18 de dezembro de 2017
Gestão de pessoas é um termo amplo e geralmente está relacionado aos líderes e gestores. Em suma é uma gama de variáveis que visam atrelar a estratégia corporativa com a qualidade de vida dos colaboradores. Para colocar isso em prática de forma sustentável e eficaz, existem algumas ferramentas de gestão de pessoas que facilitam todo o processo.
A gestão de pessoas nada mais é que o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, tendo em vista sempre o bem-estar coletivo e os resultados da empresa. Para que essa gestão funcione, é necessário que a empresa tenha uma cultura organizacional, processos empresariais bem definidos, assim como um clima interno estável. Tudo isso parece ser complicado demais para o setor de Recursos Humanos colocar em prática. E exatamente por isso que existem as ferramentas de gestão que apresentaremos para você.
Leia também: gestão de equipes: 10 segredos e práticas.
O que você vai ler nesse artigo?
Conheça as ferramentas de gestão de pessoas
As ferramentas de gestão de pessoas foram criadas para facilitar o trabalho dos profissionais de RH, líderes e gestores. Conheça as mais utilizadas e saiba como colocá-las em prática:
1. Avaliação de desempenho
A ferramenta tem como finalidade verificar se os colaboradores têm, de fato, conhecimento sobre as atividades que desempenham. Portanto, ela avalia o desempenho individual a fim de mensurar a performance e produtividade dos colaboradores. Com os resultados, os profissionais de RH conseguem direcionar o aprendizado, fazendo com que a gestão seja mais efetiva. Dessa forma, é possível proporcionar um desenvolvimento contínuo.
2. Feedback
É impossível falar de gestão de pessoas e não falar sobre o feedback. Essa é a ferramenta essencial para que a gestão funcione, pois, independente do grau hierárquico, é possível aplicá-lo para entender pontos positivos e negativos.
Com os resultados do feedback, é necessário fazer uma análise para, então, criar estratégias de melhora do desempenho dos colaboradores, líderes e gestores. Além de eliminar os comportamentos sabotadores, individuais ou coletivos.
Veja também: feedback: saiba tudo sobre essa prática.
3. Pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima organizacional visa entender o nível de satisfação, engajamento e motivação dos colaboradores. As consequências impactam diretamente nos resultados da empresa.
Sabendo como os colaboradores se sentem em relação à empresa e ao clima organizacional, é possível montar estratégias que englobam comunicação interna, melhora nos relacionamentos interpessoais, entre outros.
Veja também: comunicação interna nas empresas: qual a importância e como aplicar.
4. Programas de capacitação
Para que a gestão de pessoas seja feita de forma efetiva é fundamental, antes de tudo, capacitar os colaboradores. Dessa forma, eles se sentem aptos a realizar suas atividades de forma eficaz e assertiva.
Os programas de capacitação são essenciais para que os profissionais se sintam mais seguros. Além de fortalecer a autoestima profissional e melhorar a retenção de colaboradores, os programas de capacitação também diminuem os níveis de turnover.
Veja também: o que é turnover e como resolver.
5. Acompanhamento individual
O acompanhamento individual é muito efetivo quando colocado em prática da forma correta. Com ele é possível ter um desenvolvimento completo, pela proximidade e entendimento individualizado do que precisa ser melhorado
Muitas empresas optam pelo coaching, que é uma técnica que vem funcionando e trazendo resultados positivos para muitas empresas.
Agora que você conhece algumas ferramentas de gestão de pessoas, comece a utilizá-las para transformar o ambiente organizacional da sua empresa.
[wen_cta id=”6405″]
Categorias