excelente para fazer network e trocar experiências com outros colegas. Mas, nem sempre o lado financeira permite que isso aconteça. Afinal de contas, se o congresso acontecer em outra cidade, além do custo de inscrição, você ainda deve investir em hospedagem, passagem e alimentação.

Para essas situações, apostar em congressos online é uma alternativa interessante. Dependendo da plataforma EAD que você contratar, você consegue gerar esse tipo de interação virtual entre os participantes. A experiência física do congresso pode ser adaptada ao universo virtual, gerando acesso à informação e também garantindo a troca de experiências entre os participantes.

Gestão de organizações hospitalares

como o ead se aplica a empresas de saúde

O EAD se aplica à área da saúde também com cursos de gestão hospitalar, nos quais o profissional, por meio do conteúdo disponibilizado em meios virtuais, consegue se desenvolver visando a qualidade na prestação dos serviços.

Estes cursos podem ter módulos introdutórios sobre o setor da saúde no Brasil, a evolução do Sistema Único de Saúde e bioética, até itens mais específicos, como processos decisórios de gestão, logística hospitalar e humanização no cuidado dos pacientes.

Educação alimentar

como o ead se aplica a empresas de saúde

A busca por uma alimentação saudável está cada crescendo vez mais e atingindo muitos pais que desejam, desde os primeiros anos de vida do filho, oferecer um alimento natural e sem tantos conservantes para a criança.

Para atender a este mercado, nutricionistas e nutrólogos podem apostar em estratégias de criação de cursos online focados neste segmento. A elaboração de aulas online permite que os pais acessem o conteúdo onde e quando quiserem, montando uma agenda de estudos personalizada para atingir o objetivo: garantir uma alimentação saudável para os filhos.

Isso não se aplica apenas à educação alimentar infantil, já que o modelo pode ser replicado para adultos que desejam entrar em forma, mantendo uma dieta balanceada, mas que ao mesmo tempo precisam aprender a preparar essas refeições de um jeito mais rápido.

Quais ferramentas EAD são importantes para empresas de saúde?

Você viu alguns exemplos de aplicações do EAD no segmento da saúde e como o seu conhecimento pode ser externalizado para outras pessoas em diferentes partes do mundo.

Agora, é importante ter em mente quais recursos uma plataforma EAD precisa ter para que você ofereça seus cursos com qualidade. Confira as principais:

  • Fóruns de discussões: item essencial para troca de experiências entre os alunos e também para suporte do tutor.
  • Gamificação: recursos para fidelizar e fazer com que seus clientes interajam cada vez mais com o conteúdo.
  • Envio de arquivos: é importante que dentro da plataforma EAD, seu aluno consiga enviar arquivos para você corrigir e validar.
  • Relatórios robustos: como empreendedor, você deve constantemente pensar na evolução do seu negócio. Para isso, é importante ter informações relevantes sobre seu produto — e a plataforma EAD é a responsável por oferecer isso a você.

Mas de nada adianta ter acesso a uma quantidade imensa de ferramentas se você tiver dificuldades em usá-las. Imagine que sua geladeira estragou e que um técnico, em vez de arrumá-la, entrega uma caixa com 5 mil ferramentas para você. Você vai saber qual ferramenta deve usar para arrumar essa geladeira? Provavelmente não!

Com a plataforma EAD, as coisas também funcionam assim. Não adianta o sistema ter muitos recursos, se você não tiver suporte da empresa para usar essas ferramentas ao seu favor.

Por isso, aqui na EADBOX, nós temos um time de suporte disponível para orientar os clientes em todas as etapas, desde o planejamento até o lançamento de cursos online.

Fale gratuitamente com um de nossos consultores! Realize o diagnóstico da sua empresa e identifique os pontos que estão limitando seu sucesso!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias