design

Design para uma Plataforma EAD Irresistível!

Confira algumas dicas de formatos e multimídias em um EAD e mais princípios do Design para você produzir treinamentos EAD irresistíveis!

Você que pretende criar curso online por meio da plataforma e-learning EADBOX, recomendamos que leia antes este post no qual apresentamos 5 princípios multimídia e mais 5 princípios do Design para o desenvolvimento de um treinamento online.

Comentados no livro “Multi-media learning” do professor de psicologia da Universidade da Califórnia, Richard E. Mayer, estes 5 princípios multimídia tem como finalidade evitar o desconforto cognitivo causado pela combinação errada de textos, áudios, fotos, desenhos, gráficos, vídeos, animações e outros objetos de aprendizagem no ato de criação de um curso EAD:

  • Princípio da coerência

Determina que todo e qualquer conteúdo ou objeto de aprendizagem que não tenha relação com o tema a ser ensinado deva ser excluído do treinamento.

  • Princípio da sinalização

Determina que os elementos importantes do treinamento online devam ser destacados por recursos visuais ou vocais para direcionar a atenção do aluno.

  • Princípio da redundância

Determina que é melhor usar áudio e gráfico (pois um complementa o outro) do que, por exemplo, áudio e texto, que causa sobrecarga cognitiva no aluno.

  • Princípio da contiguidade espacial

Determina que as informações descritivas de gráficos e de imagens, por exemplo, devam estar próximas do conteúdo a que se relacionam.

  • Princípio da contiguidade temporal

Determina que as informações visuais e auditivas não sejam apresentadas de forma sucessiva, mas simultaneamente para facilitar a conexão dos conteúdos.

 

Determina que as informações visuais e auditivas não sejam apresentadas de forma sucessiva, mas simultaneamente para facilitar a conexão dos conteúdos.

Já os princípios do Design são bem conhecidos entre diagramadores, web designers e outros profissionais similares, que empregam tais fundamentos com a finalidade de criar objetos, produtos e obras mais harmoniosas e fáceis de usufruir.

Por isso, selecionamos estes 5 princípios do Design para lhe ajudar na tarefa de criar curso online:

  • Alinhamento

É o agrupamento linear de itens similares para criar uma conexão visual.

  • Balanço

É o agrupamento dos itens em pontos estratégicos para equilibrar o visual.

  • Consistência

É a padronização de alguns elementos do layout como o logotipo, por exemplo.

  • Contraste

É o agrupamento de itens diferentes para direcionar o olhar e a atenção.

  • Proximidade

É a criação de um vínculo entre os elementos que se relacionam.

 

Obviamente, todos estes 10 princípios citados neste artigo estão resumidos, e o design de uma plataforma EAD pode ir muito além. Por isso, recomendamos que você se aprofunde um pouco mais no assunto antes de partir efetivamente para a ação de criar curso online em sua plataforma EAD, para isto acompanhe nosso blog e também confira a publicação sobre “O Que Faz Um Designer Instrucional”.

banner ebook2

Categorias