Comunicação organizacional: melhore hoje o ambiente de trabalho e consiga resultados incríveis

Comunicação organizacional: conquiste resultados incríveis

Comunicação organizacional é algo normalmente subestimado. Em muitas organizações este aspecto do dificilmente recebe a atenção que merece, até que se precise dela. O problema é que isso acontece apenas em situações crise. Por isso, subestimar a importância da comunicação organizacional é um erro que pode custar caro.

É comum ouvir especialistas na área dizerem algo assim: “como muitas outras habilidades, a comunicação é subvalorizada nas corporações porque é difícil de medir”. Esta frase é de  diz Dorie Clark, professora de administração de empresas da Universidade americana de Duke.

Muitos líderes empresariais preferem reservar esse tipo de pensamento para decisões estratégicas. As escolas de negócios tendem a espremer a comunicação fique no meio da matéria de estatísticas. Isso faz com que todo um setor fique em um único espaço, desde mídia e relações com a comunidade interna até as relações com investidores. Desta forma, a comunicação organizacional perde espaço na academia e, consequentemente, no mercado.

Porém, começa a crescer o entendimento de que a maneira como uma organização se comunica determina seu sucesso ou fracasso. A nova corrente holística da administração começa a entender e promover a exposição de suas cúpulas às comunicações. Isto se deve ao fato de que os modelos de comunicação organizacional mudam em um curto espaço de tempo. Isso se deve as novas tecnologias e formas de abordagem de conteúdos. A tecnologia afeta como a empresa precisa se comunicar com seus funcionários e como elas obtêm estas informações.

De acordo com um levantamento recente da empresa americana Korn Ferry, especialista em pesquisa e desenvolvimento empresarial, o papel das comunicações está se ampliando. Hoje, os altos executivos das empresas precisam entender de assuntos corporativos e assumir um amplo leque de responsabilidades na área. Desta forma ele pode atuar também como consultores estratégicos no assunto.

Embora ainda seja difícil medir a eficácia da comunicação organizacional, novas ferramentas na análise do clima empresarial, de reputação e avaliação da marca estão adicionando métricas ao campo. Isso ajuda as empresas a medir como seus clientes, colaboradores e seguidores se envolvem com suas mensagens.

Na nossa era digital, a comunicação organizacional de uma empresa depende de mais do que apenas dar notícias. Anunciar periodicamente novas políticas ou descrever os produtos mais recentes é o mínimo a ser desenvolvido. Na busca do sucesso você precisa fazer mais. Por isso as empresas devem ter foco no compartilhamento de informações e conhecimentos. Isso ajuda a promover o envolvimento dos membros da equipe durante todo o processo de qualquer empreendimento. Portanto, liderar os colaboradores em direção a um destino comum, fortalecer a missão e estimular desempenhos. Se tudo for trabalhado com fortes estratégias de comunicação vai beneficiar suas equipes e os negócios.

Este conceito pode parecer abstrato, mas existem alguns procedimentos e práticas que podem auxiliar nessa tarefa. Vamos desmistificar a comunicação organizacional e alavancar o setor de uma empresa.

Veja também: comunicação 360: aprenda agora como se conectar com seu funcionário.

Como a comunicação organizacional ajuda nos negócios

Um estudo recente realizado pela Korn Ferry, entre empresas nos Estados Unidos, mostrou que uma média de 5 mil dólares são desperdiçados anualmente pelo trabalhador graças ao mal compartilhamento de informações estratégicas. Este tempo gasto na espera do fornecimento de informações críticas é o dinheiro que voa para fora da janela do negócio. Fornecer um método mais eficiente de acesso a informações pode economizar um montante considerável. Além disso, o dinheiro e o tempo economizados significam um aumento na produtividade. Portanto, um ambiente mais saudável e propício ao crescimento. Nesta perspectiva não é difícil ver como a perda de tempo gerada pela ineficiência da busca de dados supera a despesa de um sistema eficaz para a troca de informações.

É preciso selecionar uma forma de aplicar a comunicação organizacional, para que ela ajude na produtividade e na propagação de informações. As empresas precisam pesquisar e analisar como podem facilitar o intercâmbio de informações entre seus colaboradores. O resultado desejado deve ser a integração da ferramenta de apoio. Ele deve permitir que os funcionários de todos os níveis da empresa possam compartilhar e acessar as informações relacionadas à empresa.

Nesse sentido, o desperdício de tempo e os funcionários frustrados pela falta de dados necessários levam ao desengajamento. Como uma progressão natural, os funcionários desengajados podem impactar negativamente o engajamento do cliente. Isso leva uma organização por uma espiral perigosa.

Veja também: comunicação interna: uma ferramenta para reduzir turnover.

Incentive o compartilhamento de informações e o engajamento

Não é segredo que engajar os funcionários é fundamental para um ambiente de trabalho saudável. Algumas práticas simples e eficientes podem ajudar a aumentar a produtividade, a lealdade e o engajamento dentro de sua organização. Alinhar os objetivos e incentivos organizacionais com os de cada equipe vai fortalecer a conexão entre seus funcionários. Desta forma, os objetivos da sua organização vão ser alcançados de maneira natural. Os objetivos vão desde a satisfação do cliente até o aumento da participação no mercado. Este processo vai fornecer transparência em como cada indivíduo está contribuindo para as prioridades mais altas da organização. É uma das formas mais saudáveis de promover esta prática.

Um dos aspectos mais importantes do envolvimento dos trabalhadores é uma base estabelecida de confiança, que também é fundamental para construir relacionamentos com o exterior da companhia. Funcionários comprometidos trabalham com paixão e sentem a conexão com sua empresa. Levando isso, em última instância, à inovação necessária para levar suas organizações adiante.

Veja também: como construir um clima organizacional estável e de sucesso.

Aprenda a confiar e compreender a função da comunicação

A grande maioria das empresas e suas cúpulas diretivas precisam aprender mais sobre a comunicação e suas consequências. Corporações que não entendem tais valores acabam gastando muito tempo trabalhando em controle de crises ao invés de preveni-las. Isso não somente é uma prática extremamente custosa, tanto financeiramente como também em termos de imagem, já que erros de comunicação podem causar grandes danos às marcas das empresas.

Neste âmbito, as empresas precisam ouvir melhor seus líderes de comunicação. Os executivos da área devem ser entendidos não como chefes de um setor, mas como auxiliadores de outros líderes, facilitando o entendimento da importância que todos os níveis organizacionais têm no resultado final dos negócios. A opinião de especialistas é de que bons chefes de comunicação reconhecem que uma etapa do seu trabalho é representar a comunicação diante da alta administração, a fim de facilitar o entendimento de que esta área é também parte da estratégia de negócios da empresa.

O que se vê hoje em dia é que as empresas mais bem sucedidas reconhecem o poder da comunicação e tiram proveito dela. Saber a importância e a forma de passar informações sobre a visão da empresa, objetivos, o que se está fazendo, cria um ambiente de maior credibilidade e promove a disseminação da imagem positiva relacionadas à organização.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade


Categorias