como montar um curso de capacitação

Como montar um curso de capacitação online em 4 passos6 min read

O mercado de cursos online não para de crescer. Isso acontece porque assim como existem milhares de pessoas interessadas em qualificação, também existem muitos profissionais dispostos a ensinar. Nesse cenário, saber como montar um curso de capacitação online pode ser uma boa saída para profissionais que desejam:

  • Conquistar uma renda extra sem precisar sair de casa e investir em estrutura física;
  • Compartilhar um conhecimento previamente adquirido;
  • Ensinar sobre um assunto que possui domínio e interesse;
  • Aumentar a autoridade (seja pessoal ou da sua marca) frente ao mercado, concorrentes, fornecedores e clientes;
  • Conhecer outras pessoas que se interessam por esse assunto e firmar parcerias importantes;
  • Começar a investir em uma nova carreira.

Para ter sucesso nessa empreitada é preciso saber como se diferenciar no mercado e, principalmente, oferecer ao público um curso de capacitação profissional online que ele deseje e esteja disposto a consumir.

Para saber colocar isso em prática e aprender a como montar um curso de capacitação online confira nossas dicas neste conteúdo.

Você também pode se interessar por Crie seu curso online com nosso passo a passo: do planejamento até o lançamento

como montar um curso de capacitação

Como montar um curso de capacitação

Existem inúmeros formatos de cursos no mercado e os de capacitação merecem destaque. Isso porque, por serem cursos livres, eles abrangem inúmeros assuntos.

Normalmente, o objetivo dos cursos de capacitação profissional online é aumentar a qualificação de um profissional. Pode ser feito de acordo com a vontade do próprio estudante ou pode ser e-learning corporativo.

Aqueles que são feitos de acordo com a vontade do próprio estudante normalmente tratam de assuntos que a pessoa se interessa de maneira individual.

Já nos corporativos, as empresas devem se atentar a como organizar um curso de capacitação com o objetivo de melhorar a produtividade e capacitação dos seus colaboradores.

No treinamento e desenvolvimento dos funcionários as empresas podem produzir o seu próprio material ou investir em uma ação de terceirização de treinamentos.

As companhias fazem isso, pois, dessa maneira, apenas informam o conteúdo que desejam explorar. Quem coloca a mão na massa é a agência ou profissional terceirizado. Para isso, precisam ter as informações básicas em mãos: formato em que serão criados os  criar cursos de capacitação, tempo de duração, público alvo, entre outros (que você verá logo abaixo).

Veja também: Conheça os melhores formatos de conteúdo para seu curso online

Vantagens dos cursos de capacitação

Os cursos de capacitação profissional online conquistaram o mercado por não terem regras engessadas, como nos cursos técnicos ou superiores. Ou seja: entre as vantagens do EAD está a facilidade de organização de horários, afinal as aulas podem ser consumidas em poucas horas ou durante alguns meses.

Essas são algumas características positivas que você deve pensar em suas pesquisas sobre como elaborar um curso de capacitação.

Além disso, os cursos de capacitação possuem um bom custo benefício. Isso porque não é preciso se preocupar com gastos físicos (como deslocamento e estrutura física).

Como montar um curso de capacitação em 4 passos

Apenas ter um bom conhecimento sobre o assunto não é o suficiente para aprender a como organizar um curso de capacitação. Separamos 4 passos básicos para te ajudar a montar um cursos de capacitação online:

1. Material de qualidade

O conteúdo é a chave para um curso bem sucedido. Para isso, é preciso investir em um material amplo e de qualidade. Como o curso a ser criado é online, aproveite a tecnologia a seu favor. Ofereça diversos tipos de conteúdo:

  • Textos
  • Vídeos
  • Imagens
  • Sugestões de leituras
  • E-books, entre outros.

Capriche no conteúdo de maneira que as suas aulas sejam relevantes para o mercado e seus consumidores.

Dica extra: ressaltamos que as vídeoaulas são extremamente populares com o público. Isso porque vão mais ágeis e fáceis de serem compreendidas e consumidas. Esse é um ponto positivo para você. Afinal, já é possível produzir vídeos para internet a partir do próprio smartphone.

2. Público-alvo bem definido

O segundo passo da série de dicas de como elaborar um curso de capacitação online é definir bem sua persona.

De nada adianta fazer um bom material, mas enviá-lo para a pessoa errada, certo? Por isso, é preciso definir:

  • Sobre o que será o seu curso de capacitação
  • Qual o seu público
  • Se ele será corporativo
  • Para qual grupo ou cargo específico ele é voltado
  • Quem é o real interessado no seu material

Para ter tudo isso muito bem definido, você precisa conhecer a fundo seu público. Uma dica extremamente importante nesse sentido é definir pelo menos uma persona ideal.

Sugerimos que você conheça a nossa ferramenta: Como identificar a persona do aluno ideal para cursos online e coloque-a em prática.

3. Parte técnica e tecnológica adequada

Aqui ressaltamos, novamente, a boa utilização da internet.

  • Aproveite os ambientes virtuais já disponibilizados com inúmeras ferramentas.
  • Analise qual melhor suporta suas necessidades e exigências.
  • Defina quais ferramentas você precisa

Independentemente da plataforma escolhida, invista em um bom endereço para criar cursos de capacitação e hospedá-los. É preciso que seja fácil acessar o curso e que ele seja responsivo e intuitivo.

4. Organização na parte de vendas, lançamento e relacionamento

A última dica de como montar um curso de capacitação online está relacionada ao lançamento do mesmo.

As estratégias de lançamento e de vendas dos cursos online também é de extrema importância. Afinal, é de acordo com o número de interessados no seu produto que você poderá avaliar de maneira concreta o seu sucesso. Por isso, preste bastante atenção nesse ponto.

Antes de colocar em prática a parte de vendas, vale desenvolver uma pesquisa de mercado e entender o que seus concorrentes estão fazendo. Assim, você saberá o que funciona e o que pode fazer de diferente.

Também aqui está inclusa a parte de relacionamento com os clientes no momento pós vendas. Afinal, você deseja que eles continuem sendo seus clientes, certo? Por isso, investir na fidelização é muito importante, seja cliente físico ou uma empresa.

Se você está prestes a lançar seu curso, talvez se interesse por nosso conteúdo exclusivo; Como lançar um curso online: qual a melhor opção para o meu?

Agora que você já sabe como montar um curso de capacitação, que tal ganhar uma renda extra e compartilhar o seu conhecimento com pessoas interessadas? O que acha de construir cursos para a equipe de sua empresa, destacando pontos importantes da sua estratégia e de seus processos?

A Eadbox é uma ferramenta de autoria EAD e-learning completa e intuitiva na qual você pode criar treinamentos virtuais, cursos online, ter seu portal de ensino e controlar sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. Você pode criar cursos para sua equipe e empresa ou para disseminar seu conhecimento e aumentar sua renda.

Acesse nosso site, faça um teste por 15 dias grátis e descubra como a nossa plataforma  pode ajudar a transformar facilmente seu conhecimento em cursos online, trilhas de conhecimento e webinars.

Ainda tem alguma dúvida sobre como criar cursos de capacitação? Entre em contato conosco! Com certeza poderemos lhe ajudar a colocar em prática todo esse passo a passo!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias