engajamento

7 dicas de engajamento de estudantes no e-learning

Entenda como converter alunos passivos em alunos ativos e aumentando o engajamento em seus cursos EAD

Em e-learning, alunos ativos são aqueles que visam aproveitar (e aplicar na vida diária) o máximo possível do conteúdo dos cursos EAD que se propõem a fazer. Já os alunos passivos, são os que querem aprender, mas não estão tão ansiosos para isso.

Então, para fazer com que esses alunos passivos aproveitem melhor o seu treinamento online, convém criar estratégias para impressioná-los e, assim, engajá-los. Eis algumas dicas para fazer isso:

 

  1. Ajuste as propostas de valor do seu curso: Analise as estatísticas de acesso e descubra quais as motivações dos seus estudantes passivos. Depois, crie propostas de valor que se encaixem perfeitamente com estas motivações.
  2. Gere um ambiente colaborativo: Crie um fórum ou um grupo específico em uma rede social, o qual poderá ser acessado por todos os aprendizes. Isso produzirá um sentimento de “turma” ou de “grupo de estudo”, que geralmente ocorre em classes físicas.
  3. Deixe os estudantes controlarem seus ritmos de aprendizado individualmente: Use sua plataforma e-learning para criar cursos com conteúdos que possam ser pausados a qualquer momento e continuados a partir do mesmo ponto posteriormente. Quanto mais praticidade, mais engajamento.
  4. Trabalhe com avatares: Muitos estudantes ainda não conseguem aprender sozinhos e precisam de uma assistência professoral para lhes motivar. Crie avatares de professores e instrutores para simular esta assistência.
  5. Desenvolva uma competição: Crie um sistema de pontuação para quem termina cada etapa do seu treinamento online. Monte um ranking. Ao estimular a competição como em um jogo, os seus cursos ficarão bem mais divertidos para os alunos passivos.
  6. Melhore o design: A maioria dos leitores web lê em “Padrão F” e não no formato “corrido” como o fazem os leitores de impressos. Além disso, a perfeita diagramação de cada slide, módulo e etapa do curso são importantes para engajar estudantes.
  7. Produza cenários que imitam o ambiente real: Ao criar curso online, procure usar cenários que imitam o ambiente real da aplicação dos conhecimentos. Isto é, ao levar os alunos para o seu habitat natural de trabalho, ainda que virtualmente, pode aumentar a fidelização.

Como citado anteriormente, um dos pontos para aumentar o engajamento dos alunos é a interatividade, uma das opções é trabalhar com transmissões ao vivo, para isto confira nosso post: Plataforma EAD com transmissão ao vivo funciona?

Não perca também o Webinar Gratuito: Estratégias Fantásticas Para Lançar Seu Curso Online Essa Semana

Detalhes do Webinar:

  • Data: Terça feira, 29/09
  • Horário: A transmissão irá iniciar às 19:30

Clique abaixo e garanta sua participação!

BOTAO-AOVIVO

Categorias