como fazer um vídeo profissional

Como fazer um vídeo profissional? Siga estes 6 passos simples7 min read

Saber com produzir um vídeo não é um bicho de sete cabeças. É claro que demanda tempo, mas não é algo que apenas os gênios do audiovisual são capazes de fazer.

Além disso, foi criada toda uma mística sobre esse assunto que fez com que as pessoas acreditassem que não tem como fazer um bom vídeo sem gastar muito dinheiro, tempo e os melhores equipamentos do mundo.

Mas quem já começou na área e sabe de verdade como fazer um vídeo profissional também sabe que isso não é verdade!

É possível sim produzir vídeos com baixo custo, de forma eficiente e de qualidade.

Portanto, se você quer aprender como fazer um vídeo profissional, nosso texto vai te auxiliar com passos simples.

 

como fazer um vídeo profissional

 

Atualmente, com o avanço da tecnologia ficou mais fácil planejar e produzir vídeos. Veja alguns passos simples para você começar:

Aprenda como fazer um vídeo profissional sem dor de cabeça

Produtores de vídeos parecem ter uma criatividade enorme, não é mesmo? Que basta ligar a câmera e começar a falar, como se fosse algo natural e automático. Mas, convenhamos, todos sabemos que não é bem assim. Existe todo um processo antes de você ligar uma câmera e colocá-la para gravar.

Então, se você já está com a câmera posicionada, calma que têm alguns pontos que você ainda precisa decidir.

É necessário pensar, antes de tudo, sobre o que você vai falar, qual será o assunto principal e quais serão os desdobramentos.

Dessa forma você já terá um norte para seguir. Com isso definido, pense: quem se interessará por esse assunto? Assim, você já define como e para quem você vai falar.

Imagine você fazendo um vídeo sobre economia usando termos técnicos e seu público for mais jovem.

Pode ser que você atinja uma parcela de quem assiste, mas provavelmente vai deixar a desejar para a maioria deles. Então a linguagem utilizada é essencial.

Com isso já bem definido, vamos lá!

Como se faz vídeo profissionais passo a passo:

1 – Equipamentos

É importante que você tenha seus próprios equipamentos para que não dependa de terceiros, pois as chances de acontecer um desencontro são grandes.

Isso não quer dizer que você tem que ter a melhor câmera do mundo ou os melhores equipamentos do mundo.

Hoje, a tecnologia já permite que usemos nossos smartphones para gravar, pois as câmeras estão cada vez mais desenvolvidas e com uma qualidade muito boa.

Contudo, a câmera é um dos equipamentos necessários para você começar a gravar um vídeo.

Pense na possibilidade de um tripé, iluminação, microfone e um computador para a edição.

Você não precisa investir em todos esses equipamentos de uma só vez, é possível ir aprimorando com o tempo. Se você quiser saber como montar seu próprio Home Studio, veja nosso artigo completo sobre o tema: Como montar um home studio caseiro gastando pouco?

2 – Roteiro

Como dissemos no começo do texto, não é só ligar a câmera e sair falando. Existem pessoas que tem uma maior desenvoltura em frente às câmeras, mas isso não representa a maior parte dos criadores de conteúdo.

Além de que a possibilidade de fugir do tema é muito grande, então é bom sempre ter um roteiro para se basear. Sem isso, não há como fazer um vídeo profissional de qualidade.

O roteiro nada mais é do que um texto do que vai ser falado no vídeo. Portanto, separe tópicos importantes sobre o assunto que você irá falar e desenvolva um texto para seu vídeo.

Lembre-se que a linguagem de texto escrito é diferente da linguagem usada em vídeos. Não se preocupe que nem todas as pessoas sabem como fazer um vídeo ou um roteiro de forma eficiente.

Esse é um processo que demanda conhecimento e prática.

3 – Cenário

Nossa terceira dica de como fazer um vídeo profissional se refere aos cenários.

Não precisa ser nada super elaborado com muita decoração ou um papel de parede personalizado. Mas é bom pensar algo que fuja do padrão de fundo branco, não existe nada mais monótono que isso.

Pense em um cenário que siga a linha do que será falado no vídeo, para que ele fique mais interessante e que prenda a atenção das pessoas (e não disperse!).

Por exemplo, se você está fazendo resenha de algum livro porque não usar uma estante de livros atrás ou mesmo o próprio livro compondo o cenário?

Viu como o passo a passo vai se conectando e você entende como produzir um vídeo? Mas calma que tem mais!

4 – Busque informação fora da internet

A internet traz muitas informações, isso é verdade. Mas por que não contar um pouco mais de histórias de pessoas no seu vídeo? Além de ter um maior engajamento, as pessoas adoram ouvir histórias de outras pessoas.

Portanto, busque pessoas que têm experiência no assunto que você vai falar, mas não se sinta preso a isso. Buscar o respaldo de influenciadores é um tendência de marketing que vai ajudar muito no conteúdo de seus vídeos.

Você não precisa necessariamente contar a história delas, mas pode usar as informações como complemento do seu vídeo.

Veja também: Storytelling: o que é e como utilizar em seus vídeos

5 – Iluminação

Aqui você pode utilizar a iluminação natural para produzir seus vídeos caso não tiver os equipamentos para fazer a iluminação artificial. Essa é sempre a melhor opção para produzir vídeos com qualidade de iluminação.

Se você não tem acesso à luz natural na hora da gravação, algumas alternativas podem ser usadas nesse caso, como luminárias, lâmpadas de teto e o próprio flash do celular.

Mas tenha muito cuidado para que não tenha muita luz na parte de trás do vídeo, pois dessa forma o vídeo vai ficar contraluz, causando o escurecimento da imagem e uma superexposição do fundo.

Para vídeos mais alternativos pode parecer algo conceitual e até interessante. Mas para a maioria essa técnica não funciona.

Veja também: dicas de iluminação para seu home studio

6 – Edição

Chegamos ao momento mais esperado: a edição. A edição pode não ser o passo principal para aprender a como fazer um vídeo, mas com certeza é um dos mais importantes.

Depois de você criar um roteiro, separar seus equipamentos, arrumar a iluminação e o cenário e gravar, chegou o momento de editar e é aqui onde toda mágica acontece.

Separe as imagens com conteúdo mais interessante e importante para aparecer no vídeo final.

Corte os momentos em que você fugiu do tema, parou para pensar, gaguejou ou errou. Dessa forma o vídeo fica mais dinâmico e mais curto.

Lembre-se é mais favorável você fazer uma série de vídeos sobre determinado assunto do que fazer um vídeo mega longo.

O engajamento diminui conforme os minutos vão passando. Então, quanto menos, melhor. Mas não deixe seu vídeo perder a qualidade por causa disso!

Quer saber mais sobre edição? Veja nosso artigo completo sobre o tema, aprenda ainda mais sobre como fazer um bom vídeo, e comece agora mesmo a criar seus próprios vídeos de qualidade.

Já está expert em como fazer um vídeo profissional? Comece agora mesmo a trabalhar na produção dos conteúdos! Baixe nosso e-book e saiba como fazer um planejamento de cursos online.

 

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias