tecnologias de treinamento

Como usar as tecnologias de treinamento para alavancar seus resultados5 min read

Já pensou em utilizar as tecnologias de treinamento para potencializar ainda mais os resultados da sua empresa? Falamos mais especificamente das ferramentas e plataformas tecnológicas, que fazem com que as barreiras físicas sejam deixadas de lado. Com isso, os materiais são aproveitados por todos em qualquer local e no melhor horário para cada um.

O resultado? Equipes bem treinadas, atualizadas e engajadas. Mas como fazer isso? Confira nosso artigo e saiba que utilizar as tecnologias de treinamento pode ser a ação que estava faltando para você conquistar os resultados que sempre sonhou.

 tecnologias de treinamento

Quais são as vantagens em utilizar tecnologias de treinamento?

A tecnologia está presente na rotina de todos e cabe às empresas aproveitarem de maneira positiva todas as funcionalidades que ela oferece. Nesse cenário, conhecer e optar pelas melhores soluções virtuais pode representar uma grande alavancagem nos resultados da empresa. Isso acontece porque, ao contar com o auxílio de plataformas tecnológicas, é possível reduzir o custos e tempo de todos os envolvidos — ao mesmo tempo em que o ensino é potencializado.

Para compreender melhor

A empresa identifica uma falha em algum setor e, assim, precisa trabalhar para corrigi-la da maneira mais ágil e eficaz possível. Por exemplo: um setor está produzindo menos do que deveria. O gestor identifica isso e, após análise, descobre que os possíveis problemas que estão causando essa baixa produtividade:

  • Dificuldade em manusear um novo equipamento;
  • Falta de motivação.

A partir de então, parte em busca das melhores soluções para solucionar de vez essa questão. Como? Uma boa opção é encontrar a melhor tecnologia disponível no mercado para resolver isso. Nesse exemplo, foram encontrados dois problemas. Agora, é hora de utilizar a tecnologia, aplicá-la, acompanhar o desenvolvimento — e, por fim, colher os resultados positivos.

Para a dificuldade com o novo equipamento:

A empresa pode utilizar tecnologias de treinamento para explicar de maneira visual e efetiva como essa máquina ou software funciona. Como? Por meio de materiais audiovisuais, por exemplo. Um vídeo com um bom tutorial em animação e outro mostrando um profissional manuseando a máquina de maneira adequada podem resolver esse problema.

Para a falta de motivação:

É importante entender o que causa a falta de motivação e, então, tentar resolvê-la. Assim sendo, a empresa também pode utilizar as tecnologias de treinamento para realizar ações de gamificação, por exemplo, para engajar e motivar mais o seu time.

Também, atividades que incentivem o feedback e compartilhamento de experiências devem ser exploradas pela instituição — que pode utilizar plataformas digitais para mediar e potencializar essas interações.

Aqui citamos apenas duas soluções que podem ser contar com o auxílio de tecnologias de treinamento para alavancar os resultados. Porém, são várias outras as opções de funcionalidades a serem exploradas pela sua empresa. Confira algumas que estão conquistando espaço no mercado e escolha as suas preferidas.

As principais tecnologias de treinamento para aplicar na sua empresa

Quer utilizar os recursos tecnológicos em ações de treinamento e desenvolvimento corporativos? Então saiba por onde começar:

1. Gamificação

Acima já citamos rapidamente a gamificação. Porém ela merece destaque, afinal é uma ação que garante grande aprendizado, engajamento, motivação, espírito de equipe e de competição.

A gamificação nada mais é do que oferecer a aprendizagem por meio de jogos interativos. Cabe à empresa oferecer desafios profissionais que se pareçam com a dinâmica de um jogo. Nesse cenário, algumas características dos jogos que podem ser incrementados na vida real são:

  • Oferecer bônus para profissionais ou equipes que cumprirem suas metas — como se estivessem “passando de fase” em um jogo, por exemplo;
  • Desafios pré-estabelecidos, que podem fazer com que surja um espírito saudável de atuar bem em equipe;
  • Prêmios após a conquista de um objetivo — seria algo como “matar um chefão” nos videogames.

Por fim: as possibilidades de acrescentar a gamificação no dia a dia de uma empresa são várias. Além dessas situações citadas, essa atividade aumenta o espírito de equipe e faz com que cada profissional sinta-se parte do time. Assim, se tornam mais engajados e trabalham juntos para conquistar uma alavancagem nos resultados.

2. Realidade virtual

Outra forma de usar as tecnologias de treinamento com foco em resultados é investir em ações de realidade virtual. Ela não trabalha apenas com efeitos visuais, mas também explora outros sentidos, como a utilização de estímulos sonoros e táteis.

Assim sendo, por meio de um ambiente simulado, ela recria o mundo real de maneira convincente. Dessa forma, pode ser a melhor solução para mostrar, de maneira segura, como utilizar e aprender a manusear novos equipamentos, por exemplo.

– Confira: Realidade Virtual: como isso está mudando a tecnologia

3. Aprendizagem adaptada

Outro ponto fundamental garantido pelas tecnologias de treinamento é que elas permitem que cada colaborador aprenda da sua forma. Ou seja: de acordo com seu ritmo, tempo, flexibilidade, local, entre outros pontos. Para isso é importante contar com uma ferramenta de suporte que ofereça todas as essas facilidades para você.

Dessa forma, é o conteúdo que se adapta ao colaborador, e não ao contrário, – como acontecia nos formatos de treinamentos tradicionais. Isso porque o aluno só passa para o módulo seguinte quanto já está seguro do seu aprendizado.  

4. Conferências e transmissões via web

As conferências e transmissões via web também são largamente exploradas para potencializar os programas de  treinamento. Sua grande vantagem é que elas acontecem em tempo real. Ou seja, é uma forma de aproximar o tutor/professor daqueles que estão assistindo a conferência.

Para funcionar como deve, é preciso apenas de um bom suporte e uma conexão estável de internet. Assim, o aprendizado será garantido, as dúvidas esclarecidas e o resultado potencializado.

– Veja também: Como escolher uma plataforma para treinamento externo

Quais são as suas tecnologias de treinamento preferidas?

Sua instituição já utiliza dessas facilidades no dia a dia empresarial? Se você está em busca de uma plataforma EAD robusta para oferecer treinamentos online corporativos, fale gratuitamente com um dos consultores da EADBOX e tenha a orientação certa para sua empresa.

Deixe seu comentário ou entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer pela sua empresa.

Trial

trial eadbox 7 dias


Categorias