como melhorar a comunicação interna

Veja como melhorar a comunicação interna em sua empresa com nossas dicas

Se para qualquer empresa a comunicação dos seus produtos ou serviços para o mercado é muito importante, a comunicação interna é tão importante quanto. Os colaboradores de uma organização precisam saber das mudanças, conhecer os processos e entender onde a empresa quer chegar. E é por isso que entender como melhorar a comunicação interna nas empresas tem sido uma preocupação.

Muitas empresas sofrem com  problemas que podem ser corrigidos ou pelo menos amenizados a partir da inserção de canais oficiais de comunicação interna. Quer entender mais sobre essa prática? Continue lendo o post que preparamos.

Veja também – Conheça os tipos de comunicação interna nas organizações e aplique na sua

como melhorar a comunicação corporativa

5 dicas de como melhorar a comunicação interna empresarial

Agora que você já entendeu qual a importância da comunicação empresarial, veja essas dicas práticas que separamos sobre como melhorar a comunicação interna:

1 – Crie canais de comunicação

Se você quer trabalhar a comunicação interna da sua empresa, precisa assegurar que os colaboradores saibam onde a informação está. E é por isso que definir os canais de comunicação é fundamental. Você pode explorar e-mails mkt, um mural de notícias, uma página de intranet, uma rádio ou tv corporativa… As possibilidades são várias, de acordo com o orçamento destinado para isso. E você não precisa se ater a apenas um deles.

2 – Garanta o acesso à informação

Ainda pensando sobre os canais, na hora de pensar em como melhorar a comunicação interna, lembre-se que o principal ponto é fazer com que a informação chegue diretamente para todos os colaboradores. Isto é, sem que a informação precise ser repassada do gestor para seus subordinados.

Então, se por exemplo, você decidir usar o e-mail como principal canal de comunicação, não se esqueça de adaptar essas informações para quem não tem ou não acessa o e-mail com frequência. Crie um mural em um espaço por onde todos os colaboradores passam, ou crie um jornal informativo que reúna as principais notícias.

3 – Abra espaço para as áreas usarem os canais

É comum dentro das empresas que a comunicação interna seja uma responsabilidade do setor de Recursos Humanos, do Marketing ou mesmo de uma área focada em Comunicação Interna. Seja qual for a opção da sua empresa, é importante que os outros setores entendam que aquele também é um canal que eles podem usar para contar as novidades e melhorias da área para o restante da empresa.

Apenas defina fluxos e processos, para que haja sempre uma área responsável que priorize e dispare os comunicados, para não ficar desorganizado.

4 – Estimule a interação entre os colaboradores

A comunicação interna não precisa ser apenas vertical. Estimule a troca de informações dos canais oficiais entre os colaboradores. Dessa forma, eles se sentem parte do sistema de comunicação da empresa. Mas sem ser através de fofocas e conversas de corredor.

Você também pode se interessar – Como atrair, formar e reter talentos

5 – Escute o que os colaboradores tem a dizer

Sempre lembre que comunicação é uma via de mão dupla. Então, além de repassar as notícias e novidades da empresa, crie um espaço em que o funcionário se sinta confortável e estimulado a interagir. Esse espaço servirá para feedbacks e sugestões de quem realmente está no dia a dia da empresa.

 

Já tem as ferramentas para tirar ideias de como melhorar a comunicação interna do papel? Comece a aplicar as dicas práticas no dia a dia da sua empresa e veja a transformação do clima organizacional acontecer.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias